Partilhar

Propriedades da melancia

Propriedades da melancia

Toda a exuberância tropical de África se encontra em uma fruta suculenta, a melancia. Sua deliciosa polpa vermelha era considerada objeto de adoração nesse continente, e os antigos faraós possuíam melancias como seus tesouros mais preciosos, por ser um bom recurso de água. De tamanhos consideráveis, uma melancia média pode chegar facilmente aos cinco quilos. Existem algumas de casca verde escura, outras mais claras e inclusive com faixas verdes de dois tons. Redondas e ovaladas. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe as propriedades da melancia.

Também lhe pode interessar: Benefícios de comer melancia
Passos a seguir:
1

Comer melancia possui um efeito parecido a tomar uma bebida isotônica, refresca e nutre ao mesmo tempo. Isso acontece pelo seu alto conteúdo de água (93%) onde se encontram dissolvidos oligoelementos, minerais, vitaminas e uma pequena porcentagem de açúcares. Seu consumo é ideal para acalmar a sede durante os meses de verão, quando aumenta a transpiração e com ela a perda de líquido e sais minerais.

2

A contribuição nutricional da melancia era aproveitada tradicionalmente para ajudar na produção de leite das mães lactantes, assim como para baixar a febre de uma forma natural em caso de infecção. Hoje, entre suas principais virtudes terapêuticas, destaca-se a sua ação diurética e desintoxicante, potenciada por uma presença significativa de potássio e um baixo teor de sódio.

3

A melancia, além de tudo, estimula a função depurativa dos rins e do sistema urinário, prevenindo a retenção de líquidos, edemas e celulite. Sem gorduras e com menos açúcar que outras frutas, sua contribuição calórica não é relevante, e pode ser incluída em dietas de controle e depurativas, acompanhada de outros pratos crus ou hipocalóricos.

4

Alguns dos compostos que possui têm uma atividade antioxidante, protetora das células, dos tecidos e da pele. Entre eles destaca-se o licopeno, um caroteno precursor da vitamina A que protege as artérias e é anticancerígeno. A proporção de vitaminas C e E antioxidantes é discreta mas representativa, já que esta fruta pode ser consumida em porções generosas por ser muito digestiva e leve.

5

Também estão presentes as vitaminas do complexo B, tiamina, riboflavina e niacina, que dão à melancia uma capacidade anti-estresse destacável.

6

Existem três variedades de melancia; com ou sem semente, amarela ou vermelha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades da melancia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Se perguntar na sua frutaria podem lhe aconselhar sobre como comer a melancia, como conservá-la e principalmente, como saboreá-la.

Escrever comentário sobre Propriedades da melancia

4 comentários
José AP de Paula
Quem tem diabetes pode comer melancia controle dela fica cerca 145.130
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi José! Eu penso que não tem problema, pois a melancia é uma fruta composta maioritariamente por água. Mas no caso de dúvida fale sempre com o seu médico. Obrigada pelo seu comentário!
Wilson
Melancia com semente. Qual o beneficio.
Torquemada Gino
Sou moleque da roça, criado em meio a frutas, verduras e legumes. Tenho 63 anos e sou atleta de artes marciais. Casei-me com uma garota da cidade e tenho com ela uma filha de 16 anos, criada por ela, já que me separei com 4 anos de casado. Essa menina nunca tomou um café, odeia frutas e não sabe o que é couve, alface, tomate ou qualquer outra coisa a que me acostumei na vida a comer. Adora batatas fritas, refrigerante, hamburger e outros venenos. Depois dessa devastação provocada pela mãe, estou agora, a meu modo, apresentando minhas opções a ela. Aos poucos estou conseguindo algum resultado. A bem da verdade, devo juntar que o comportamento da mãe foi influenciado pela criação que teve, na qual seu café da manhã era guaraná com um carboidrato qualquer de farinha branca. Desabafei aqui para que fique claro o prejuízo que podemos causar aos filhos não os orientando quanto à alimentação correta. Pronto. Falei.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Torquemada, que bom que você está tentando mudar a alimentação de sua filha! Espero que consiga. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! :)
Cláudio Lima
Pra mim a melancia é predileta, desde criança faço uso dessa fruta maravilhosa, os seus benefícios para minha saúde tem sido muito grande, recomendo a todos fazerem o uso dela.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Cláudio, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue a acompanhar-nos! ;)

Propriedades da melancia
Propriedades da melancia

Voltar ao topo da página