Porque o meu calcanhar dói

Porque o meu calcanhar dói
Imagem: localfoodblog.com

Um importante número de pacientes acaba no consultório do ortopedista devido a uma dor no calcanhar tão frequente que começou a afetar o seu dia a dia. A causa deste problema pode derivar de alguns hábitos cotidianos ou de condições específicas que se apresentam na zona provocando uma lesão, dor e incômodos. Quer saber porque o seu calcanhar dói? Em umComo explicamos as causas mais frequentes.

Calçado com pouco amortecimento

Usar com muita frequência chinelos, sandálias ou sapatos com pouco amortecimento na zona dos calcanhares é a principal razão para termos dor nesta área, pois ao caminhar exercemos força e pressão e se não contarmos com um calçado eficiente que proteja nosso calcanhar começaremos a sentir dor.

O melhor é alternar o uso deste tipo de sapatos com outros que ofereçam um melhor amortecimento. Além disso, recomenda-se escolher calçado mais anatômico para proteger nossos pés.

Correr em superfícies muito duras com frequência

Se você corre várias vezes por semana em superfícies muito duras, por exemplo, o concreto, e, além disso, não usa tênis próprio para esta atividade, é possível que seus calcanhares comecem a doer, podendo originar em uma futura lesão.

É muito importante escolher tênis que protejam nossos pés e que sejam desenhados para o tipo de atividade que praticamos.

Bursite

Os dois hábitos mencionados anteriormente podem levar a uma lesão do calcanhar muito frequente que gera dor e incômodos: a bursite. Esta ocorre quando a bursa, que é o saco que recobre as articulações do calcanhar favorecendo o movimento dos músculos, se inflama e enche de líquido.

Isto traz como consequência dor de calcanhar e incômodos ao caminhar. A bursite deve ser diagnosticada e tratada por um ortopedista, por isso, se suspeitar de sua presença o melhor é procurar este especialista.

Imagem: correrengalicia.org

Fascite plantar

A fáscia é uma faixa que se encontra na parte inferior de nosso pé. Quando se realizam treinamentos aeróbicos muito intensos, se você sofre de pé plano, se usar tênis inadequados ou muito desgastado ou sofrer de condições como sobrepeso ou diabetes, aumentam as possibilidades de que a fáscia se inflame dando origem à fascite plantar.

Neste caso será necessário o diagnóstico de um ortopedista e seguir o tratamento adequado para eliminar os incômodos. Alguns exercícios para a fascite plantar podem também reduzir o impacto desta condição.

Imagem: saude.ig.com.br

Inflamação do calcanhar de Aquiles

A inflamação do calcanhar de Aquiles é outra das condições médicas que é culpada pela dor de calcanhar. Esta se apresenta em pessoas que realizam exercícios que incorporam muitos saltos, que usam calçados desgastados ou inadequados, mas também em pacientes com condições como gota ou artrite reumatoide.

Imagem: saude.ig.com.br

Esporão calcâneo

O esporão calcâneo consiste em uma formação óssea gerada no osso calcâneo, trazendo consigo importantes incômodos ao caminhar ou realizar atividades físicas. Isto ocorre como uma resposta do nosso corpo à sobrecarga que ocorre em nossos pés, por isso esta condição está principalmente associada a pessoas com sobrepeso.

O esporão requer um tratamento profissional completo que permitirá corrigir o problema e aliviar os incômodos.

Imagem: taringa.net

Outras causas

Outras causas da dor no calcanhar são:

  • Fratura no osso desta zona;
  • Feridas abertas;
  • Calos;
  • Rigidez nos músculos da panturrilha;
  • Rigidez no tendão de Aquiles.

Existem diversos tratamentos para a dor no calcanhar, no entanto, se o mesmo se prolongar por mais de três semanas ou se apresentar com uma dor repentina que impede nossa mobilidade, será importante procurar um ortopedista para uma revisão completa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque o meu calcanhar dói, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.