Posso fazer musculação com escoliose?

Posso fazer musculação com escoliose?

A escoliose é um problema que afeta a coluna vertebral, deformando-a em forma de curva. Existem diferentes tratamentos para o problema conforte o seu tipo, sendo que a diferença principal entre as variações da doença é relativo a sua evolução. Embora tratar o problema com o acompanhamento médico seja fundamental, os exercícios físicos também possuem um papel importante. Nessa hora, pode surgir a dúvida posso fazer musculação com escoliose? Para saber a resposta a essa pergunta, confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do assunto.

Exercícios que podem ser feitos com escoliose

Os exercícios mais indicados a quem possui escoliose são aqueles que estimulam, de modo homogêneo, ambos os lados do corpo. Entre eles, destacam-se a ioga, a natação, o pilates, a corrida, a caminhada e a hidroginástica. E fazer musculação com escoliose? Segundo especialistas, é possível sim a quem possui o problema realizar a atividade física, desde que sejam observados alguns cuidados muito importantes e que haja acompanhamento de um profissional capacitado.

Quando a musculação é feita com a orientação certa, é possível até mesmo ajudar a reduzir os sintomas da escoliose, como a dor nas costas, mas do contrário, pode até mesmo agravar o quadro. Isso porque a musculação ajuda a trabalhar e a desenvolver a simetria e os músculos, fortalecendo-os e podendo, inclusive, corrigir a deformação de acordo com o seu grau de evolução. Na musculação, um dos movimentos mais indicados a quem tem escoliose é o leg press, que atua principalmente nos membros inferiores. Existem diferentes versões e todas elas estão liberadas, uma vez que evita a sobrecarga na coluna lombar.

A remada em pé, que trabalha principalmente os ombros e não força a coluna é outro movimento da musculação que pode entrar no treino de quem possui escoliose sem problema. Trabalhar o bíceps, de preferência, com a rosca Scott, também é outra possibilidade segura na musculação, assim como outros exercícios, que podem ser adaptados para não forçar a coluna e, assim, evitar o agravamento da escoliose. Por isso a importância de ter a orientação de um profissional capacitado.

Que movimentos da musculação evitar

Alguns exercícios de musculação estão proibidos a quem possui escoliose, pois eles colocam muito peso sobre a coluna vertical, o que pode até mesmo agravar o problema. Como o primeiro da lista é possível citar os agachamentos. Embora eles sejam muito eficientes para quem se exercita, não devem ser praticados por pessoas com a deformação na coluna, já que esse movimento exige estabilidade da coluna lombar, o que a pessoa com escoliose não possui.

Pelo mesmo motivo é melhor evitar também o levantamento terra, remada curvada, rosca direta e tríceps na polia. Por outro lado, alguns desses movimentos até podem ser realizados em pessoas que tenham o problema, desde que sejam em níveis bastante reduzidos, porém, mais uma vez, é o profissional capacitado que deve indicar quais os melhores exercícios e quais devem ser realmente evitados conforme o tipo e o grau de cada escoliose.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso fazer musculação com escoliose?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.