Posso ter relação antes de fazer exame de urina? - Principais dúvidas

Posso ter relação antes de fazer exame de urina? - Principais dúvidas

O exame de urina consegue detectar anormalidades na nossa saúde e problemas relacionados, principalmente, ao sistema renal, urinário ou hormônios. Existem diferentes tipos de exame de urina com diferentes objetivos e, consequentemente, a preparação para essa análise, ou os resultados podem sair alterados. Apesar dos diferentes tipos de exames, alguns preparativos são básicos para todos e certas dúvidas são bem comuns, como é o caso da pergunta: Posso ter relação antes de fazer exame de urina? O umCOMO foi atrás dessas informações e te responde agora.

Exame de urina: preparo - Tipo 1 ou EAS

Essa é a análise urinária mais simples. Trata-se daquele exame onde a urina é armazenada em um potinho de plástico e, quando requisitada pelo médico, deve ser a primeira urina da manhã. A partir do material coletado, o laboratório provoca reações químicas no conteúdo e analisa gotas no microscópio, a partir desses resultados já é possível identificar valores de referência como densidade, glicose, pH, hemácias, leucócitos, proteínas, cristais, células e outras substâncias e elementos.

Pode acontecer de o médico pedir alguma preparação específica, mas na maioria dos casos o pré-exame consiste em:

  • Primeira urina da manhã;
  • Não usar pomadas ou cremes genitais na véspera do exame;
  • Não estar menstruada (se você estiver menstruada e o exame for urgente, a enfermeira dará as instruções);
  • Evitar cigarro e álcool na véspera, pois podem interferir nos resultados;
  • Tomar bastante água é recomendado, mas o excesso de água pode interferir.

Exame urina 24 horas, para que serve?

O exame de urina de 24 horas consiste em coletar toda a urina das 24 horas de um dia em um garrafão. Embora haja controversias quanto à necessidade e eficácia desse exame, ele ainda é utilizado para analisar o trabalho dos rins e identificar a concentração de sais minerais.

Os principais requisitos de preparo para o pré-exame e o exame, que dura um dia inteiro, são:

  • Desprezar a primeira urina do dia;
  • Sempre que for fazer xixi, faça no recipiente fornecido pelo laboratório;
  • Não demora mais do que 48 horas para entregar a urina para o laboratório.

Posso ter relação antes de fazer exame de urina?

No caso das mulheres, é recomendado não ter relações sexuais na noite que antecede a coleta do exame de urina. A principal causa dessa recomendação é pelo fato de que muitas vezes os espermatozoides ficam visíveis na urina da mulher que teve uma relação na noite anterior e isso atrapalha a análise dos outros elementos que compõem aquela amostra.

Posso fazer exame de urina usando pomada?

A não ser que o seu médico esteja consciente disso, não é recomendado fazer o exame de urina quando você está usando alguma pomada ou creme ginecológico. Se isso for imprescindível, converse com o médico ou enfermeira responsável e eles deverão indicar os cuidados necessários. Geralmente, consistem em uma assepsia em que se lava bem a região para tirar todo o creme ou o uso de um tampão vaginal para evitar que o creme ou óvulo se misture à urina da amostra.

Para fazer exame de urina precisa estar em jejum?

Essa resposta vai depender do objetivo do exame e do que será analisado. Na dúvida, é sempre bom perguntar ao laboratório. A maioria dos exames que pedem jejum pede um período de 8 a 14 horas sem comer, o que dá a preferência para que esse exame seja feito no período da manhã. Mesmo assim, é importante não se esquecer de desprezar o primeiro xixi da manhã e o primeiro jato.

Pode ter relação antes de fazer ultrassom?

A maioria dos exames transvaginais não exige abstinência sexual. O mais importante é estar com a bexiga parcialmente cheia e informar ao médico se você é alérgica à látex ou algum componente dos preservativos, que são usados no aparelho do ultrassom.

No entanto, existem outros exames que se confundem com o ultrassom e exigem a abstinência sexual. É o caso da Colposcopia e Citologia, pesquisa de Chlamydia e biópsia de colo, vulva e vagina.

Pode ter relação antes do exame preventivo?

Para o exame preventivo, também conhecido como papanicolau, recomenda-se não ter relações sexuais (mesmo com preservativo) nas 48 horas que antecedem a coleta. Quem se pergunta se pode ter relação antes de fazer o exame ginecológico também costuma ficar em dúvida sobre estar menstruada. As condições ideais é que você não esteja, mas se estiver no começo ou no final do fluxo, você pode conversar com o seu médico e talvez o exame possa ser realizado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso ter relação antes de fazer exame de urina? - Principais dúvidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Não tenha vergonha de fazer esse tipo de pergunta para médicos ou enfermeiros, esse é o trabalho deles e eles estão totalmente acostumados com isso.