Vício da nicotina

Porque o cigarro vicia?

Porque o cigarro vicia?

Deixar de fumar é um dos maiores desafios que as pessoas consumidoras de tabaco podem enfrentar. Ainda que existam inúmeros métodos para consegui-lo, desde remédios naturais, adesivos com nicotina, hipnose, até à decisão radical de deixar este hábito de um dia para outro, a verdade é que, independente da forma, requer muita força de vontade. Isso se dá pelo fato de que o cigarro gera vício. Mas porque o cigarro é viciante? Em umComo.com.br, forneceremos a explicação.

Também lhe pode interessar: Cigarro ou maconha, o que é pior?
Passos a seguir:
1

Os cigarros são compostos por dezenas de ingredientes, e não apenas de tabaco ou nicotina. O prazer que o cigarro oferece para alguns é uma das razões pelas quais é tão difícil deixá-lo, mas consegui-lo não só é possível como também irá beneficiar a nossa saúde de forma significativa.

2

Durante décadas, acreditou-se que fumar era um hábito que não prejudicava em nada a nossa saúde. Era permitido fazê-lo em espaços tão fechados como um avião, perto de bebês, de pessoas idosas, e a ideia de "fumante passivo" não existia. Entre os anos 60 e 70 é que diversas investigações provaram os efeitos negativos do fumo sobre a saúde, e a partir desse ponto em diante, as pessoas começaram a mudar de opinião com respeito a este hábito.

3

O primeiro ingrediente que nos vem à cabeça quando se trata de um cigarro é a nicotina. É o principal componente ativo dos cigarros, instala-se rapidamente em nosso organismo fazendo com que o nosso corpo se acostume a determinados níveis, de forma que quando se elimina o hábito do cigarro, muitas pessoas podem experimentar grande ansiedade e mal-estar.

4

Mas este não é o único composto viciante do cigarro. Há também ingredientes como a amônia, encarregada de fazer as moléculas de nicotina passarem para um estado de base livre e, assim, exercerem um efeito sobre nosso corpo que gera mais dependência.

5

Para a sua preparação, os cigarros fazem uso de diferentes tipos de açúcares que ajudam a gerar uma fumaça que é muito mais suave e agradável de inalar, mas ao mesmo tempo contribuem com o resto das substâncias, tornando o cigarro viciante.

6

Entre os ingredientes que podem ser utilizados para dar sabor ao cigarro, encontramos o mentol ou a baunilha. Ambos produzem um efeito de prazer maior ao inalar a fumaça, o que contribui para que o cigarro se torne ainda mais viciante.

7

Assim como o álcool, o perigo do cigarro é que se trata de um vício socialmente aceite, sendo um dos mais comuns em todo o mundo. No entanto, trata-se de um hábito que prejudica a saúde de forma importante, sendo um causador comum de diferentes tipos de câncer como o de pulmões, boca, língua ou laringe.

Deixar de fumar tem um efeito positivo imediato em nossa saúde, melhorando a capacidade respiratória e a resistência após algumas semanas de abandono do hábito, de forma que, em umComo, convidamos você a levar uma vida mais saudável abandonando o hábito de fumar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque o cigarro vicia?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
lourdes ferreira
Muito Bom.Muito Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Lourdes, obrigada pela sua visita e pelo comentário :)
Porque o cigarro vicia?