Posso tomar chá verde se tenho anemia?

Posso tomar chá verde se tenho anemia?

Não é segredo para ninguém: o chá verde é uma bebida cheia de benefícios, oferecendo uma importante quantidade de antioxidantes que favorece a prevenção de diversas doenças, ajuda a combater infecções e atrasa o envelhecimento das células. No entanto, assim como qualquer outro ingrediente, também conta com alguns efeitos colaterais sobre nossa saúde, especialmente se consumido em excesso. Com certeza alguma vez você já escutou a relação desta bebida com a absorção de ferro, por isso se você se pergunta se pode tomar chá verde com anemia. Em umComo.com.br dizemos-lhe.

É bom tomar chá verde se tenho anemia?

Se você se pergunta se pode tomar chá verde se tem anemia, a resposta é não: ingerir esta bebida quando temos déficit de ferro não é recomendável.

Ainda que o chá verde ofereça um bom número de benefícios para nossa saúde, consumido com muita frequência ou em excesso (mais de duas ou três xícaras por dia) pode afetar a absorção de ferro devido a seu conteúdo de taninos, um tipo de antioxidantes que diminui a capacidade de o nosso corpo de assimilar o ferro proveniente dos alimentos. Por este motivo quem sofre de anemia ou têm tendência a ter problemas com a absorção de ferro deve limitar o consumo desta bebida.

Quando não se recomenda beber chá verde?

Além de quem sofre de anemia ou tem problemas para absorver o ferro, existem outras condições nas quais não se recomenda beber chá verde; por exemplo:

  • Em pacientes com problemas cardíacos, pois devido ao seu teor de proteína é um grande estimulante.
  • Pessoas com problemas de ansiedade e nervosismo, já que esta bebida poderia aumentar a alteração.
  • Em mulheres grávidas ou amamentando.
  • Quem sofre de insônia.
  • Em pacientes com diabetes, pois a ingestão desta bebida pode afetar o controle de açúcar.
  • Pacientes com glaucoma, já que o chá verde aumenta a pressão ocular.
  • Se você tem osteoporose, pois favorece a eliminação de cálcio através da urina.
  • Em casos de dano hepático e doenças do fígado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso tomar chá verde se tenho anemia?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.