Por que tenho os grandes lábios inchados e doloridos

Por que tenho os grandes lábios inchados e doloridos

Sentir inflamação nos grandes lábios da vulva é algo mais comum do que possa parecer inicialmente, já que muitas mulheres sentem esse desconforto alguma vez na vida. Além disso, por vezes esse inchaço nos grandes lábios vaginais é acompanhado de dor, coceira, alterações no corrimento vaginal e outros sintomas. Por esse motivo, é essencial saber reconhecer esses sinais de alerta e saber o que pode ser feito, além de conhecer as causas do problema. Além disso, é obviamente essencial ir ao médico se existe dor, se o problema se agrava em poucas horas ou se dura vários dias seguidos. Nesse artigo do umCOMO, indicamos as possíveis razões que respondem à dúvida "Por que tenho os grandes lábios inchados e doloridos?"

Vulvovaginite por infecção

A vulvovaginite é uma das primeiras causas dos grandes lábios inchados e doloridos. Consiste na inflamação e irritação das paredes da vagina e da vulva, tanto dos grandes lábios como dos pequenos lábios. Este problema costuma ser provocado por uma infecção bacteriana, fúngica ou parasitária ou por uma reação alérgica, sobretudo a substâncias como sabões e lencinhos úmidos.

Além dos grandes lábios da vagina inchados, outros sintomas que podem alertar para esse problema são o corrimento vaginal abundante e de cor cinza ou branca com mau odor. No entanto, os sinais clínicos podem variar de acordo com a causa exata, caso a infecção seja provocada por um parasita conhecido como trichonomas vaginalis, o corrimento pode ser amarelado ou até mesmo verde, por exemplo.

Se você tem os grandes lábios inchados e coçando, além de alguma mudança no corrimento vaginal ou ardência, não hesite em consultar o ginecologista o mais rápido possível pois pode ser necessário iniciar um tratamento adequado o mais rápido possível.

Inchaço nos grandes lábios após relação

Um dos momentos mais comuns em que surge inflamação labos vaginais é após a relação sexual. Logo, se você alguma vez notou inchaço nos grandes lábios após relação, tome nota das principais causas que podem provocar esse sintoma quando você tem relações:

Relações muito intensas ou bruscas

Embora seja normal que a própria excitação provoque uma ligeira inflamação da área genital, se os lábios estão inchados ou até doloridos, isso pode ter sido provocado pela intensidade do encontro. Quando os movimentos são muitos bruscos ou intensos durante o sexo, se produz muito atrito que provoca vermelhidão na pele e uma forte inflamação da zona genital. Além disso, quer seja por pancadas ou por atrito, esse inchaço costuma desaparecer sozinho após alguns minutos ou umas horas depois do encontro. Se você nota que está durando várias horas ou mais que um dia, consulte o seu ginecologista.

Alergia ao látex

Algumas mulheres apresentam alergia ao látex, um dos componentes principais dos preservativos, tanto masculinos como femininos. Logo, se você tem essa inflamação e apresenta outros sintomas como ardência, coceira, secura vaginal e irritação e usou preservativos de látex, é bastante provável que você tenha alergia a esse elemento. Em casos graves e nos quais houve contato do látex com outras partes do corpo, também surgem sintomas de irritação na pele dessa zona, espirros, problemas para respirar e mucosidade.

Grandes lábios inchados e doloridos na gravidez

Se você está grávida e notou os grandes ou pequenos lábios inchados e doloridos, é mais normal do que possa parecer. Quando existe gestação, o próprio crescimento do útero exerce pressão nos vasos sanguíneos da pélvis, fazendo com que se apresenta uma inflamação da zona genital, tanto interna como externa, uma vez que o regresso do sangue é dificultado.

Além disso, uma vez que existem mudanças nos níveis hormonais durante a gestação, é mais fácil que se apresentem vaginites por fungos e bactérias - nesse caso, os sintomas de uma infecção vaginal devem ser reconhecidos, como alterações no corrimento, prurido constante ou dor. Ainda assim, é fundamental visitar um ginecologista para que ele faça um exame e recomende o melhor tratamento para cada tipo de infecção, adaptado à gravidez. Quando não são tratadas, as infecções podem provocar problemas na gestação, como um parto prematuro.

Outra coisa que pode provocar esse desconforto nos lábios vaginais durante a gravidez são os cistos no ducto de Gartner, localizado nos dois lados da vagina. Esse ducto está presente enquanto o feto se desenvolve e o normal é que desapareça após o parto. Quando restam partes residuais desse ducto, pode se acumular líquido nas mesmas e criar cistos. De novo, deve ser um especialista em ginecologia que faz o diagnóstico e tratamento do problema.

Inchaço nos lábios vaginais por cervicite

A cervicite ou inflamação do colo do útero pode provocar sintomas como grandes lábios inchados e doloridos. Esta doença pode ser provocada por uma DST, por infecções bacterianas ou fúngicas ou por um início da atividade sexual muito jovem.

Este problema pode ser assintomático - ou seja, não apresentar sinais - sobretudo no início. No entanto, caso se manifestem sintomas, eles costumam ser:

  • Pressão na zona pélvica
  • Corrimento vaginal cinza ou amarelado
  • Ardência na pélvis
  • Dor durante a relação
  • Sangramento vaginal fora do período habitual
  • Lesões na vulva
  • Inflamação dos lábios vaginais

O tratamento depende totalmente da causa, podendo ser tratado com antibióticos ou chegando a requerer uma intervenção cirúrgica. Contudo, para que a condição não piore e não ocorram complicações, o importante é realizar exames anualmente e consultar o médico sempre que algum dos sintomas indicados se apresenta.

Bartolinite

As glândulas de Bartholin se encontram nas laterais da abertura vaginal e segregam um líquido para lubrificar a entrada da vagina e evitar o ressecamento. Contudo, por vezes, o orifício de saída dessas glândulas pode se obstruir e, por não sair líquido graças à obstrução, a glândula se inflama e aumenta de tamanho até produzir um cisto. Logo, é habitual notar o grande lábio inflamado e uma protuberância, ou até os dois lados inchados caso o problema tenha ocorrido nas duas glândulas. Além disso, os principais sintomas de bartolinite incluem:

  • Dor constante, sobretudo ao sentar e ao toque
  • Inflamação da vulva e dos lábios vaginais
  • Irritação do lábio vaginal
  • Protuberância nas laterais da abertura vaginal

Contudo, a inflamação dessas glândulas também se pode dever a outros fatores além dos cistos como as infecções e as doenças sexualmente transmissíveis. Por esse motivo, o tratamento depende totalmente da causa e apenas um especialista ginecológico pode determinar qual é e recomendar o tratamento adequado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho os grandes lábios inchados e doloridos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.