Primosiston corta o efeito do anticoncepcional? - Recomendações de uso

Primosiston corta o efeito do anticoncepcional? - Recomendações de uso

O Primosiston é um medicamento utilizado para interromper o sangramento vaginal anormal causado por hemorragia visando que a paciente pare de perder sangue. O indicado é que se tome o medicamento 3 vezes ao dia durante 10 dias e que não se pare de tomá-lo mesmo após o fim do sangramento pois caso o tratamento não seja feito por completo o sangramento pode voltar. Apesar de ser indicado para mulheres com hemorragia uterina, o Primosiston também é usado para adiantar ou atrasar a menstruação. Se você toma o medicamento e saber se Primosiston corta o efeito do anticoncepcional este artigo do umCOMO te dá a resposta.

Primosiston e anticoncepcional

O Primosiston é um remédio composto de etinilestradiol e noretisterona que são hormônios artificiais, o anticoncepcional também é um composto de hormônios que atuam justamente no sistema reprodutor, visto que ambos têm a capacidade de controlar a chegada e o fim da menstruação. O Primosiston corta menstruação já iniciada e também hemorragias oriundas de desequilíbrios hormonais, principalmente em casos de Síndrome do Ovário Policístico.

Primosiston não é anticoncepcional, apesar disso, por ser um medicamento composto de hormônios similares ao anticoncepcional, o Primosiston não deve ser utilizado desse método contraceptivo pois acaba sobrecarregando o corpo da mulher com uma bomba de hormônios, que pode gerar sérias consequências como desregulamento da menstruação, dores de cabeça, espinhas, retenção de água, ganho de peso, dores abdominais, cansaço e vômito. Da mesma forma, tomar Primosiston com pílula do dia seguinte não é nada recomendado, apesar disso, o Primosiston não corta efeito da pílula do dia seguinte nem da pílula anticoncepcional Ciclo 21 entre outras. Se você quer saber quais remédios têm esse efeito, veja nesse artigo o que pode cortar o efeito do anticoncepcional.

Além disso devemos considerar mais um fator, a pílula anticoncepcional serve, entre outras coisas, para regular a menstruação, se você faz uso desse método contraceptivo e está com a menstruação desregulada a ponto de precisar tomar Primosiston, é necessário que consulte um especialista em ginecologia para procurar a origem desse problema e provavelmente trocar o anticoncepcional por um que regule seu ciclo.

Outra dúvida similar e comum é se pode misturar pílula do dia seguinte com anticoncepcional, se você tem essa dúvida, confira nesse artigo a resposta.

Causas da hemorragia uterina

A hemorragia uterina, também chamada de menorragia, acontece quando a mulher tem uma menstruação que dura mais de 7 dias com intensidade, nesses casos o Primosiston entra principalmente para evitar que se perca muito sangue. As causas da hemorragia uterina são:

  • Problemas de coagulação: quando se tem problemas de coagulação é possível ter uma hemorragia uterina, a dificuldade do sangue em coagular pode ser facilmente observada pois pacientes com essa condição também têm problemas para cicatrização de ferimentos já que o sangue é menos capaz de formar a "casquinha" de machucados
  • Aborto: o aborto, sendo espontâneo ou não, pode gerar ferimentos no interior do útero e, por consequência, acarretar em um sangramento excessivo, nesses casos é necessário ir urgentemente ao médico para que o ferimento seja estancado e cuidado.
  • Desequilíbrios hormonais: certamente a maior parte dos casos de menorragia são causados por desequilíbrios, eles podem ocorrer até mesmo em razão do estresse.
  • Infecção no útero: a infecção no colo do útero costuma vir acompanhada de corrimentos de odor desagradável de diferentes cores, ardência ao urinar e durante relações sexuais e cólica. Essa infecções pode surgir em razão de alguma alergia a preservativos e também em razão de doenças sexualmente transmissíveis (DST) como a clamídia, gonorreia e a HPV, nesses casos o tratamento é feito por meio de antibióticos.
  • Uso de anticoncepcionais: o anticoncepcional é um composto de hormônios artificiais e existem diversos tipos de diversas marcas com diversos compostos, por vezes o ginecologista recomenda um anticoncepcional ao qual o corpo da mulher não se dá bem e a hemorragia uterina pode ser consequência dessa má reação. Isso, claro, não significa que a mulher não possa fazer uso desse tipo de método contraceptivo, apenas significa que ela deve retornar ao médico e trocar o medicamento por um que não gere efeitos colaterais graves.
  • Síndrome do Ovário Policístico;
  • Gravidez.

Leia também: Anti-inflamatório corta o efeito do anticoncepcional?

Como adiantar ou atrasar menstruação com Primosiston

O tratamento para adiantar ou atrasar a menstruação com Primosiston deve ser sempre prescrito e acompanhando por um médico. Primosiston não corta a menstruação imediatamente. Geralmente, a posologia é a seguinte:

Como adiantar a menstruação com Primosiston

Tome 1 comprimido a cada 8 horas durante 5 dias (caso a menstruação surja antes desses 5 dias, deve-se parar com o tratamento. O uso de Primosiston para esse fim só deve ser feito após 2 dias desde o fim da menstruação. O Primosiston não faz efeito no mesmo dias, mas após 3 ou 4 os efeitos já podem ser sentidos e a menstruação deve parar após 3 dias desde que o tratamento foi interrompido. Se você tomou Primosiston e não menstruou, siga tomando, esse remédio não tem efeito instantâneo.

Entenda: Café amargo faz a menstruação descer? - Quando não tomar

Como atrasar a menstruação com Primosiston

Três dias antes da chegada de sua menstruação comece tomando 1 comprimido de Primosiston a cada 8 horas, siga tomando-os durante até 2 semanas.

Leia também: Emendar a cartela de anticoncepcional atrasa a menstruação?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Primosiston corta o efeito do anticoncepcional? - Recomendações de uso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.