Porque o braço fica dormente

Porque o braço fica dormente

Muitas vezes o nosso corpo apresenta sintomas ou sinais que fazem com que nos surjam perguntas que sempre acabam sem resposta. Uma destas perguntas é porque o braço fica dormente, uma sensação que a maioria já deverá ter tido em diferentes partes do corpo. Trata-se de uma condição que pode ocorrer facilmente e que à partida não nos causa uma preocupação excessiva. Quando ocorre de forma esporádica, não costuma significar a existência de nenhum problema grave, no entanto, quando o formigamento no braço aparece de forma crônica, pode alertar de algo mais grave. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você porque o braço fica dormente.

Parestesia

A sensação de formigamento no braço ou outra extremidade do corpo conhece-se como parestesia. Esta condição manifesta-se com o adormecimento de uma parte do corpo de forma temporária ou crônica causada por uma pressão sobre as artérias responsáveis por fornecer oxigênio aos nervos. A parestesia pode se manifestar em qualquer parte do corpo, sendo mais comum em braços, pernas, mãos e pés. Além disso, também se conhece como perda de sensibilidade, sensação de formigamento, dormência e ardor, entre outras.

A causa mais comum

Se estiver se perguntando porque os braços ficam dormentes, a resposta costuma ser a mesma na maioria das vezes. A sensação de adormecimento em alguma das extremidades é consequência de uma pressão nas artérias que dificulta a chegada de sangue e oxigênio que impede a emissão de impulsos. A maioria das vezes nas quais isto ocorre é quando permanecemos muito tempo na mesma posição ou quando ficamos a dormir sobre um braço. Nesta situação, os sinais que se produzem da pele ao cérebro ficam inibidos, razão pela qual sentimos o braço dormente. Quando isso ocorre, devemos parar a pressão para permitir a irrigação sanguínea e o fornecimento de oxigênio.

Braço dormente por fibromialgia

A fibromialgia é um transtorno que causa dores musculares e cansaço, além de dor e sensibilidade geral no corpo. As causas desta condição são desconhecidas, ainda que alguns fatores possam estar relacionados: acidentes de carro, lesões recorrentes, certas doenças, etc. Um dos sintomas associados à fibromialgia é o adormecimento das mãos e pés. Por isso, poderia ser outra das causas que responde à pergunta de porque os braços ficam dormentes.

Síndrome do túnel do carpo

Trata-se de uma condição pela qual há uma excessiva pressão no nervo médio presente no pulso, responsável pela sensibilidade e a mobilidade de certas partes da mão. Esta condição causa diferentes sintomas, entre os quais se encontra o adormecimento, formigamento, dormência e debilidade da mão e dedos. Neste artigo pode consultar quais são os sintomas do túnel do carpo.

Lesão de algum nervo

Outra das causas pelas quais o braço fica dormente pode ser a lesão do nervo responsável pelas funções dessa extremidade. Além disso, uma pessoa que apresente uma lesão no nervo de alguma parte do corpo, também pode ter sintomas de adormecimento em outras extremidades. Também pode ser que a explicação pela qual o braço fica dormente seja uma pressão constante do nervo raquidiano. Nestes casos, a causa que se encontra por detrás é uma hérnia discal, na qual uma vértebra pressiona o nervo gerando dor, adormecimento, formigamento e a sensação de que o braço está dormindo. Outras condições como a arteriosclerose também poderiam explicar a causa do adormecimento do braço, já que implica numa má circulação do braço pelo endurecimento das artérias e a acumulação de gorduras nas mesmas.

Devo ir ao médico?

Se o braço fica dormente de forma pontual, como consequência de uma pressão sobre o mesmo, e se recupera com normalidade quando se para a pressão, em princípio não é necessário ir ao médico, já que não se trata de um problema gerado por uma doença ou por um transtorno grave. No entanto, no caso do adormecimento, formigamento ou dormência tenha lugar como sintoma de uma doença ou transtorno, será necessário que um especialista realize um diagnóstico com o objetivo de levar a cabo o tratamento mais adequado que permita combater a causa e eliminar os sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque o braço fica dormente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.