Partilhar
Partilhar em:

Posso dormir de absorvente interno?

Posso dormir de absorvente interno?

Os hábitos de higiene são muito importantes, inclusive, quando se trata da higiene íntima. Sobre esse tópico, é normal que surjam algumas dúvidas entre o público feminino, como a pergunta posso dormir de absorvente interno? Para responder a ela, o umCOMO reuniu informações a respeito desse tema para ajudar você a decidir qual a melhor maneira de usar esse produto.

Também lhe pode interessar: Como usar absorvente interno corretamente

Pode usar tampão durante a noite?

Basicamente, a resposta para a pergunta posso dormir de absorvente interno? é sim. É o que dizem os especialistas, que não existe razão para não ir para a cama com esse tipo de absorvente. No entanto, a saúde da mulher está garantida desde que existam alguns cuidados nessa hora, como o de não permanecer com o absorvente higiênico interno por muito tempo. As recomendações variam de quatro a seis horas como sendo o tempo máximo para permanecer com o mesmo tampão.

Como a recomendação é que as pessoas tenham uma noite de sono de em torno de oito horas, o que é considerado saudável para o organismo, quem tem o costume de dormir esse tempo de forma ininterrupta, portanto, é melhor não dormir com o tampão. Por outro lado, se você costuma acordar durante a noite para ir ao banheiro pode aproveitar a ocasião para trocar o absorvente interno. Se esse for o seu caso, ele pode ser usado para dormir sem problema. Vale dizer que de dia ou de noite, o indicado é trocar o tampão a cada quatro ou seis horas.

Na realidade, quando se fala em tempo máximo de uso para então trocar o absorvente interno é preciso levar em conta as particularidades de cada mulher. Se você tem um fluxo grande de sangue pode ser que em alguns momentos do seu período menstrual tenha que trocar o tampão em um tempo mais curto que quatro horas. Já outras mulheres podem até mesmo ultrapassar as seis horas sem que tenham que trocar. De qualquer forma, por uma questão de higiene não se aconselha a ficar muitas horas seguidas com o mesmo absorvente, isso vale até mesmo para o modelo tradicional de absorvente.

Por outro lado, o absorvente interno não permite a transpiração normal da vagina, o que pode resultar no aparecimento de bactérias e fungos nocivos à saúde. Nesse sentido, há profissionais que afirmam que o melhor pode ser deixar o tampão para usar apenas de dia. De qualquer forma, usar de vez em quando pode não ter problema, no caso de falta de outro absorvente. No entanto, mulheres que têm corrimentos e infecções com frequência podem preferir usar apenas o modelo tradicional, inclusive, de dia. O tampão é contraindicado ainda nos primeiros 60 dias depois que a mulher der a luz.

Pode usar tampão durante a noite?

Complicações de usar tampão

Embora não muito comum, existe uma doença bastante grave chamada de Síndrome do Choque Tóxico, provocada pelas toxinas produzidas pelas bactérias do tipo Staphylococcus aureus. Esses microrganismos vivem normalmente na pele, inclusive, em locais como axilas, nariz, virilha e na vagina, sem causar problemas à saúde. No entanto, existem pessoas com um sistema imunológico que não consegue combater essa doença.

Uma forma de evitar o problema é não deixando que o absorvente, seja qual o seu tipo, acumule muito sangue. Por isso, o melhor é usar os produtos com menor absorção e trocá-los com frequência. Quem está acostumada a usar o tampão deve intercalar com o absorvente externo para evitar a doença. Embora pouco se ouça falar desse problema, recentemente o Reino Unido registrou em torno de 40 casos dessa síndrome, sendo que ela foi associada ao uso do tampão.

Outros fatores de risco para a Síndrome do Choque Tóxico são as feridas abertas pelo corpo e situações de cirurgias recentes. Os sintomas mais comuns do problema são febre alta, pressão, baixa, erupções cutâneas, enjoo, vômito e diarreia. Pode haver ainda sinais que lembrem um resfriado, como dor de cabeça, tosse e dor nos músculos e na garganta. É importante buscar ajuda médica porque o tratamento requer antibiótico, o qual deve ser prescrito unicamente por um profissional da saúde.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Posso dormir de absorvente interno? , recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Posso dormir de absorvente interno?

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Posso dormir de absorvente interno?
1 de 2
Posso dormir de absorvente interno?