Icterícia

Por que tenho os olhos amarelos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que tenho os olhos amarelos

A coloração amarelada do íris dos olhos é conhecida como icterícia. A principal causa deste fenômeno é um excesso de bilirrubina, a qual se acumula nos olhos e habitualmente também está acompanhada de coloração na pele, além de outros sintomas. Esta condição poderia alertar sobre algum problema de saúde, o que explica o aparecimento de icterícia como um sintoma. Na maioria das vezes, a coloração dos olhos deve-se a danos no fígado, pâncreas e vesícula biliar. Se quer saber mais a respeito desta condição, em umComo explicamos a você por que tem os olhos amarelos, mostrando-lhe o que pode causar esta coloração nos olhos.

Também lhe pode interessar: Por que tenho fígado gordo
Passos a seguir:
1

Antes de conhecer as causas que explicariam a coloração dos olhos, devemos saber algumas coisas sobre a formação da bilirrubina. Trata-se de uma substância amarelada que se encontra no sangue e é produzida pelo fígado. Quando as células vermelhas velhas são substituídas por células vermelhas novas, a bilirrubina permanece no organismo e o fígado se encarrega de decompô-la para a eliminar. Quando o acúmulo de bilirrubina no sangue é muito alto, a bilirrubina fica armazenada em algumas zonas do corpo, como os olhos, a pele e as mucosas.

Por que tenho os olhos amarelos - Passo 1
2

Quando aparece a icterícia, é habitual que se deva a problemas no fígado, pâncreas e vesícula biliar. Uma das principais causas dos olhos amarelos é a hepatite. Esta infecção é causada por um vírus que provoca uma inflamação do fígado. Este órgão é o responsável por eliminar a bilirrubina que se desfaz junto com as células vermelhas velhas. Como consequência, a hepatite pode provocar que o fígado deixe de funcionar adequadamente e dificulte a eliminação de bilirrubina.

A hepatite que atinge um estado crônico implica na cicatrização do fígado e o deficiente funcionamento do mesmo. Esta situação denomina-se de cirrose, e é o resultado final do dano crônico do fígado. Alguns dos sintomas provocados por acúmulo de bilirrubina, além da cor amarela na íris dos olhos é a cor pálida das fezes.

Por que tenho os olhos amarelos - Passo 2
3

Quando as células vermelhas velhas estão sendo eliminadas, é possível que tenha um excesso de bilirrubina na bile que acabe gerando cálculos biliares. Um dos sintomas quando isto ocorre é o aparecimento do tom amarelo nos olhos, dor no abdômen, febre, náuseas, vômitos e fezes pálidas. Outro tipo de cálculo biliar pode ser gerado por colesterol, sendo o mais comum. Neste artigo pode conferir se tem cálculos na vesícula.

Por que tenho os olhos amarelos - Passo 3
4

Outro transtorno no qual o fígado se vê implicado é a doença de Gilbert, com a qual o fígado não processa a bilirrubina de forma adequada. Trata-se de uma doença hereditária e pode gerar o excesso de bilirrubina no sangue que provoca a cor amarelada nos olhos. Os sintomas desta doença são fadiga, além de icterícia. No princípio, não requer tratamento, já que não supõe um risco para o paciente. A icterícia pode aparecer nos momentos quando se realiza algum esforço e desaparecer mais tarde.

5

O câncer de pâncreas é outro dos motivos que explicariam o porquê dos olhos amarelos. Este tipo de câncer afeta o correto funcionamento do pâncreas e pode prejudicar outros órgãos que tem ao seu redor, como o fígado. Neste caso, o fígado produz bilirrubina como parte da bile e esta passa por um conduto para os intestinos e é expulsa através das fezes. Quando este conduto se obstrui, a bile não pode ser expulsa e a quantidade de bilirrubina no corpo aumenta. O câncer cujo início se produz na cabeça do pâncreas pode pressionar esse conduto ao se encontrar bem perto desta e causar icterícia. Outros dos sintomas que acompanha a coloração amarelada dos olhos é a urina escura, fezes pálidas e sensação de dor na pele.

Por que tenho os olhos amarelos - Passo 5
6

Outras das causas que poderiam estar por trás da cor amarela nos olhos é a ingestão de alguns medicamentos que danificam o fígado, bem como a ingestão de álcool e transtornos sanguíneos. Não obstante, o fato de existir a presença da cor amarela na íris dos olhos, não implica que se sofra de alguma das condições expostas nos pontos anteriores. O mais recomendável é ir ao médico para realizar um diagnóstico que permita saber a origem da icterícia.

Neste artigo você poderá encontrar alguns conselhos para saber como tratar a icterícia.

Por que tenho os olhos amarelos - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho os olhos amarelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Por que tenho os olhos amarelos