Partilhar
Partilhar em:

Porque tenho os dentes sensíveis

Passo a passo
Avaliação: 4,8 (16 votos)
7 vezes partilhado
 
Porque tenho os dentes sensíveis
Fonte: dentistaenutrera.es

Se ao consumir uma comida ou uma bebida muito quente ou, pelo contrário, excessivamente fria, seus dentes se ressentem e notas fortes incômodos, é provável que você sofra de hipersensibilidade dental. Quando isto ocorre, os dentes não estão protegidos como devem e por isso sentem e se estremecem mais do que o normal diante de mudanças bruscas de temperatura, impedindo assim muitas vezes de desfrutar completamente da comida. Ter os dentes sensíveis é um sofrimento bastante comum que pode ocorrer por várias causas e que, portanto, deve ser motivo de consulta com o dentista para receber o tratamento indicado e evitar que desemboque em problemas bucais de maior gravidade. Descubra no seguinte artigo de umComo a resposta para a questão: porque tenho os dentes sensíveis?

Também lhe pode interessar: Por que tenho os dentes amarelos
1

A sensibilidade dental manifesta-se quando a parte mais macia do dente que está protegida e se localiza embaixo do esmalte dental, chamada dentina, fica totalmente exposta. A dentina contém uma espécie de pequenos canos que têm terminações nervosas que se enchem com líquido e quando este líquido se desloca devido ao consumo de alimentos ou bebidas quentes ou frias demais, pode gerar a sensação de pontadas ou dores agudas nos dentes. Vejamos a seguir quais são as causas que provocam que a dentina fique exposta e se sofra então de dentes sensíveis.

Fonte: blogsdelagente.com
2

Uma das principais causas da sensibilidade dental é uma escovação diária brusca demais ou o uso de uma escova com cerdas muito duras. Praticar estes hábitos com frequência pode acabar desgastando o esmalte e, portanto, deixar a dentina exposta ocasionando hipersensibilidade. É por isso que os odontologistas recomendam escovar os dentes com suavidade e adquirir uma escova de filamentos suaves.

Fonte: bienestar.salud180.com
3

Muitas pessoas de forma involuntária, sobretudo durante as horas de sono, tendem a apertar a mandíbula com mais força do que o normal e a ranger os dentes. Esta condição, que recebe o nome de bruxismo, pode chegar a afetar negativamente a saúde dental, produzindo desgaste, fratura do esmalte e problemas de hipersensibilidade. Para mais informação a respeito, aconselhamos você a visitar os artigos Como saber se tenho bruxismo.

4

As cáries além de afetar gravemente as peças dentais podendo chegar inclusive a seu rompimento ou perda em condições avançadas, também implicam o sofrimento de dentes sensíveis com severos incômodos ao ingerir bebidas ou alimentos muito frios ou quentes e ao mastigar alimentos doces ou ácidos. Lembre-se da importância de manter uma boa higiene dental e de ir ao dentista imediatamente para tratar as cáries e realizar as revisões oportunas.

5

Do mesmo modo, outra das causas que respondem à pergunta de por que tenho os dentes sensíveis podem ser as doenças das gengivas como a gengivite ou a periodontite. A inflamação e infecção dos tecidos que seguram as peças dentais favorecem a exposição do colo dos dentes que é a parte na qual a espessura dos dentes é menor, pelo que é normal que neste caso ocorra um aumento da sensibilidade.

Fonte: juanbalboa.com
6

Além das causas indicadas, existem outros fatores que também podem acabar derivando em sensibilidade dental como:

  • Uso abusivo de branqueadores dentais abrasivos.
  • Consumo excessivo de bebidas e alimentos muito ácidos.
  • Obturações debilitadas ou em mau estado que requerem ser substituídas por outras novas.
  • Submeter-se a uma limpeza dental profissional, que pode fazer com que nos dias seguintes ao tratamento os dentes estejam mais sensíveis do que o normal.
7

Se deseja ler mais artigo parecidos a Porque tenho os dentes sensíveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Porque tenho os dentes sensíveis

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Porque tenho os dentes sensíveis
Fonte: dentistaenutrera.es
Fonte: blogsdelagente.com
Fonte: bienestar.salud180.com
Fonte: juanbalboa.com
1 de 4
Porque tenho os dentes sensíveis