Partilhar

Porque os pés cheiram mal

Porque os pés cheiram mal
Imagem: linkbcit.ca

É um assunto do qual poucos falam, mas há algo que não podemos ocultar: os pés cheiram mal. Em alguns casos trata-se de um simples cheiro a suor, em outros, de um odor forte e característico que incomoda não só quem sofre dele, mas também quem está à volta. Eliminar o mau cheiro dos pés é possível, mas é importante entender por que se produz para combatê-lo de forma mais eficiente. Sabe porque os pés cheiram mal? Em umComo.com.br explicamos em detalhes.

Também lhe pode interessar: Conselhos para que os pés não cheirem mal

As glândulas sudoríparas são em grande parte responsáveis

Em nosso corpo temos dois tipos de glândulas sudoríparas; elas emanam fluídos com diferentes características em diferentes partes de nosso corpo, sendo parcialmente responsáveis pelo cheiro a suor. Assim encontramos:

  • As glândulas apócrinas: eliminam um suor espesso composto por água e por outros ingredientes como gorduras, feromonas e toxinas. Estas glândulas sudoríparas estão presentes em nossos pés, mas também em regiões como as axilas ou a área genital. O suor que produzem conta com um aroma próprio um pouco mais forte que o suor composto só por água.
  • As glândulas écrinas: estas se localizam em regiões como o peito, o rosto ou as mãos. Eliminam apenas água, por isso seu aroma é muito leve, razão pela qual nesta área nosso suor não costuma cheirar.

Quanto mais suor, mais possibilidades de cheiro

Usamos sapatos ao longo do dia, o que quer dizer que nossos pés estão basicamente fechados e cobertos por tecido uma boa parte do dia. Isto faz com que, ao chegar a casa, notemos que nossos pés suaram, um comportamento perfeitamente normal mas ao ser excessivo e unido a outros fatores, pode causar um enorme mau cheiro nos pés.

O uso de calçado elaborado com materiais inadequados, utilizar meias que não sejam de algodão ou usar os sapatos sem meias, são fatores que aumentam o suor dos pés. E claro, em um ambiente escuro e úmido como este as bactérias se sentem muito confortáveis e prontas para se reproduzir, o que se converte no palco perfeito para que se produza o mau cheiro.

Então porque os pés cheiram mal?

Os pés cheiram mal porque o suor causa a umidade na região, ajudando a que as bactérias se reproduzam e habitem ali. As bactérias alimentam-se de nossa pele morta e vão produzindo por si mesmas resíduos que não vemos, mas que ao se decompor produzem mau cheiro.

Quanto mais suam seus pés, mais possibilidades de que as bactérias se reproduzam gerando um aroma desagradável. Aliás, algumas bactérias além de resíduos, produzem enxofre volátil, responsável por um mau cheiro tão intenso que é semelhante ao odor podre de alguns alimentos.

Pode se prevenir o mau cheiro dos pés?

Claro que sim! Ainda que a explicação de porque os pés cheiram mal não seja precisamente agradável, a boa notícia é que é possível combater este problema com algumas mudanças de hábitos e certos remédios caseiros.

Se você quer descobrir como, convidamos você a ler vários artigos a respeito deste tema que temos preparados para você:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque os pés cheiram mal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Porque os pés cheiram mal

Porque os pés cheiram mal
Imagem: linkbcit.ca
Porque os pés cheiram mal

Voltar ao topo da página