Posso voltar a tomar anticoncepcional antes dos 7 dias?

Posso voltar a tomar anticoncepcional antes dos 7 dias?

Entre os métodos contraceptivos, o anticoncepcional de cartela é dos mais seguros e eficazes, já que tomando o anticoncepcional é possível além de evitar gravidez também regular o ciclo menstrual, melhorar espinhas na pele, evitar mudanças drásticas de humor causadas pela TPM e também diminuir cólicas menstruais. Apesar de todas essas vantagens, o anticoncepcional é um hormônio artificial que precisa ser tomado diariamente na hora certa, caso contrário a mulher terá seu ciclo desregulado e a eficácia do remédio cairá, podendo ocasionar uma gravidez indesejada. Se você está tomando esse medicamento e quer saber responder à questão "posso voltar a tomar anticoncepcional antes dos 7 dias?", esse artigo do umCOMO foi feito para você. A resposta é SIM, você pode voltar a tomar anticoncepcional antes dos 7 dias, desde que essa não seja uma prática regular. Continue lendo esse artigo para entender tudo em detalhe!

Posso voltar a tomar pílula anticoncepcional antes do tempo?

A menstruação é algo natural mas que pode atrapalhar e muito nossas vidas por chegar em péssima hora como no meio de uma viagem para a praia ou então em dias que nos exigem muito esforço físico. Por isso é muito normal que mulheres queiram acabar com a menstruação por meio de anticoncepcionais, o que é possível.

Quando posso voltar a tomar anticoncepcional?

Se você deseja fazer isso e é um caso isolado, ou seja, se você não costuma voltar a tomar o anticoncepcional antes da época, vá em frente! Não há problema algum em emendar cartela de anticoncepcional de vez em quando, mas fique atenta pois existem anticoncepcionais de baixa dosagem, que são aqueles que contêm a dosagem mínima hormonal para fazer efeito, esses anticoncepcionais não devem ser emendados pois por serem fracos não vão conseguir interromper o sangramento de fato e você terá um escape de sangue que pode durar dias. Veja também se emendar a cartela de anticoncepcional atrasa a menstruação.

Apesar de não haver problemas em emendar cartelas de anticoncepcional às vezes, se você costuma fazer isso com frequência é recomendável que troque o de 21 ou 24 dias para um anticoncepcional de 28 dias, esses não têm aquela semana de pausa, ou seja, tomando ele você nunca fica menstruada, além disso os de 28 dias são feitos para serem tomados sem a clássica pausa do anticoncepcional sem te gerar nenhum problema como escapes e desequilíbrios hormonais. Os anticoncepcionais de 28 dias, chamados de contínuos, contêm apenas progesterona e são também recomendados para mulheres que sofrem muito com dores no período menstrual e para mulheres com anemia por evitar a perda de sangue.

Se o seu problema é apenas a menstruação em si, é possível usar o coletor menstrual, esse coletor é um copinho que deve ser introduzido na vagina e não deixar o sangue vazar, ele é muito útil pois pode ser usado para entrar na piscina e fazer exercícios físicos dando uma proteção melhor do que um O.B. ou um absorvente externo. Além disso o coletor pode ser usado diversas vezes, é apenas necessário lavar, por isso com o passar dos meses acaba saindo mais barato do que absorventes, sem contar substituindo o absorvente pelo coletor você acaba produzindo muito menos lixo, a natureza agradece! Descubra como usar o coletor menstrual entrando no artigo.

No intervalo do anticoncepcional pode ter relação?

O anticoncepcional funciona para deixar a mulher completamente infértil o tempo todo, ou seja, você pode sim ter relações sexuais no período do intervalo do anticoncepcional, apenas não esqueça de voltar a tomá-lo no dia certo sem atrasos pois se você tiver relações sexuais no intervalo e esquecer e começar a tomar a pílula no dia certo é possível que engravide, assim como se você tiver relação sexual e esquecer de tomar o anticoncepcional no outro dia.

Outros métodos contraceptivos

Apesar das mil vantagens do anticoncepcional, ele também pode trazer problemas de saúde como a trombose, além disso o anticoncepcional de cartela tem a desvantagem de precisar ser tomado todo dia, então um pequeno esquecimento pode te gerar grandes problemas depois. Se você está pensando em trocar de métodos contraceptivo, segue lista de outros métodos que podem te livrar do anticoncepcional:

  • DIU de cobre: deve ser inserido por meio de cirurgia e dura até 5 anos. Acesse esse artigo para saber como funciona o DIU.
  • Anel Vaginal: deve ser inserido na vagina pela própria mulher.
  • Espermicida: deve ser inserido na vagina antes da relação sexual e impede que o espermatozoides cheguem ao útero.
  • Camisinha: esse talvez seja o melhor de todos os métodos contraceptivos pois além de evitar gravidez também impede transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
  • Ligadura de trompas: deve ser realizado por meio de cirurgia.
  • Adesivo: esse é um anticoncepcional que deve ser colado na pele da mulher e que vagarosamente libera hormônio em sua corrente sanguínea.
  • Implante: deve ser inserido na pele da mulher e pode durar até 3 anos. Confira como funciona o anticoncepcional de implante subcutâneo nesse artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso voltar a tomar anticoncepcional antes dos 7 dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.