Livrar-se das manchas da pele

Porque temos sinais na pele

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 julho 2019
Porque temos sinais na pele
Imagem: thehealthauthority.com

Podem ser sensuais ou algo grotescos, passar despercebidos ou levar à fama. Sem dúvida os sinais são indícios que de alguma forma falam da gente, de nossa genética e inclusive do cuidado que temos com a nossa pele. Mas porque temos sinais na pele? Se alguma vez você se perguntou isto, em umComo.com.br você vai encontrar a resposta.

Também lhe pode interessar: Como tratar furúnculos na pele

Passos a seguir:

1

Há diversos tipos de sinais, alguns estão em nossa pele desde que nascemos, mas a maior parte vai aparecendo à medida que crescemos. Durante a adolescência é quando mais se formam, devido à transformação que o corpo sofre nessa etapa. A exposição solar excessiva ou os períodos de fortes mudanças hormonais, como é o caso da gravidez, podem fazer que surjam mais sinais.

2

Os sinais são produzidos quando um grupo de melanócitos, responsáveis por fornecer a pigmentação à nossa pele, agrupam-se em um pequeno cúmulo, normalmente redondo. Como é a união de várias destas células, o resultado é uma marca de cor que se destaca do resto da pele, tornando-se às vezes uma marca característica, como no caso do sinal sensual da famosa ex-modelo Cindy Crawford.

3

Os melanócitos produzem melanina, que além de dar a cor à nossa pele é também a responsável por protegê-la dos raios UV. O excesso de sol pode fazer com que sejam criados novos cúmulos de melanócitos que aparecerão em nossa pele em forma de sinais ou sardas.

4

A maioria dos sinais são benignos, mas não estamos livres da formação de melanomas, por isso é conveniente procurar nosso dermatologista para uma revisão anual. Se você observou que algum dos seus sinais mudou de tamanho, forma, cor, coça ou arde, procure um especialista imediatamente.

5

As pessoas muito brancas e com sinais demais e manchas na derme devem proteger-se o dobro durante a exposição solar pois são mais propensas a formar melanomas que poderiam transformar-se em câncer de pele.

6

Lembre-se que a pele é o maior órgão do nosso corpo, também o mais exposto, por isso devemos cuidar dela para a manter saudável e evitar o aparecimento de manchas ou sinais que possam tornar-se um problema.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque temos sinais na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: thehealthauthority.com
Porque temos sinais na pele