A dor testicular

Prepúcio inflamado: tratamento, causas e recomendações

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 27 setembro 2018
Prepúcio inflamado: tratamento, causas e recomendações

O prepúcio inchado, se chama postite, embora em muitos casos possa ser chamado de balanopostite, que é a inflamação do prepúcio que acontece em decorrência da balanite (inchaço da glande peniana). A diferença entre a balanite e a balanopostite é que a primeira é a inflamação apenas na cabeça do pênis, enquanto a balanopostite já engloba o prepúcio, a pele que cobre essa glande.

Dentre as principais causas da postite, balanite e balanopostite, destacam-se falta de higiene por restos de urina ou esperma, candidíase, alergia dentre outras causas. Neste artigo do umCOMO vamos comentar todas elas e ainda explicar como prepúcio inflamado, tratamento (como desinchar o prepúcio), causas e recomendações estão sempre relacionados e o que fazer para evitar.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da balanite

Índice

  1. Principais causas do prepúcio inflamado
  2. Prepúcio inchado por alergia
  3. Prepúcio inflamado por DSTs
  4. Fimose inflamada ou parafimose
  5. Candidíase (fungos no pênis) e prepúcio inflamado
  6. Prepúcio irritado por fricção

Principais causas do prepúcio inflamado

  • Alergias
  • DSTs: herpes, gonorreia e sífilis
  • Fimose e parafimose
  • Fungos: candidíase masculina
  • Hábitos de higiene
  • Irritação por fricção
  • Reação a antibióticos

Prepúcio inchado por alergia

O pênis inchado por alergia ou o prepúcio, podem ficar assim por diferentes agentes alérgicos. É comum que a inflamação venha acompanhada de sintomas como vermelhidão, ardência, coceira e erupções ou espinhas. O tecido das roupas, produtos de higiene, látex de preservativos ou qualquer coisa que entre em contato com o pênis podem ser os responsáveis por essa reação.

O ideal é que um médico seja consultado para assegurar que a causa da inflamação no prepúcio seja realmente uma alergia e então descobrir o agente causador. De qualquer forma, é importante considerar todas as substâncias e materiais que possam ter entrado em contato com o pênis e suspender o uso delas imediatamente.

O tratamento para prepúcio inchado por alergia, poderá ser feito com antialérgicos, cremes para dermatite ou simplesmente com a suspensão do agente causador. Mas é preciso que seja prescrito. Para aliviar os sintomas de irritação, recomenda-se a aplicação de compressas frias sobre a região e a higienização com água e sabão neutro.

Prepúcio inflamado por DSTs

Doenças sexualmente transmissíveis também podem estar relacionadas à pele do pênis inchada:

Herpes

Além da inflamação, podem aparecer dores, manchas vermelhas, bolhas e até úlceras no pênis. Veja quais são os sintomas de herpes genital. Apesar de a herpes não ter uma cura definitiva, ela pode e deve ser tratada para acabar com os incômodos e possibilidades que se desenvolva para um câncer. A herpes genital é altamente contagiosa e precisa ser avaliada por um médico. No tratamento para herpes genital os médicos costumam receitar antivirais para encurtar a duração do surto viral e outros remédios para a dor e outros sintomas.

Gonorreia

A gonorreia também não deve ser descartada em casos de prepúcio inflamado. Além da dor e inflamação no pênis e testículos, apresenta sintomas de secreções e ardor ao urinar - os sinais costumam aparecer após entre 2 a 14 dias do contágio da infecção. O tratamento para gonorreia é feito com antibióticos receitado por médico e os cuidados com a higiene devem ser redobrados.

Sífilis

A sífilis deve ser diagnosticada por um médico já que por muito tempo seus sintomas podem ser silenciosos. Quando eles se manifestam, podem aparecer úlceras, inflamação no prepúcio e gânglios, erupções corporais, dentre outros. Essas condições precisam ser diagnosticadas o quanto antes para evitar que a doença evolua até a etapa terciária , quando já não pode ser tratada e pode levar à morte.

Entenda: Como se trata a sífilis

Fimose inflamada ou parafimose

O prepúcio inchado também pode causar ou ser consequência da fimose, condição comum que é quando a pele do pênis não se retrai adequadamente, causando dor e incômodo. Já a parafimose é quando o prepúcio não consegue 'voltar' para cobrir a glande.

Ambas as condições devem ser avaliadas por um urologista para evitar infecções e outros desdobramentos. Em muitos casos o problema se resolve com uma pequena intervenção cirúrgica.

Veja mais: Como saber se tenho fimose

Candidíase (fungos no pênis) e prepúcio inflamado

A candidíase masculina também pode ser causadora da inflamação no prepúcio ou balanopostite e ocorre por excesso de cândida nas partes íntimas. O contágio não necesariamente acontece por contato íntimo, pode aparecer também por imunidade baixa, falta de higiene ou uso de antibióticos. O tratamento deve ser recomendado pelo médico, e além de medicamentos específicos, requer boa alimentação, hidratação, evitar roupas muito justas, dentre outros hábitos.

Prepucio inchado e coçando, o que pode ser?

Veja mais em: Como tratar e identificar candidíase no homem

Prepúcio irritado por fricção

O atrito nas partes íntimas também pode causar inflamação no prepúcio, já que esta é uma parte muito sensível. Masturbação excessiva, atividade sexual intensa (com pouca lubrificação) e outras atividades que impliquem em fricção podem machucar dessa maneira. Para aliviar a irritação recomenda-se suspender a atividade que causou isso e outras que envolvam fricção por pelo menos 3 dias ou até que os sintomas melhorem.

Em caso de muita dor ou ardência, faça compressas frias sem colocar o gelo diretamente em contato com a pele. Para evitar que o problema de prepúcio inchado após relação volte a se repetir, aposte sempre em lubrificação.

Veja também: Como tratar a balanite

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Prepúcio inflamado: tratamento, causas e recomendações, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
leojosi
o que fazer caso ocorrer ardência e inchaço e pouca coceira no prepúcio do pênis devido ao usar sabonete liquido no local
Luís fernando
Bolinhas tipo.espinha no penis oque pode se quando aperto sai massinha delas tipo espinhas tenho 15 anos e quero ajuda por farvo
Editor umComo.com.br
Oi Luís Fernando! Apenas um médico pode fazer um exame físico e recomendar o melhor tratamento para você. Recomendamos que você consulte um urologista o mais rápido possível. Rápidas melhoras!
Prepúcio inflamado: tratamento, causas e recomendações