Por que uma ferida cheira mal

Por que uma ferida cheira mal

A cura e o tratamento das feridas é um passo fundamental para que cicatrizem corretamente e não gerem nenhum tipo de condição ou complicação grave. Como norma geral, nenhuma ferida deve soltar cheiro desagradável e caso assim seja será devido a algum problema na cicatriz. Se você se encontra diante desta situação e quer saber por que uma ferida cheira mal, continue atento a este artigo de umComo e procure seu médico.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destaca-se que nem todas as feridas têm mau cheiro, normalmente as feridas não soltam nenhum tipo de cheiro. Seja uma ferida por traumatismo ou pancada, uma ferida ou cicatriz causada por uma operação, uma ferida aberta ou de qualquer outro tipo não deveria cheirar mal.

2

Deste modo, o fato de uma ferida cheirar mal será indício de que algo não está bem, isto é, provavelmente se tratará de uma ferida infectada ou mal curada. Por isso, é provável que ela segregue substâncias como pus e solte um cheiro desagradável, o que ao mesmo tempo impedirá que cicatrize corretamente e possa ser curado completamente.

3

Além do cheiro, existem outros sintomas que tornarão evidente que existe uma infecção na ferida. Por isso, sugerimos consultar o nosso artigo sobre como identificar e curar uma ferida infectada.

4

Do mesmo modo, destaca-se que o mau cheiro das feridas é causado pela liberação de diaminas: a cadaverina e a putrescina, duas substâncias orgânicas que são produzidas nos tecidos em estado de necrose por causa das bactérias. Estas substâncias são as que são produzidas nos cadáveres e tecidos mortos, nos quais a putrescina emana cheiro de carne podre e a cadaverina, como seu nome indica, de cadáver.

Deste modo, será necessário iniciar o tratamento adequado para eliminar a infecção bacteriana da ferida que cheira mal e corrigir assim este problema ao mesmo tempo que prevenir possíveis complicações.

5

Caso você detecte que uma ferida tem mau cheiro, será fundamental procurar direta e rapidamente seu médico para que ele possa realizar uma exploração e determinar as medidas mais adequadas para solucioná-lo. Lembre-se que normalmente as feridas não soltam nenhum cheiro, pelo qual se cheirar mal será sinal de infecção e você deverá colocar remédio.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que uma ferida cheira mal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.