Remédios caseiros para joanetes

Porque temos joanetes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Porque temos joanetes
Imagem: cositasfemeninas.com

Conhecidos popularmente como joanetes, hallux valgus é o nome médico que recebe a deformidade óssea que aparece na lateral dos pés, como se tivesse desviado o metatarso. São muitas as pessoas que sofrem de joanetes e em especial as mulheres, gerando-lhes normalmente uma dor intensa que pode inclusive impedir o desenvolvimento normal de atividades quotidianas. Se quer saber porque temos joanetes, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como prevenir os joanetes
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é necessário entender como aparecem os joanetes, isto é, a que se devem. Trata-se pois de um desvio do osso do dedo grande do pé que faz parte do peito do pé, conhecido como hallux valgus.

Isto gera uma protuberância e o dedo grande se aproxima até o resto dos dedos do pé. Ainda que não se trate propriamente de uma doença, mas que provoca dor além de ser pouco estético.

2

Deste modo, é necessário saber que existem diferentes fatores que propiciam o aparecimento de joanetes; por um lado, encontramos uma série de fatores gerais, por outro os extrínsecos e, por último, os fatores intrínsecos. É possível que surja mais de um ao mesmo tempo e, deste modo, a resposta para porque temos joanetes seja mais de uma.

3

Entre as causas gerais de porque aparecem os joanetes nos pés, encontramos:

  • Fatores hereditários: as pessoas cujos antecessores têm sofrido de joanetes têm maior probabilidade de que esta malformação óssea ocorra.
  • Idade: ainda que os joanetes possam aparecer também em jovens, o mais comum é que ocorra a partir de 40 anos.
  • Sexo: as mulheres são bem mais propensas ao aparecimento de joanetes, em parte, devido ao uso de calçado apertado e/ou de salto.
4

Se falarmos de fatores extrínsecos que respondem à pergunta porque temos joanetes, podemos destacar que o uso de sapatos apertados, com ponta afiada, de salto, etc. propiciam o aparecimento e desenvolvimento de joanetes, é por isso que o setor feminino costuma ser o mais afetado por esta deformação óssea.

5

Do mesmo modo, existem causas intrínsecas que podem causar ou fomentar o aparecimento de joanetes, como por exemplo:

  • Metatarsus primus varus: isto implica a separação e rotação interna do osso metatarsiano que deriva no hallux valgus, isto é, no aparecimento do joanete.
  • Pé chato: esta outra condição podal que afeta o arco do pé é uma das mais associadas aos joanetes. É por isso que é necessário visitar o podólogo e saber como tratar os pés chatos.
  • Artrite reumatoide: esta doença das articulações pode também ser causa dos joanetes.
6

Caso sofra desta deformidade do dedo grande do pé, recomendamos consultar nossos artigos sobre joanetes:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque temos joanetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: cositasfemeninas.com
Porque temos joanetes