Porque sinto pontadas no coração

Porque sinto pontadas no coração

Pontadas no coração, pontadas no peito, ou sensação de que estão enfiando agulhas. Estas são algumas das definições das pessoas que sofreram ou sofrem eventualmente com esta sensação dolorosa na região peitoral. As causas podem variar, por isso, não devemos nos alarmar de forma precipitada. Trata-se de uma sensação desagradável que pode provocar mais de um susto quando aparece, no entanto, é mais comum do que pensamos. Neste artigo de umComo vamos explicar as causas de sentir pontadas no coração.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve saber, é que as pontadas no coração não são sinônimo de problemas cardiovasculares, ainda que estes possam ser uma das causas. Na maioria dos casos, as pontadas no peito ocorrem devido a tensões musculares que passam em pouco tempo, por isso, não devemos nos preocupar. Relacionado com isso, as pontadas no peito podem ser associadas à respiração. Isto ocorre quando inspiramos ar e, de repente, sentimos uma forte pontada no coração que impede que continuemos inalando. Em primeiro lugar, devemos manter a calma e não nos alterar, e esperar que a dor desapareça. Trata-se de algo muito comum que a maioria de pessoas já sentiu alguma vez, sendo algumas mais propensas que outras.

2

Em primeiro lugar, é muito provável que as pontadas no coração sejam consequência da ansiedade ou do estresse. Por isso, se tivermos um dia mais agitado do que o normal, se estivermos passando por uma situação ruim ou se formos propensos a sofrer de ansiedade, as pontadas no peito podem aparecer como um sintoma de submeter o corpo a estas condições. É provável que as pontadas e outros sintomas que acompanham a ansiedade não apareçam na hora, mas quando você estiver em repouso. Estas pontadas no coração podem ser devidas principalmente a:

  • Tensão muscular. Como referimos no início do artigo, a tensão acumulada pelo estresse e ansiedade pode fazer com que nosso corpo provoque estas pontadas. Aqui você pode consultar alguns remédios caseiros para a dor muscular.
  • Hiperatividade vegetativa. Ocorre quando o ritmo cardíaco é superior ao habitual e respiramos mais intensamente, por isso sentimos as pontadas no peito.

Nestes casos, devemos ser conscientes de que não vai acontecer nada de ruim, e esperar que a dor passe, mantendo a calma e parando qualquer atividade que estivermos fazendo durante esse período de tempo.

3

Agora vamos entrar no assunto das doenças e problemas cardiovasculares que poderiam estar relacionadas ao coração, e que geram as pontadas no peito como um sintoma.

Em primeiro lugar, poderia estar ocorrendo uma pericardite. Trata-se de uma inflamação na camada que recobre o coração, ou seja, o pericárdio. Este armazena líquido que tem uma função similar à do lubrificante, facilitando o deslizamento do pericárdio com o coração. Não representa um risco elevado, mas pode indicar outros problemas maiores, como insuficiência renal, lesões no esôfago, etc. As pontadas no coração são um dos sintomas da inflamação do pericárdio que pode ser tratada com medicamentos.

Por outro lado, outra causa que poderia provocar as pontadas no coração é a miocardite, uma inflamação pouco comum do músculo cardíaco. Esta inflamação pode ser causada por infecções virais ou bacterianas, como hepatite C, herpes, clamídia ou estreptococo, entre outras. Pode ser tratada com medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e uma dieta adequada.

4

Uma das causas mais comuns das pontadas no coração são as arritmias. As arritmias são alterações no ritmo cardíaco que provocam o seu aumento ou diminuição. Quando o coração bate mais rápido do que o normal, denomina-se taquicardia. Este aumento do ritmo cardíaco gera um aumento da solicitação de sangue e de oxigênio, por isso podem ocorrer pontadas no peito. Algumas das principais causas da taquicardia são pressão arterial alta, cigarro e excesso de álcool e cafeína. A taquicardia também está relacionada à ansiedade e ao estresse, por isso, pessoas propensas a sofrer destas patologias podem ter taquicardias com maior frequência. Neste artigo você pode consultar as diferentes causas que provocam as taquicardias.

5

Por último, as causas menos frequentes que poderiam apresentar como sintomas as pontadas no coração são a angina de peito ou o infarto do miocárdio. A angina de peito ocorre quando o coração não recebe a quantidade necessária de sangue. Esta falta de irrigação sanguínea pode ser devida a outros problemas, como pressão arterial alta, arteriosclerose, entre outros, o que gera dor no tórax que pode ser percebida como pontadas no coração. Assim, o infarto ocorre quando uma das artérias que fornece sangue ao coração fica obstruída por um trombo, fazendo com que uma parte do coração deixe de receber sangue. As pontadas no peito são outros sintomas que acompanham o infarto, e agir rapidamente é fundamental para aumentar as probabilidades de sobreviver.

No entanto, não devemos ficar obcecados com a ideia de que as pontadas no peito possam ser um sintoma de algo grave. Devemos observar se existem outros sintomas e, dependendo da intensidade e duração da dor, devemos tomar medidas. Caso a dor se apresente com muita frequência, devemos ir ao médico, além de ir periodicamente para poder realizar check-ups de rotina. Além disso, algumas pessoas que sofrem de problemas cardiovasculares devem ir com maior frequência e devem ser submetidas a um acompanhamento para garantir que estejam com boa saúde e evitar problemas maiores.

6

O exame mais comum para verificar o bom estado do coração é o eletrocardiograma. Este procedimento é totalmente indolor e consiste em colocar uma série de eletrodos sobre a pele para observar a atividade do coração e detectar possíveis anormalidades em seu ritmo cardíaco.

Devemos considerar que existem alguns fatores de risco que podem aumentar consideravelmente as possibilidades de sofrer problemas cardíacos como:

  • Hipertensão.
  • Obesidade.
  • Fumar.
  • Colesterol alto.
  • Sedentarismo.
  • Idade avançada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque sinto pontadas no coração, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.