Dieta para a gravidez

Porque grávida não pode comer embutido

Porque grávida não pode comer embutido

Durante a gravidez é importante prestar muita atenção à dieta a ser seguida, pois há certos alimentos e bebidas que não são muito recomendáveis para a boa saúde e desenvolvimento do feto. Entre os alimentos que convém evitar na gestação encontramos os embutidos e a carne mal passada, já que existe o possível contágio de doenças como a toxoplasmose e a listeriose. Continue lendo este artigo de umComo.com.br para saber mais sobre esta questão e responder à pergunta de porque grávida não pode comer embutido.

Também lhe pode interessar: O que grávida não pode comer

Índice

  1. Por que convém evitar os embutidos durante a gravidez?
  2. Toxoplasmose
  3. Listeriose
  4. Outros alimentos pouco seguros durante a gravidez

Por que convém evitar os embutidos durante a gravidez?

A recomendação de evitar o consumo de embutido durante a gravidez vem de que as carnes cruas ou mal passadas podem conter bactérias ou parasitas que podem afetar severamente o feto. Estes micro-organismos podem transmitir doenças infecciosas à mulher grávida como a toxoplasmose e a listeriose, que chegam a atravessar a placenta originando importantes problemas de saúde ao futuro bebê.

Continue lendo para saber mais a respeito destas duas patologias, bem como das regras aconselhadas pelos médicos quanto à alimentação adequada durante os nove meses de gestação. Aproveite e confira também o nosso artigo como comer durante a gravidez.

Porque grávida não pode comer embutido - Por que convém evitar os embutidos durante a gravidez?

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença de caráter infeccioso causada por um parasita (toxoplasma gondii) que está presente na carne de muitos animais, como, por exemplo, o porco. Também são portadores deste parasita os gatos, razão pela qual as grávidas devem evitar o contato com os gatos ou caso tenham, aumentar as precauções tentando lavar muito bem as mãos após tocar neles e contratar um serviço de limpeza dos seus excrementos.

Este tipo de doença em condições normais talvez nem se manifeste por nenhum sintoma ou, caso se manifeste, o faça através de sintomas leves. No entanto, se afetar as grávidas existe a probabilidade de prejudicar o feto, causando problemas graves como malformações congênitas, abortos ou partos prematuros.

É por isso que para prevenir o seu contágio, durante a gravidez é aconselhável evitar consumir embutidos e produtos crus à base de carne e não elaborados, como por exemplo salsicha, salame, chouriço, etc. Só podem ser ingeridos aqueles embutidos bem cozidos previamente como o presunto cozido ou o peito de peru.

Além disso, também é importante cozinhar bem a carne, lavar muito bem frutas e verduras e limpar as mãos após tocar em carne crua para evitar possíveis contágios.

Porque grávida não pode comer embutido - Toxoplasmose

Listeriose

Por sua vez, a listeriose é uma doença originada por uma bactéria que se encontra no trato gastrointestinal de animais como frangos, patos, vacas e porcos. Esta patologia é transmitida pelo consumo de produtos contaminados e, ainda que não provoque problemas muito graves para a mamãe, pode afetar o feto do mesmo modo que a toxoplasmose, causando morte intrauterina, problemas de desenvolvimento e parto prematuro.

Para evitar o seu contágio, aconselha-se da mesma forma não comer carnes cruas nem mal passadas, além de evitar o consumo de produtos lácteos sem pasteurizar e lavar muito bem as frutas e verduras.

Porque grávida não pode comer embutido - Listeriose

Outros alimentos pouco seguros durante a gravidez

Agora que já sabemos por que não é bom comer embutidos na gravidez, é importante ter claro que existe outro tipo de alimentos que convém evitar e com os quais se deve ter especial cuidado durante a gestação. Fale sempre com a sua ginecologista a respeito da dieta que deve seguir e tire todas as dúvidas que tiver a este respeito para desfrutar de uma gravidez saudável.

Além dos embutidos, também é preferível evitar o consumo de marisco e peixe cru, bebidas alcoólicas, alimentos e bebidas com muita cafeína ou estimulantes, comidas ou alimentos muito picantes ou condimentados e peixes muito ricos em mercúrio. Convidamos você a ler o artigo O que grávida não pode comer para obter mais informação a este respeito.

Porque grávida não pode comer embutido - Outros alimentos pouco seguros durante a gravidez

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque grávida não pode comer embutido, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
André
Acho que seria importante mencionar, em relação à toxoplasmose, que as grávidas que já tiveram contato com a doença em algum momento da vida, são imunes, ou seja, não precisam ter a mesma preocupação.
1 de 5
Porque grávida não pode comer embutido