Posso tomar ibuprofeno e paracetamol

Posso tomar ibuprofeno e paracetamol
Imagem: diariofemenino.com

Ibuprofeno e paracetamol são dois medicamentos de venda livre muito utilizados para aliviar dores leves ou moderadas ou reduzir a febre. Embora ambos sejam medicamentos com propriedades muito similares, apresentam algumas diferenças que devem ser conhecidas para fazer um consumo adequado de cada um deles. Também uma das perguntas mais frequentes que costumamos fazer é se posso tomar ibuprofeno e paracetamol juntos, isto é, alternar a ingestão de ambos ao mesmo tempo? Continue lendo este artigo de umComo.com.br para saber a resposta com todo detalhe e outros dados de interesse sobre estes medicamentos.

Passos a seguir:
1

Primeiro, é importante estabelecer as diferenças entre ambos os medicamentos e saber que uso tem cada um deles:

  • O paracetamol é o analgésico por excelência que está indicado para aliviar dores leves ou moderadas como dores de cabeça, dentais, menstruais, musculoesqueléticas, estados gripais e dores próprias de doenças como artrite ou artrose. Também, o paracetamol é antipirético por isso é eficaz para reduzir a febre.
  • O ibuprofeno, por sua vez, é também analgésico e antipirético mas também contém um efeito anti-inflamatório.Desta forma, diante quadros febris, o paracetamol é mais eficiente e os especialistas recomendam também o consumo de paracetamol em vez do ibuprofeno para aliviar dores leves de cabeça. Como o ibuprofeno é mais lesivo para a mucosa gástrica, não deve ser ingerido com o estômago vazio.
2

Portanto, como apresentam propriedades similares, sim é possível tomar ibuprofeno e paracetamol combinados de forma segura durante períodos curtos de tempo a fim de aliviar dores leves ou moderadas e reduzir a febre. Nenhum destes medicamentos prejudica a eficiência do outro nem causa um aumento dos efeitos secundários. Porém, para um uso adequado é importante consultar as dúvidas com seu médico a respeito da dose recomendada bem como a duração do tratamento alternado destes medicamentos.

3

A forma aconselhada de combinar estes medicamentos é tomar uma dose de ibuprofeno e esperar quatro horas para tomar a dose de paracetamol e assim sucessivamente. Deste modo, estaremos tomando tanto a dose de ibuprofeno como a de paracetamol a cada oito horas.

4

Lembre-se de que sempre é fundamental ler a bula dos medicamentos e não superar em nenhum caso a dose recomendada para nossa idade e peso. Em caso de dúvida ou diante de qualquer efeito secundário durante o tratamento é imprescindível consultar um médico especialista.

5

Assim não se aconselha alternar a toma de ibuprofeno e paracetamol mais de 3 dias sem supervisão médica.

Leia também: Ibuprofeno corta o efeito do anticoncepcional?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso tomar ibuprofeno e paracetamol, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.