Fluxo vaginal

Porque tenho mau cheiro vaginal

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 fevereiro 2019
Porque tenho mau cheiro vaginal
Imagem: mixnews.lv

Uma região íntima saudável é o reflexo de um bem-estar geral, por isso é importante manter a higiene da zona íntima, especialmente se levamos uma vida sexualmente ativa. No entanto, algumas condições de saúde ou certos hábitos podem interferir no odor desta região, produzindo um cheiro desagradável que pode nos causar grande incômodo. Não sabe a que se deve? Em umComo explicamos a você porque tenho mau cheiro vaginal.

Também lhe pode interessar: Como eliminar o mau cheiro vaginal

Índice

  1. O cheiro natural da vagina
  2. Mau cheiro vaginal: infecções vaginais
  3. Mau cheiro vaginal: má escolha da roupa interior
  4. Mau cheiro vaginal: higiene íntima
  5. Visitar o ginecologista

O cheiro natural da vagina

Nossa região íntima, bem como muitos outros lugares do corpo, conta com bactérias necessárias para manter um correto equilíbrio desta área e proteger-nos de agentes externos nocivos que podem causar infecções e incômodos na região.

Estas bactérias nos ajudam a estar saudáveis e ao mesmo tempo favorecem a produção de um aroma próprio desta região. Devido, ainda, ao fluxo e a secreção de hormônios nos diferentes períodos do mês, a vagina conta com um cheiro característico que não deve ser muito forte ou ácido.

Este cheiro pode aumentar ao longo do dia devido ao suor da região, ou à presença abundante de pelo que pode aumentar a concentração de bactérias graças ao suor.

Mau cheiro vaginal: infecções vaginais

As infecções vaginais por fungos ou bactérias alteram o correto equilíbrio da flora bacteriana da zona íntima, o que poderia modificar o aroma do fluxo fazendo com que a vagina cheire mal; este é o caso de condições comuns como a candidíase.

Além disso, algumas infecções vaginais de transmissão sexual, como a tricomoníase, produzem também um forte cheiro desagradável na vagina. Se você suspeita de uma infecção vaginal, o mais recomendável é visitar seu ginecologista para determinar que tipo de condição seja e aplicar o tratamento adequado.

Mau cheiro vaginal: má escolha da roupa interior

A roupa que usamos pode aumentar o mau cheiro vaginal se escolhemos peças que não permitam a adequada respiração da região. A roupa íntima de materiais sintéticos, peças muito justas, o uso frequente de meias ou utilizar calças que fiquem apertadas, favorecerão uma maior sudorese, o que aumenta a presença de bactérias e com isso o mau cheiro.

Escolher a lingerie adequada levando em conta que o melhor é que seja 100% de algodão, ajudará você a combater este problema.

Mau cheiro vaginal: higiene íntima

Outra das causas frequentes pelas quais se apresenta o mau cheiro vaginal é devido a uma pobre ou excessiva higiene íntima.

Lavar de forma adequada a vagina com sabonetes especiais para a região íntima ajudará você a prevenir o acúmulo das bactérias causadoras do mau cheiro, especialmente durante a menstruação. Mas você se exceder nesta tarefa, especialmente se lava muito a área com sabonetes antibacterianos muito fortes, conseguirá eliminar as bactérias boas da região, deixando-a à mercê de infecções que podem causar mau cheiro.

Além disso, é importante não usar perfumes, talcos nem absorventes com aroma, pois do mesmo modo podem afetar seu fluxo e ser responsáveis por infecções e mau cheiro.

Visitar o ginecologista

Sempre que o fluxo vaginal cheirar mal será importante, em primeiro lugar, revisar nossos hábitos para assegurar-nos de que mantemos as medidas de higiene adequadas, e que estamos usando roupa de baixo elaborada com algodão e de nosso tamanho.

Se não modificamos nenhum de nossos hábitos e se apresenta o mau cheiro vaginal de forma repentina, a recomendação é visitar o ginecologista, pois poderia se tratar de uma infecção vaginal que deve ser diagnosticada e tratada por um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque tenho mau cheiro vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mixnews.lv
Porque tenho mau cheiro vaginal