Partilhar

Porque não consigo emagrecer

Porque não consigo emagrecer

Por muito que faça dieta nunca consegue emagrecer? Isto é porque de certeza você está seguindo hábitos alimentares que não atendem às suas necessidades e requisitos pessoais e, portanto, os seus esforços não serão recompensados. Primeiro, devemos ter em conta que nem todas pessoas são iguais e, por isso, embora hajam determinados fatores generalizados de emagrecimento, pode ser que não sejam adequados para si. Por isso, é importante que consulte um nutricionista para que lhe faça uma análise e determine os melhores alimentos para si. Neste artigo de umComo explicamos-lhe porque não consegue emagrecer e damos-lhe algumas soluções para que possa perder esses quilos a mais.

Também lhe pode interessar: O que comer à noite para emagrecer
Passos a seguir:
1

Muitas vezes pensamos que comer menos é sinônimo de perder peso e, por isso eliminamos alguma comida do dia mas isto é um erro. Deixar de comer não é a solução, isso só irá fazer com que chegue à próxima refeição com mais fome, além disso, irá atrasar o metabolismo. Portanto, para conseguir emagrecer tem que dividir o seu dia em 5 refeições:

  • Café da manhã
  • Lanche da manhã
  • Almoço
  • Lanche da tarde
  • Jantar

Mas, não se recomendam qualquer tipo de alimentos, tem que optar por produtos baixos em gorduras e saudáveis que saciem a sua fome mas sem que contenham apenas calorias. A meio da manhã e a meio da tarde o mais adequado é ingerir fruta da época ou um iogurte desnatado.

2

Não existem truques nem dietas mágicas. Perder peso não é algo simples que possa ser obtido da noite para o dia. Para perder esses quilos a mais e manter essa perda durante um tempo, é preciso consciencializar-se e mudar os hábitos. Seguir uma dieta equilibrada e saudável e ao mesmo tempo iniciar algum exercício são os pilares para se conseguir perder peso. Em linhas gerais, vamos revelar-lhe alguns truques que lhe ajudarão a emagrecer:

  • Dieta rica em frutas e verduras: são alimentos que nos trazem uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas sem que contenham apenas calorias.
  • Proteínas baixas em gorduras: deve optar por consumir carnes magras (frango, peru ou coelho), peixes brancos e ovos para conseguir perder peso de forma saudável. Tenha em conta que as proteínas são muito boas para que o nosso corpo tenha energia e, se optarmos por estas que lhe indicamos, conseguirá que não lhe tragam apenas gordura.
  • Receitas leves: claro que tem de deixar de cozinhar com demasiado óleo (nada de fritos ou empanados) e optar por pratos saudáveis como os feitos no forno ou na chapa. Os molhos também não devem ser ingeridos se o que quer é emagrecer.
  • Carboidratos integrais: se quer emagrecer deve ter cuidado na hora de comer carboidratos. Estes devem estar, sobretudo feitos de farinha integral (porque são ricos em fibra e os refinados não contêm nenhum nutriente, apenas açúcar) e nunca se devem comer na hora do jantar porque se armazenam no corpo como gordura saturada.
  • Jantar leve: este é também um dos truques essenciais para conseguir perder peso, pois é durante a noite que o nosso corpo se prepara para descansar, por isso se o encher de calorias ele não as irá digerir nem aproveitará esta energia fazendo, assim, com que fiquem armazenadas como gordura saturada.
3

Queimar mais do que ingere. É preciso eliminar as calorias adquiridas durante o dia. Há uma máxima que é muito clara: se você gasta mais do que ganha, não irá engordar. De modo que é preciso evitar o sedentarismo e a inatividade. Por isso, recomenda-se que semanalmente vá ao ginásio de 3 a 4 vezes para queimar a energia extra que há no seu organismo e que, se não a queimares, acabará se convertendo em gordura.

Neste sentido, vale referir que se recomenda praticar, sobretudo, exercícios cardiovasculares (correr, nadar, andar de bicicleta, etc) uma vez que são atividades que fomentam a queima de gordura e nos ajudam a ativar o metabolismo. No entanto, também se recomenda que faça alguns exercícios de tonificação para conseguir que os seus músculos se fortaleçam.

4

Se depois de seguir estes hábitos que lhe indicamos, continua sem ser capaz de perder peso pode ser que o seu problema seja de saúde, ou seja, há pessoas que são intolerantes a certos alimentos e que não os conseguem digerir corretamente, pelo que, seria bom fazer um teste de intolerância alimentar para que entenda que alimentos precisa em concreto no seu corpo.

Além disso, em umComo também lhe recomendamos que consulte um médico para descartar que o seu problema com o peso não tenha nada a ver com alterações relacionadas com a saúde como, por exemplo, um problema com a tireoide (a glândula que controla e regula o peso). Se esta é a sua situação, neste artigo contamos-lhe como perder peso com uma tireoide lenta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque não consigo emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Porque não consigo emagrecer

Porque não consigo emagrecer
1 de 4
Porque não consigo emagrecer

Voltar ao topo da página