Partilhar

Propriedades do capim santo

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Propriedades do capim santo

A maioria das plantas que nos rodeiam contam com propriedades benéficas para a nossa saúde. Neste artigo queremos lhe falar de uma erva fresca, de aroma cítrico, conhecida pela sua textura rugosa e áspera. Falamos da família das Poaceae, mais concretamente, do capim santo, uma planta muito fácil de cultivar conhecida popularmente como "capim-limão". De origem indiana, é ideal para climas quentes ou temperados, ou seja, cresce alegremente ao nível do mar ou em diferentes bosques (tropicais, mesófilos de montanha ou de carvalho e pinheiro, entre outros). O capim santo caracteriza-se pelo seu poder calmante, mas possui muitos outros usos medicinais. Quer saber mais sobre isso? Então, não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br e descubra todas as propriedades do capim santo.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do chá de capim-limão
Passos a seguir:
1

O capim santo é uma planta perfeita para ajudar nas possíveis doenças, incômodos ou problemas em alguns dos sistemas do nosso organismo (respiratório ou digestivo), assim como também pode nos ajudar a perder peso. É um bom remédio natural que nos ajudará a relaxar e a evitar espasmos e câimbras no nosso corpo. Ainda não ficou convencido? Então continue lendo.

2

Se sofre de problemas digestivos (vômitos ou diarreias) ou de dores de estômago contínuas, o capim santo é a sua planta ideal. Além disso, ajuda a eliminar a inflamação da barriga - expulsando os gases acumulados - e a melhorar as digestões graças às suas folhas cítricas, que contam com propriedades perfeitas para beneficiar o funcionamento do sistema digestivo. O capim santo também ajuda a tratar os vermes intestinais de forma eficaz.

Propriedades do capim santo - Passo 2
3

Por outro lado, o capim santo possui propriedades expectorantes curativas que ajudam nosso sistema respiratório, melhorando o funcionamento das vias respiratórias. Por isso, é um bom remédio para combater os sintomas da gripe e da tosse. Você pode tomar o capim santo em chá para conseguir um maior efeito descongestionante. Experimente!

4

Como referimos anteriormente, o capim santo é um bom remédio para combater os sintomas da gripe, por isso, também é recomendável tomá-lo para diminuir a febre ou o calor. O chá de capim santo ajuda a estabilizar a temperatura corporal. Para conseguir isso, deverá tomar umas 3 xícaras deste chá por dia, sem chegar a superar esta dose em nenhum momento.

Propriedades do capim santo - Passo 4
5

Sofre de contínuas dores de cabeça ou enxaquecas? O capim santo também pode ajudar você. Tomando três xícaras deste chá durante o dia você pode aliviar estas dores insuportáveis. É importante se sentir relaxado e liberar as tensões para que as pontadas deixem de se produzir na cabeça; esta erva ajudará você a sentir-se muito melhor, tanto física como mentalmente.

6

Introduzindo o capim santo na sua dieta, poderá reduzir o colesterol no sangue, pois conta com propriedades reguladoras. Lembre-se de tomar a planta como chá diariamente (umas três vezes, antes das principais refeições) para poder se beneficiar de todas as suas propriedades medicinais.

No seguinte artigo, você pode ver mais plantas medicinais adequadas para o colesterol.

Propriedades do capim santo - Passo 6
7

Seu poder diurético também ajudará você a evitar a retenção de líquidos. Por isso, o capim santo é um bom produto se deseja perder peso de forma natural. Lembre-se que, por outro lado, conta com propriedades digestivas que ajudarão você a melhorar o bom funcionamento do sistema digestivo, assim como das vias urinárias. O capim santo ajudará você a manter um peso ideal se tomado diariamente.

Propriedades do capim santo - Passo 7
8

Além de todas as propriedades do capim santo e do seu poder medicinal, é uma planta agradável, pois seu sabor cítrico é refrescante e, além de nos relaxar, ajuda a saciar. Também não devemos esquecer as suas propriedades antibióticas, que permitem tratar todos os problemas referidos anteriormente.

9

A melhor forma de tomar capim santo é, como referimos, em forma de chá. Deverá utilizar um punhado de ervas de capim santo e colocar em um copo com água fervendo. Deixe repousar até que a planta solte todas as suas propriedades. É recomendável tomar o chá umas três vezes por dia: a primeira vez em jejum, adicionando um pouquinho de limão para potenciar todos os seus efeitos e propriedades medicinais.

Por outro lado, é preferível combinar os chás de capim santo com uma dieta macia, principalmente se quisermos tratar os problemas digestivos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades do capim santo, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Propriedades do capim santo

Propriedades do capim santo
1 de 5
Propriedades do capim santo

Voltar ao topo da página