menu
Partilhar

Principais causas e como evitar o desmaio

Por Melissa Ramalho. Atualizado: 12 abril 2018
Imagem: realestate.aol.com

Por vezes não sabemos como agir diante de um desmaio, desconhecemos as causas e como o podemos evitar. Existem pessoas que desmaiam com mais frequência que outras, tanto pode acontecer um desmaio repentino, como um desmaio provocado por uma fobia, como o medo excessivo de ver sangue. O desmaio ocorre quando uma pessoa perde os sentidos por um curto período de tempo. Neste artigo de umComo vamos esclarecer quais são as principais causas e como evitar o desmaio.

Também lhe pode interessar: Como agir diante de um desmaio

Principais causas de desmaios repentinos

A perda súbita de consciência é precedida por sensações como náuseas, vertigens, até mesmo fraqueza e tonturas. Qualquer pessoa está sujeita a um desmaio, as causas de desmaios repentinos podem ser várias. No entanto as mais comuns são:

O desmaio é uma defesa natural do nosso corpo, seja qual for a causa, o organismo reage da mesma maneira, quando o fluxo sanguíneo não consegue chegar ao cérebro e irrigá-lo o suficiente, o nosso corpo "apaga" de forma a que desmaiemos, para que o sangue não tenha que enfrentar o efeito da gravidade e consiga chegar com mais facilidade ao cérebro. Após o desmaio o corpo volta ao normal passados alguns minutos.

Principais causas e como evitar o desmaio - Principais causas de desmaios repentinos
Imagem: clinicaladvisor.com

Principais causas do desmaio na gravidez

O desmaio na gravidez pode ocorrer com alguma frequência, normalmente mulheres gestantes sofrem com diminuição da pressão arterial e algumas alterações no seu sistema cardiovascular. Com a gestação de um bebê, o corpo produz mais sangue, o que faz com que o coração trabalhe mais, os níveis de açúcar muitas vezes baixam, causando tonturas e até desmaios às futuras mamães. Quando uma gestante fica com anemia, um dos sintomas mais evidentes são os desmaios, se sente constantemente tonturas deve procurar o seu médico.

Principais causas e como evitar o desmaio - Principais causas do desmaio na gravidez
Imagem: blogvs.ssbeneficios.com.br

Principais causas de desmaio em bebês

Quando o nosso filho cai desacordado, gera-se o pânico, muitos pais desesperam por não saber as causas que levaram ao desmaio. Nem sempre um desmaio em bebês e crianças é sinal de algo ruim. As causas mais frequentes de desmaio em bebês e crianças são:

  • Desidratação
  • Excesso de esforço físico
  • Estresse
  • Jejum
  • Doença

Para evitar o desmaio nos mais pequenos, deve passar bem longe de locais muito fechados e abafados, hidratar bastante a criança em dias de maior calor, proporcionar alimento a cada três horas. Sempre que fizer algum tipo de esforço físico, a criança deve ter um chapéu e protetor solar, deve também evitar grandes situações de estresse.

Principais causas e como evitar o desmaio - Principais causas de desmaio em bebês
Imagem: sleepsense.net

Como evitar o desmaio

Se você sentir fortes tonturas, náuseas e fraqueza deve procurar deitar-se de imediato, colocando as pernas mais elevadas que a cabeça, de forma a aumentar o fluxo de sangue para o cérebro. Se estiver em público e não conseguir deitar-se, procure uma cadeira e sente-se, colocando a cabeça para baixo ao nível dos joelhos. Na hora de se levantar, faça-o lentamente, para não sofrer nenhuma queda súbita de pressão. No verão as temperaturas altas podem provocar desmaios, o que normalmente ocorre quando você permanece muitas horas em pé, não ingere líquidos ou faz esforços físicos em horas de maior calor.

Principais causas e como evitar o desmaio - Como evitar o desmaio
Imagem: esporte.uol.com.br

Como evitar o desmaio ao tirar sangue

Existem muitas pessoas que têm fobia de sangue, a hematofobia é um medo irracional de ver sangue. As pessoas que sofrem desta patologia ao verem sangue, são confrontadas com a vulnerabilidade do ser humano, o que lhes provoca um pavor tremendo da morte. Se você sofre deste problema, o que tem a fazer para evitar o desmaio, é sempre que tiver que colher sangue ou tomar alguma injeção que o faça deitado, de maneira a evitar uma caída de pressão.

Relacionado: Sensação de desmaio ao dormir, o que pode ser?

Principais causas e como evitar o desmaio - Como evitar o desmaio ao tirar sangue
Imagem: mamaeonline.com.br

Como evitar o desmaio na gravidez

Para evitar o desmaio na gravidez você deve ter alguns cuidados, habitue-se a levantar-se lentamente, isto porque só o fato de estar grávida já provoca uma queda na pressão arterial, se você facilitar e levantar-se rapidamente, sujeita-se a sofrer ainda mais quedas de pressão repentinas, o que pode levar ao desmaio. Hidrate-se e coma com frequência isto porque o baixo nível de glicose no sangue é a maior causa de desmaios na gravidez. Evite ambientes muito quentes pois esses ambientes superaquecidos provocam quedas de pressão. Ao deitar-se, deve evitar a posição de costas, isto porque no final da gravidez podem surgir tonturas derivadas dessa posição. O útero fica muito pressionado, o que causa um aumento da frequência cardíaca, náuseas e queda de pressão. Deite-se sempre de lado para evitar estes problemas.

Veja também: Quanto tempo dura um desmaio? - Sintomas e causas

Principais causas e como evitar o desmaio - Como evitar o desmaio na gravidez
Imagem: vidaeestilo.terra.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Principais causas e como evitar o desmaio, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

Imagem: realestate.aol.com
Imagem: clinicaladvisor.com
Imagem: blogvs.ssbeneficios.com.br
Imagem: sleepsense.net
Imagem: esporte.uol.com.br
Imagem: mamaeonline.com.br
Imagem: vidaeestilo.terra.com.br
1 de 7

Voltar ao topo da página