
A gama glutamil transferase, comumente chamada de GGT, é uma enzima que se encontra nas células do fígado e que em um estado hepático normal se mantêm ali. Mas quando se apresentam determinados danos no fígado, a GGT passa à corrente sanguínea, sendo possível sua detecção através de um simples exame de sangue. Medir os níveis de GGT é um procedimento que se realiza em pacientes nos quais existe a suspeita de alguma condição hepática ou biliar, por isso se seu resultado foi elevado com certeza que lhe interessa saber porque você tem a GGT alta. Em umComo.com.br explicamos-lhe as possíveis causas destes valores.
Os valores normais de GGT vão de 08 a 61 UI/L (unidades por litro). Estas faixas podem variar ligeiramente de um laboratório a outro, por isso na análise costuma especificar sempre os níveis dentro dos quais deve ser encontrado a GGT.
Se sua GGT está alta pode ser devido a diversas condições, algumas delas vinculadas diretamente ao dano hepático e outras a diversas doenças que podem afetar seu fígado. A GGT elevada não é um valor que aparece em nossa análise de forma casual, por isso a avaliação de um médico será fundamental para encontrar suas causas.
A GGT alta pode se apresentar em pacientes com:
- Alcoolismo, esta condição quando se encontra em estado avançado produz importantes danos ao fígado.
- Uso de drogas ou medicamentos tóxicos para o fígado.
- Cirrose hepática, uma condição ocasionada normalmente pela elevada ingestão de álcool, produzindo a cicatrização do fígado e o aumento da GGT.
- Hepatite, outra condição hepática que altera os níveis desta enzima.
- Os pacientes diabéticos, especialmente os que não seguem as recomendações médicas, podem sofrer danos hepáticos que fazem aumentar os níveis de GGT no sangue.
- Insuficiências cardíacas.
- Doenças pulmonares ou no pâncreas.
- Problemas que impedem o adequado fluxo da bílis ao fígado.
- Outras condições no fígado, como a necrose hepática, a isquemia ou um tumor na área podem ser os causadores da GGT alta.
São muitas as razões que produzem GGT elevada, por isso é fundamental consultar o seu médico se você apresenta valores anormais desta enzima. Só um especialista poderá indicar a você a causa exata deste resultado, bem como o tratamento adequado segundo sua condição.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque tenho a GGT Alta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.