
O óleo de camomila é obtido a partir das flores desta erva medicinal tão popular por meio de um processo denominado destilação. É um produto natural muito usado para tratar diferentes condições que comprometem o nosso bom estado de saúde e, principalmente, para relaxar o corpo e a mente graças aos seus poderosos efeitos calmantes. Se gostaria de saber quais são as propriedades do óleo de camomila e começar a se beneficiar de seus incríveis benefícios, continue lendo este artigo de umComo.
Uma das principais propriedades do óleo de camomila é que é um incrível remédio natural para melhorar a saúde do sistema digestivo. Favorece a secreção de bile ajudando a ter uma digestão melhor após as refeições, além de ser excelente para combater condições como a prisão de ventre, cólicas estomacais, diarreias e flatulências. Tudo isso é também graças às suas propriedades antiespasmódicas e carminativas.

O óleo de camomila não é bom só para o aparelho digestivo, ele também conta com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas potentes. Isso faz com que seja útil para tratar, por um lado, os processos inflamatórios, dores musculares e/ou articulares e dores menstruais. Por outro lado, serve para aliviar dores de garganta, dores de dente ou causadas pela gengivite, que é a inflamação das gengivas.

Dentro do mundo da aromaterapia, o óleo de camomila destaca-se por ser um perfeito relaxante e calmante. Usa-se para reduzir níveis elevados de estresse e ansiedade, para acalmar os nervos e combater outros problemas associados com o sono ou a insônia, ajudando o paciente a ter um melhor descanso. Além disso, ajuda a acalmar as dores produzidas pelas tensões acumuladas no dia a dia, como a dor de cabeça ou a enxaqueca.
Outro uso do óleo de camomila é como relaxante ocular, já que ajuda a diminuir o cansaço dos olhos e inclusive é um bom tratamento natural para combater as olheiras; só terá que molhar um disco de algodão em um pouco de óleo de camomila e passar pela área do contorno dos olhos para descongestioná-las.

O óleo de camomila pode ser um bom aliado para as mulheres que se encontram na fase da menopausa. Durante este período é normal ter sintomas como ondas de calor, suores, dores de cabeça, insônia, irritabilidade, entre outros; e como explicamos anteriormente, o óleo de camomila é muito bom para tratar e combater todos estes problemas.

A todos estes usos do óleo de camomila devemos adicionar a sua aplicação na pele e cabelo. Quanto ao cuidado da pele, é um incrível reparador dos tecidos danificados e, graças ao seu conteúdo em mucilagens, ajuda a tratar a acne, a dermatite, o eczema, pequenos cortes e queimaduras. Também é magnífico para hidratar as peles secas e livrá-las da descamação, deixando-as bem mais suaves, frescas e bonitas.
Por outro lado, é muito eficiente para melhorar a saúde do cabelo e, principalmente, para fazer com que os cabelos loiros ou claros fiquem bem mais radiantes e bonitos, conseguindo um brilho sublime. Também pode ser um bom remédio para evitar as descamações do couro cabeludo.

Agora que já sabe quais são todas as propriedades do óleo de camomila que pode aproveitar, não hesite em começar a se beneficiar deste maravilhoso produto natural.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades do óleo de camomila, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.