Partilhar

Porque meu fluxo vaginal cheira mal?

Por Sara Viega. Atualizado: 25 março 2019
Porque meu fluxo vaginal cheira mal?

Ao longo do ciclo menstrual o fluxo vaginal vai mudando com a finalidade de preparar a nosso corpo para uma possível gestação e, no caso de que ela não se produza, preparar o organismo para a menstruação. Por isso é normal que observemos que em alguns momentos do mês é mais espesso ou abundante que em outros. No entanto, quando se apresenta algum sinal anormal chega o momento de agir e consultar nosso ginecologista. Se você se pergunta porque seu fluxo cheira mal, em umComo.com.br explicamos.

Também lhe pode interessar: Porque tenho mau cheiro vaginal

Como deve ser o fluxo?

A função do fluxo vaginal é manter a vagina adequadamente lubrificada para o momento do sexo, além de servir como proteção para impedir que organismos externos penetrem no canal vaginal causando infecções e incômodos.

O fluxo normal não apresenta nenhum cheiro e possui uma cor clara. Os níveis de espessura podem variar dependendo do momento do mês em que nos encontremos e dos níveis hormonais de cada mulher. No entanto, quando o fluxo está amarelo, verde ou marrom, ou apresenta mau cheiro, é um indicativo de que algo não está bem.

Mau cheiro do fluxo: infecções vaginais.

Uma das razões mais frequentes por que o fluxo cheira mal tem a ver com infecções vaginais do tipo bacteriano ou viral. Trata-se de uma condição comum que pode afetar tanto mulheres sexualmente ativas como as que não o são, ocasionando diversos sintomas entre os que se incluem o mau cheiro do fluxo.

As infecções vaginais podem se desenvolver pela presença ou o aumento de uma bactéria, como a vaginite bacteriana, pelo aparecimento de um fungo, como é o caso da candidíase, ou devido ao contato sexual com uma pessoa tenha alguma infecção genital. É importante que se você suspeita de uma infecção sexual vá a seu ginecologista, pois o tratamento deverá ser aplicado segundo o tipo de bactéria ou fungo que tenha, com o fim do eliminá-la totalmente.

Mau cheiro do fluxo: infecções de transmissão sexual

Outra das razões frequentes pelas quais é possível que seu fluxo cheire mal é devido à presença de alguma doença sexualmente transmissível ou DST.

Existem muitos tipos de DSTs comuns que afetam a aparência e o cheiro do fluxo. Este é o caso de condições como a clamídia, a tricomoníase ou a gonorreia. Para determinar se você padece de uma DST será necessário visitar um ginecologista que, uma vez detectada a condição, explicará a você a respeito do tratamento adequado a seguir.

Lembre-se que a única maneira de prevenir as doenças de sexualmente transmissíveis é mediante o uso do preservativo.

Não o confunda com o mau cheiro vaginal

Normalmente quando falamos de mau cheiro vaginal é possível que nos refiramos ao mau cheiro do fluxo. No entanto em algumas ocasiões o odor desagradável na região íntima pode ser devido a razões estritamente de higiene ou de escolha das peças, e não do próprio fluxo. Para mais informação consulte nosso artigo por que tenho mau cheiro vaginal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque meu fluxo vaginal cheira mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Porque meu fluxo vaginal cheira mal?

O que lhe pareceu o artigo?

Porque meu fluxo vaginal cheira mal?
Porque meu fluxo vaginal cheira mal?

Voltar ao topo da página