Partilhar

Propriedades e benefícios do tamarindo para a saúde

Gosta do sabor do tamarindo? Além de ser uma especiaria saborosa, trata-se de um ingrediente cheio de benefícios para a nossa saúde graças às propriedades que tem para a nossa saúde assim que o introduzimos no nosso corpo. É proveniente da árvore do tamarindo que se encontra em zonas tropicais da Ásia, América do Sul e Caribe, e seu fruto oferece um sabor com toques picantes e doces ideal para aromatizar e dar gosto a alguns dos seus pratos.

Mas, além de ser ótimo para a nossa gastronomia, também se trata de um produto muito saudável graças à sua ajuda em regular diferentes funções corporais e melhorar, assim, o nosso estado de saúde. Neste artigo de umComo vamos lhe explicar as propriedades e benefícios do tamarindo para a saúde para que as conheça e possa aproveitar ao máximo os benefícios que traz para sua saúde.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do tamarindo

Melhora a saúde gastrointestinal

Uma das propriedades mais destacadas do tamarindo é que ajuda a melhorar os processos digestivos e, portanto, faz com que a nossa saúde gastrointestinal funcione ao nível máximo. Um dos usos mais comuns desta especiaria é que é ideal para prevenir a prisão de ventre pois sua polpa é rica em fibra e polissacarídeos, dois componentes que melhoram os movimentos intestinais fazendo, assim, com que os resíduos se eliminem mais facilmente por via retal.

De fato, a polpa do tamarindo tem sido desde sempre considerada como um laxante natural, já que ajuda a melhorar o trânsito e a depurar o organismo. Além disso, nunca deverá misturar com outros laxantes pois poderia chegar a perder suas propriedades.

Para cada 100 gramas de polpa de tamarindo está ingerindo 15% (aproximadamente) de fibra dietética e, portanto, consegue melhorar o movimento intestinal e eliminar as toxinas armazenadas no nosso organismo.

Assim, tomar tamarindo ajuda a reduzir a prisão de ventre mas, também, consegue melhorar as digestões já que também se potencializa a atividade da bílis, os sucos gástricos necessários para metabolizar melhor os alimentos e conseguir digestões bem mais leves.

Propriedades e benefícios do tamarindo para a saúde - Melhora a saúde gastrointestinal

Ideal para reduzir o colesterol ruim

Outro dos usos mais populares que se dá ao tamarindo é a sua capacidade para equilibrar o colesterol ruim do sangue. Isto porque a contribuição que esta especiaria nos proporciona se une aos sais biliares que produz o colesterol e, portanto, consegue-se que o cólon não as reabsorva. Isso faz com que, no final, o colesterol LDL (considerado como "ruim") vá diminuindo no nosso sangue.

De qualquer forma, o tamarindo não pode ser usado como um tratamento único para o colesterol pois é necessário continuar com o tratamento indicado pelo médico, bem como seguir uma dieta equilibrada e saudável. Neste artigo de umComo damos a você alguns conselhos sobre reduzir o colesterol para que saiba todas as práticas a ter em conta.

Propriedades e benefícios do tamarindo para a saúde - Ideal para reduzir o colesterol ruim

Um corpo mais jovem e saudável

O tamarindo é um ingrediente rico em antioxidantes, componente muito benéfico para nos ajudar a lidar com os radicais livres, ou seja, os responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e, portanto, causadores do aparecimento de algumas condições como cardiopatias, alteração na pressão e inclusive câncer.

Entre os benefícios do tamarindo para a saúde dos nossos órgãos destacamos os seguintes:

Um coração mais saudável

O tamarindo contém uma grande fonte de potássio mineral que controla os efeitos do sódio em nosso corpo e, portanto, consegue-se regular a frequência cardíaca e a pressão das artérias. Tudo isto consegue que nosso órgão vital esteja em perfeitas condições e possa desfrutar de um coração forte e 100% saudável.

Prevenção para o câncer

Os antioxidantes que encontramos no tamarindo são ideais para conseguir que nossas células estejam saudáveis pois luta contra o efeito nocivo dos radicais livres (que são os que envelhecem nossas células e as expõem a doenças ou degenerações). Como se reduz a morte das células, se previne que a deterioração das mesmas acabe se convertendo em cancerígenas.

Os antioxidantes que encontramos no tamarindo são carotenos, flavonoides, vitamina C e ácido tartárico, todos eles são fortes elementos que ajudam a reduzir os efeitos nocivos dos radicais livres e protegem o nosso corpo de doenças como o câncer.

Propriedades e benefícios do tamarindo para a saúde - Um corpo mais jovem e saudável

Outros benefícios do tamarindo

Acabamos de descobrir as propriedades do tamarindo mais populares e eficazes, mas, além disso, esta especiaria é ideal para melhorar outros fatores internos como os que explicamos para você de seguida:

Ideal para perder peso

Já referimos que o tamarindo é rico em fibra e este componente, além de ajudar a regular o trânsito intestinal, também é perfeito para nos ajudar a perder peso. Isto acontece porque a fibra incha no estômago fazendo com que sintamos o nosso apetite mais saciado de forma natural e, portanto, possamos fazer uma dieta sem passar fome. Para aproveitar estes benefícios, o melhor é tomar água de tamarindo diariamente antes da refeição e do jantar para reduzir a fome.

Previne a anemia

Esta especiaria é muito rica em ferro, mineral perfeito para aumentar a produção de glóbulos vermelhos e, assim, evitar sofrer de anemia.

O seu alto conteúdo em ferro será de grande ajuda para aumentar a produção de glóbulos vermelhos e prevenir a anemia.

Bom para as articulações

Contém óleos essenciais que, ao serem ingeridos, ajudam a desinflamar as articulações, por este motivo, recomenda-se em pacientes de gota, artrite ou doenças reumáticas.

Reforça as nossas defesas

O tamarindo também é rico em vitamina C, nutriente que fortalece o nosso sistema imunológico fazendo com que estejamos mais protegidos perante um vírus ou agentes infecciosos externos. Também é perfeito para poder baixar a febre de forma natural.

Propriedades e benefícios do tamarindo para a saúde - Outros benefícios do tamarindo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades e benefícios do tamarindo para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Propriedades e benefícios do tamarindo para a saúde

1 de 5

Voltar ao topo da página