Partilhar

Porque não pode comer sushi na gravidez

Porque não pode comer sushi na gravidez

Sushi na gravidez? É melhor nem experimentar. O motivo é que este tipo de prato da gastronomia japonesa costuma conter peixe cru, um alimento totalmente desaconselhável para as mulheres grávidas, pois podem conter bactérias ou componentes que podem prejudicar a gravidez e, inclusive, provocar um aborto involuntário. Por este motivo, você deverá ter muito cuidado durante os nove meses de gestação e excluir o sushi por um tempo. Neste artigo de umComo.com.br vamos contar porque não pode comer sushi na gravidez para que, assim, você entenda a importância deste fator.

Também lhe pode interessar: Grávida pode comer sushi?

O peixe cru na gravidez

Como já referimos, o problema do sushi é que contém peixe cru e este alimento é totalmente desaconselhado para as grávidas, porque pode conter produtos que podem afetar (e muito) a sua gravidez. Em linhas gerais, o consumo de sushi pode produzir três tipos de infecções diferentes:

  • Infecções por bactérias: sobretudo a bactéria listeria por ser a que mais se encontra no peixe cru e pode produzir uma condição chamada listeriose. Pode provocar abortos, mortes fetais ou doenças ao recém-nascido, por isso é importante não ingerir carne ou peixe cru nem salmão defumado ou laticínios sem pasteurizar.
  • Infecções por parasitas: a mais conhecida é a produzida pelo anisakis, uma condição que produz fortes dores no intestino e que pode debilitar a saúde da gestante. Além disso, ao estar grávida, o tratamento para curar esta infecção não pode ser feito do mesmo modo que em pacientes habituais.
  • Contaminação química: o mercúrio é um dos metais pesados que mais costumam estar no peixe cru, sobretudo, em espécies como o peixe-espada, o atum vermelho, a panga ou o tubarão.
Porque não pode comer sushi na gravidez - O peixe cru na gravidez

O anisakis na gravidez

O anisaki é um parasita que costuma ser encontrado em peixes como o salmão, a merluza, o bonito, a sardinha, a anchova ou o arenque. No entanto, nos dias de hoje, muitos outros peixes também o contêm, por isso deve-se ter um maior cuidado. Se você se contaminar com anisaki sentirá uma série de sintomas entre os quais se destacam os seguintes:

  • Fortes dores no estômago
  • Náuseas e/ou vômitos
  • Aparecimento de febre
  • Alterações nas fezes fazendo com que a diarreia possa durar vários meses
  • Também pode produzir reações alérgicas (erupções, problemas para respirar, etc.)

Neste artigo de umComo.com.br contamos de forma detalhada os sintomas do parasita anisakis. O motivo desta bactéria ser prejudicial para as gestantes é porque, nesse período, as mulheres têm um sistema imunológico bem mais debilitado e lutar contra esta bactéria pode ser uma tarefa difícil para o organismo provocando, inclusive, desde um simples desmaio até à perda do bebê.

Porque não pode comer sushi na gravidez - O anisakis na gravidez

Comer na gravidez

Por tudo isto que acabamos de explicar, você não deve comer sushi na gravidez e, assim, estará protegendo o seu bebê e também a si mesma de riscos que são fáceis de evitar. Mas isto não significa que não possa comer peixe, pelo contrário: o peixe é um alimento repleto de nutrientes e vitaminas que farão o seu filho crescer saudável. No entanto, deverão estar bem cozidos para matar qualquer bactéria ou parasita que possam ter.

Além disso, também se recomenda comprar peixe congelado, pois a uma temperatura inferior a -20 graus qualquer parasita morre. Assim, para comer peixe na gravidez sem correr risco o melhor é comprá-lo congelado e cozinhá-lo muito para, assim, ficar 100% protegida.

Com as carnes cruas acontece algo similar, pois também contêm agentes infecciosos. Neste sentido, você não deverá comer pratos como carpaccio nem nenhum tipo de embutido, já que a carne não está cozida de nenhum modo. Claro que, também não se deve ingerir álcool durante o período de gestação nem são recomendáveis bebidas com cafeína como o próprio café ou os refrigerantes.

Neste artigo de umComo.com.br explicamos para você o que grávida não pode comer.

Porque não pode comer sushi na gravidez - Comer na gravidez

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque não pode comer sushi na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Porque não pode comer sushi na gravidez

1 comentário
Emilene
Nossa nao acredito k nao pode comer peixe e Tao bommmmm
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Emilene! Infelizmente não é indicado. Obrigada por comentar e tudo de bom :)

Porque não pode comer sushi na gravidez
1 de 4
Porque não pode comer sushi na gravidez

Voltar ao topo da página