Porque saem os terçóis

Porque saem os terçóis
Imagem: vivirsalud.imujer.com

As protuberâncias que aparecem nas pálpebras, inferior ou superior, do olho são os conhecidos terçóis. Uns caroços de gordura que se tornam bastante incômodos e que causam dores àqueles que sofrem deles. Os terçóis são contagiosos, pelo que deverá evitar sempre o contágio destes e saber como remover um terçol. Mas, também será bastante interessante saber porque saem os terçóis. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe o porquê.

Passos a seguir:
1

Os terçóis, tecnicamente, são "inflamações localizadas nas glândulas que se encontram na borda livre das pálpebras devido a uma infeção do tipo bacteriana", segundo o Netdoctor.

2

Normalmente os terçóis produzem-se por bactérias que estão sobre a nossa pele como os estafilococos, pelo que as infeções são difíceis de prevenir.

3

Note que a infeção pode desencadear um terçol externo, quando afeta os folículos pilosos dos cílios, o interno trata-se das glândulas sebáceas localizadas no olho, como as de meibomian.

4

Esta inflamação nas pálpebras também pode ser desencadeada por dermatite seborreica, por alergia, ou em crianças, pela presença de piolhos nas pestanas. E, o fato de os esfregar, costuma desencadear a infeção que dá lugar aos terçóis.

5

Não existe uma causa concreta do aparecimento dos terçóis, embora o certo é que o fato de esfregar frequentemente as pálpebras - com as mãos sujas - ou uma higiene inadequada podem favorecer o seu aparecimento.

6

Um terçol costuma desaparecer depois de aproximadamente uma semana, embora a sua duração possa variar. Além disso, o aparecimento frequente de terçóis pode ser um sinal de que o organismo está debilitado e baixo em defesas, assim como também um sintoma de diabetes.

7

Veja os nossos artigos sobre como tratar um terçol e como curar um terçol com remédios caseiros, para que este desapareça o mais rápido possível.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque saem os terçóis, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.