Porque as plaquetas aumentam

Porque as plaquetas aumentam

Nossas plaquetas têm uma função muito importante no corpo, sendo parte fundamental no processo de coagulação do sangue, o que nos ajuda a evitar hemorragias em caso de feridas e lesões, e a permitir a correta fluidez do sangue em todo o nosso organismo. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, no entanto, determinadas condições podem fazer com que a quantidade suba, colocando em risco nossa saúde. Em umComo.com.br explicamos por que as plaquetas aumentam em nosso sangue.

Passos a seguir:
1

O incremento no número das plaquetas é conhecido medicamente como trombocitose. Quando a contagem é muito elevada o paciente corre o risco de que os coágulos de sangue obstruam os vasos sanguíneos, podendo produzir sérios problemas de saúde como um acidente vascular cerebral (AVC), um infarto do miocárdio ou uma trombose nas extremidades.

2

Algum tipo de infecção, como os vírus ou bactérias, são a causa mais comum do aumento de plaquetas no sangue. Normalmente é suficiente com diagnosticar o tipo e origem da infecção para aplicar o tratamento indicado, voltando à normalidade (na maior parte dos casos) em poucas semanas.

3

Uma dieta pobre, pouco equilibrada ou baixa em nutrientes pode ser também a causante do incremento de plaquetas, bem como a anemia ferropênica ou anemia por deficiência de ferro. Trata-se de uma reação do corpo, pois diante da diminuição de glóbulos vermelhos derivada da ausência de ferro, o corpo produz mais plaquetas.

4

As plaquetas altas podem dever-se também à Síndrome Nefrótica, uma doença causada por diversos transtornos que produz danos renais. Na mesma o paciente apresenta proteína na urina, enquanto no sangue conta com baixos níveis de proteína e alto nível de colesterol e triglicerídios. Para diagnosticá-la é necessário uma série de exames realizados por um médico.

5

Uma alta contagem de plaquetas poderia ser um indicador de presença de tumores. Cancros como o de ovário, pulmão ou seio apresentam esta condição conhecida como trombocitose paraneoplásica. Atualmente muitos investigadores médicos estudam a relação entre os tumores e a alta contagem de plaquetas, que atualmente se desconhece.

6

Outras condições como os traumatismos profundos ocasionados por algum acidente, ou a pouco habitual doença de Kawasaki, podem ocasionar que se eleve a contagem de plaquetas no sangue.

7

Se depois de uma análise de sangue completo os resultados mostram uma alta contagem de plaquetas, superior a 450.000, deve-se ir a um médico para uma revisão. completa. Só um especialista é capaz de realizar um diagnóstico correto e pesquisar a causa da ascensão de plaquetas em nosso sangue.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque as plaquetas aumentam, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.