Partilhar

Propriedades das sementes de girassol

Propriedades das sementes de girassol

As sementes de girassol são um fruto obtido da planta do girassol e são fontes de vários nutrientes essenciais para a nossa saúde. As principais propriedades das sementes de girassol devem-se aos seus óleos essenciais, que proporcionam ácidos graxos, lecitina e antioxidantes, muito benéficos para o organismo. O consumo de sementes de girassol através da alimentação é uma das formas mais simples para nos beneficiarmos dos seus efeitos positivos, bem como para reforçar a nossa saúde através dos seus usos medicinais. Por isso, em umComo.com.br vamos explicar para você as propriedades das sementes de girassol, para que possa incluí-las na sua dieta e obter todos os seus benefícios.

Helianthus annuus

As sementes de girassol são pequenos frutos obtidos da planta do girassol. Trata-se de uma planta muito conhecida pelas suas flores amarelas, seu caule verde, e pelo fato de se posicionarem em direção ao sol, em função da posição deste, fato que lhe deu o seu nome. Estas sementes são fonte de gorduras essenciais e proteínas, tornando-as um produto muito saudável que nos fornece energia, fibra, minerais e vitaminas. As propriedades das sementes de girassol baseiam-se em grande parte pela quantidade de nutrientes que permitem seguir uma dieta saudável. Têm uma elevada quantidade de ácidos graxos essenciais, fundamentais para que o organismo desenvolva as suas funções corretamente. Entre estas gorduras encontram-se Ômega 6 e Ômega 3. Além disso, fornecem proteínas vegetais, e vitamina E, tiamina, niacina e riboflavina, e minerais como cálcio fósforo, ferro, potássio e magnésio.

Propriedades das sementes de girassol - Helianthus annuus

Óleos essenciais

As propriedades do óleo de girassol podem ser obtidas através dos seus óleos essenciais. Estes têm um elevado valor nutricional, proporcionando ácidos graxos essenciais, lecitina, antioxidante, vitaminas e outros nutrientes que são benéficos para o organismo. Entre alguns benefícios do óleo essencial das sementes de girassol encontramos o seu efeito positivo para o correto funcionamento do cérebro, prevenindo a perda de memória e a demência. Assim, os óleos essenciais das sementes de girassol têm propriedades anti-inflamatórias devido ao seu teor de prostaglandina, uma substância produzida pelo organismo que reduz a inflamação, ajudando a tratar problemas como a artrite ou a síndrome pré-menstrual.

Propriedades das sementes de girassol - Óleos essenciais

Ricas em aminoácidos

As propriedades das sementes de girassol também apresentam teor de proteína vegetal e seus aminoácidos essenciais. Como acontece com os óleos essenciais, os aminoácidos são necessários para diferentes funções do organismo, especialmente neurológicas e musculares. Por este motivo, as propriedades das sementes de girassol são fundamentais na dieta das pessoas vegetarianas, já que são uma fonte de proteínas que não podem ser obtidas por não consumir carne. Desta forma, as sementes de girassol ajudam a conseguir uma dieta equilibrada.

Minerais

Os minerais são essenciais para a nutrição e devem ser administrados através da alimentação. Um déficit de minerais provoca efeitos prejudiciais no funcionamento do organismo, relacionados com os dentes, ossos e sangue, entre outros. Desta forma, uma boa forma de obter cálcio e outros minerais é adicionando sementes de girassol à nossa alimentação. O consumo destes pequenos frutos adquire maior relevância em pessoas que sofrem de osteoporose, fibromialgia, artrose, e outras doenças similares. Em algumas etapas da vida como o período de amamentação, ou também durante a gravidez, a mãe precisa de uma maior quantidade de cálcio que pode ser adquirida com as sementes de girassol, além de proporcionar energia e outros nutrientes.

Neste artigo você pode consultar quais são os sintomas da falta de cálcio.

Propriedades das sementes de girassol - Minerais

Como consumir sementes de girassol

Agora que sabe as propriedades das sementes de girassol, deve saber como pode obter os seus benefícios através da alimentação. A verdade é que dispomos de uma variedade de produtos que contêm estes pequenos frutos e que podem ser adquiridos em uma variedade de estabelecimentos.

  • Barrinhas. A maioria das barras energéticas contêm sementes de girassol. Além disso, estas costumam conter outros produtos como mel e frutos secos, muito benéficos.
  • Pães. Alguns pães são feitos com sementes de girassol, por isso é uma boa forma de consumir um produto tão comum, adicionando-lhe outro alimento muito saudável.
  • Saladas. Ainda que as saladas não contenham sementes de girassol, elas são um dos melhores pratos para adicionar estes frutos.
  • Iogurte. Outra forma de obter as propriedades das sementes de girassol é adicionando uma colher de sopa no iogurte, fica uma delícia!
  • Creme de verduras. Os cremes de verduras são saudáveis e saborosos e se além disso adicionarmos sementes de girassol conseguiremos o toque final.

Por último, lembre-se que as sementes de girassol têm um alto teor calórico , por isso devem ser consumidas moderadamente. Além disso, é recomendável não consumir estes frutos torrados e não adquiri-los em preparações industriais.

Propriedades das sementes de girassol - Como consumir sementes de girassol

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades das sementes de girassol, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Propriedades das sementes de girassol

1 comentário
mariana sena santos
o óleo que se encontra em supermercado de girassol que se usa na cozinha, serve para fazer uso medicinal ou terapeutico

Propriedades das sementes de girassol
1 de 5
Propriedades das sementes de girassol

Voltar ao topo da página