Partilhar
Partilhar em:

Porque tenho os dentes sensíveis

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (16 votos)
7 vezes partilhado
 
Porque tenho os dentes sensíveis
Fonte: dentistaenutrera.es

Se ao consumir uma comida ou uma bebida muito quente ou, pelo contrário, excessivamente fria, seus dentes se ressentem e notas fortes incômodos, é provável que você sofra de hipersensibilidade dental. Quando isto ocorre, os dentes não estão protegidos como devem e por isso sentem e se estremecem mais do que o normal diante de mudanças bruscas de temperatura, impedindo assim muitas vezes de desfrutar completamente da comida. Ter os dentes sensíveis é um sofrimento bastante comum que pode ocorrer por várias causas e que, portanto, deve ser motivo de consulta com o dentista para receber o tratamento indicado e evitar que desemboque em problemas bucais de maior gravidade. Descubra no seguinte artigo de umComo a resposta para a questão: porque tenho os dentes sensíveis?

Também lhe pode interessar: Por que tenho os dentes amarelos
Passos a seguir:
1

A sensibilidade dental manifesta-se quando a parte mais macia do dente que está protegida e se localiza embaixo do esmalte dental, chamada dentina, fica totalmente exposta. A dentina contém uma espécie de pequenos canos que têm terminações nervosas que se enchem com líquido e quando este líquido se desloca devido ao consumo de alimentos ou bebidas quentes ou frias demais, pode gerar a sensação de pontadas ou dores agudas nos dentes. Vejamos a seguir quais são as causas que provocam que a dentina fique exposta e se sofra então de dentes sensíveis.

Fonte: blogsdelagente.com
2

Uma das principais causas da sensibilidade dental é uma escovação diária brusca demais ou o uso de uma escova com cerdas muito duras. Praticar estes hábitos com frequência pode acabar desgastando o esmalte e, portanto, deixar a dentina exposta ocasionando hipersensibilidade. É por isso que os odontologistas recomendam escovar os dentes com suavidade e adquirir uma escova de filamentos suaves.

Fonte: bienestar.salud180.com
3

Muitas pessoas de forma involuntária, sobretudo durante as horas de sono, tendem a apertar a mandíbula com mais força do que o normal e a ranger os dentes. Esta condição, que recebe o nome de bruxismo, pode chegar a afetar negativamente a saúde dental, produzindo desgaste, fratura do esmalte e problemas de hipersensibilidade. Para mais informação a respeito, aconselhamos você a visitar os artigos Como saber se tenho bruxismo.

4

As cáries além de afetar gravemente as peças dentais podendo chegar inclusive a seu rompimento ou perda em condições avançadas, também implicam o sofrimento de dentes sensíveis com severos incômodos ao ingerir bebidas ou alimentos muito frios ou quentes e ao mastigar alimentos doces ou ácidos. Lembre-se da importância de manter uma boa higiene dental e de ir ao dentista imediatamente para tratar as cáries e realizar as revisões oportunas.

5

Do mesmo modo, outra das causas que respondem à pergunta de por que tenho os dentes sensíveis podem ser as doenças das gengivas como a gengivite ou a periodontite. A inflamação e infecção dos tecidos que seguram as peças dentais favorecem a exposição do colo dos dentes que é a parte na qual a espessura dos dentes é menor, pelo que é normal que neste caso ocorra um aumento da sensibilidade.

Fonte: juanbalboa.com
6

Além das causas indicadas, existem outros fatores que também podem acabar derivando em sensibilidade dental como:

  • Uso abusivo de branqueadores dentais abrasivos.
  • Consumo excessivo de bebidas e alimentos muito ácidos.
  • Obturações debilitadas ou em mau estado que requerem ser substituídas por outras novas.
  • Submeter-se a uma limpeza dental profissional, que pode fazer com que nos dias seguintes ao tratamento os dentes estejam mais sensíveis do que o normal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque tenho os dentes sensíveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Porque tenho os dentes sensíveis

Porque tenho os dentes sensíveis
Fonte: dentistaenutrera.es
Fonte: blogsdelagente.com
Fonte: bienestar.salud180.com
Fonte: juanbalboa.com
1 de 4
Porque tenho os dentes sensíveis