Partilhar

Porque meu fluxo vaginal cheira mal?

Por Sara Viega. Atualizado: 25 março 2019
Porque meu fluxo vaginal cheira mal?

Ao longo do ciclo menstrual o fluxo vaginal vai mudando com a finalidade de preparar a nosso corpo para uma possível gestação e, no caso de que ela não se produza, preparar o organismo para a menstruação. Por isso é normal que observemos que em alguns momentos do mês é mais espesso ou abundante que em outros. No entanto, quando se apresenta algum sinal anormal chega o momento de agir e consultar nosso ginecologista. Se você se pergunta porque seu fluxo cheira mal, em umComo.com.br explicamos.

Também lhe pode interessar: Porque tenho mau cheiro vaginal

Como deve ser o fluxo?

A função do fluxo vaginal é manter a vagina adequadamente lubrificada para o momento do sexo, além de servir como proteção para impedir que organismos externos penetrem no canal vaginal causando infecções e incômodos.

O fluxo normal não apresenta nenhum cheiro e possui uma cor clara. Os níveis de espessura podem variar dependendo do momento do mês em que nos encontremos e dos níveis hormonais de cada mulher. No entanto, quando o fluxo está amarelo, verde ou marrom, ou apresenta mau cheiro, é um indicativo de que algo não está bem.

Mau cheiro do fluxo: infecções vaginais.

Uma das razões mais frequentes por que o fluxo cheira mal tem a ver com infecções vaginais do tipo bacteriano ou viral. Trata-se de uma condição comum que pode afetar tanto mulheres sexualmente ativas como as que não o são, ocasionando diversos sintomas entre os que se incluem o mau cheiro do fluxo.

As infecções vaginais podem se desenvolver pela presença ou o aumento de uma bactéria, como a vaginite bacteriana, pelo aparecimento de um fungo, como é o caso da candidíase, ou devido ao contato sexual com uma pessoa tenha alguma infecção genital. É importante que se você suspeita de uma infecção sexual vá a seu ginecologista, pois o tratamento deverá ser aplicado segundo o tipo de bactéria ou fungo que tenha, com o fim do eliminá-la totalmente.

Mau cheiro do fluxo: infecções de transmissão sexual

Outra das razões frequentes pelas quais é possível que seu fluxo cheire mal é devido à presença de alguma doença sexualmente transmissível ou DST.

Existem muitos tipos de DSTs comuns que afetam a aparência e o cheiro do fluxo. Este é o caso de condições como a clamídia, a tricomoníase ou a gonorreia. Para determinar se você padece de uma DST será necessário visitar um ginecologista que, uma vez detectada a condição, explicará a você a respeito do tratamento adequado a seguir.

Lembre-se que a única maneira de prevenir as doenças de sexualmente transmissíveis é mediante o uso do preservativo.

Não o confunda com o mau cheiro vaginal

Normalmente quando falamos de mau cheiro vaginal é possível que nos refiramos ao mau cheiro do fluxo. No entanto em algumas ocasiões o odor desagradável na região íntima pode ser devido a razões estritamente de higiene ou de escolha das peças, e não do próprio fluxo. Para mais informação consulte nosso artigo por que tenho mau cheiro vaginal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque meu fluxo vaginal cheira mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Porque meu fluxo vaginal cheira mal?

Porque meu fluxo vaginal cheira mal?
Porque meu fluxo vaginal cheira mal?

Voltar ao topo da página