Partilhar

Propriedades da Tribulus Terrestris

Propriedades da Tribulus Terrestris

Tribulus terrestris é o nome científico de uma planta cujo extrato é usado como suplemento alimentar. A planta é conhecida comumente como abrolho vermelho.

Como complemento alimentar, o suposto efeito é um aumento na produção de testosterona do corpo e um aumento do desejo sexual. É popular entre os atletas e usada especialmente pelos fisioculturistas, para aumentar a força e massa muscular.

Na medicina tradicional chinesa e índia, o extrato é misturado em tônicos e é usado como afrodisíaco, assim como um remédio para fígado, rins, trato urinário e remédio cardiovascular. Isso é tudo o que tem que saber se for tomar o suplemento, além de quais são os efeitos do Tribulus Terrestris.

Também lhe pode interessar: Quais as propriedades do Tribulus terrestris

Princípio ativo

Os suplementos alimentares Tribulus terrestris contêm extratos da planta. Estes extratos têm uma concentração do 40 ao 45 por cento do princípio ativo chamado saponinas do furostanol, que é simplesmente uma classificação dos esteroides produzidos naturalmente nas plantas. O mais ativo e dominante destes compostos químicos é a protodioscina.

O aumento na produção de testosterona e outros efeitos afrodisíacos do Tribulus terrestris vêm em grande parte pela presença de protodioscina.

Ação

Os compostos químicos extraídos da planta do Tribulus terrestris estimulam a liberação do hormônio luteinizante (LH) da glândula pituitária. LH é um hormônio essencial para a reprodução. Nos homens, a LH atua sobre as células de Leydig nos testículos, que produzem testosterona.

Um dos efeitos do aumento dos níveis de testosterona é aumentar a geração de células de esperma e mobilidade dos espermatozoides. A protodioscina também afeta a produção de dehidroepiandrosterona (DHEA). DHEA é o esteroide mais abundante no corpo humano e vem das glândulas suprarrenais. O corpo converte a DHEA nos hormônios estrógeno e testosterona.

Outra atividade relacionada com a protodioscina é a liberação de óxido nítrico no corpo cavernoso do pênis que é o tecido eréctil masculino. O Tribulus terrestris é, portanto, conhecido também por seus efeitos motivadores sexuais.

Disponibilidade

Os produtos alimentares do Tribulus terrestris são oferecidos como suplemento em pó solúvel, que costumam ser embalados como suplementos de tribulus puro.

Outros produtos também podem vir em forma de tabletes, cápsulas e extrato líquido. As variações destes produtos combinam o extrato com outros suplemento nutricionais. Estes produtos não são medicamentos sintetizados artificialmente.

A natureza dos efeitos

Os efeitos não são imediatos e só começam a aparecer após um certo período de consumo constante, normalmente de duas a três semanas.

A dose diária recomendada dos produtos de tribulus é de 750 a 1250 miligramas. Sugere-se que a dose diária total seja dividida em diferentes momentos do dia, como durante as refeições.

Efeitos colaterais

Os testes iniciais de Tribulus terrestris foram realizados em animais. Um fornecimento constante de altas doses do extrato mostraram o efeito contrário, força e coordenação reduzida.

Nos seres humanos, ao redor de 1 em cada 10 sentem mal-estar estomacal. Também houve um caso raro de ginecomastia, que é o crescimento anormal das glândulas mamária nos homens.

No entanto, a maioria dos estudos não mostrou efeitos adversos ou tóxicos significativos.

O extrato aumenta os níveis de testosterona em um 40 por cento. O nível médio de testosterona nos homens é de 600 nanogramas por decilitro (ng/dl), mas com o tribulus este nível pode aumentar para 850 ng/dl, que ainda está dentro da faixa normal de 300 a 1000 ng/dl. Lembre-se sempre de consultar seu médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades da Tribulus Terrestris, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Propriedades da Tribulus Terrestris

Propriedades da Tribulus Terrestris
Propriedades da Tribulus Terrestris

Voltar ao topo da página