Partilhar

Propriedades medicinais da cânfora

Propriedades medicinais da cânfora

A cânfora é uma substância branca e cristalina extraída da madeira do louro, uma árvore de folha perene. Está disponível em várias formas, incluindo em óleo, unguento, pomada e sabonete, e tem várias propriedades curativas. A árvore de cânfora é a canforeira, uma árvore muito pouco conhecida, que possui qualidades que vão desde controlar os maus odores até diversas propriedades medicinais. Conheça de seguida em umComo as propriedades medicinais da cânfora.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades medicinais do mel

Antiespasmódico

A aplicação tópica de óleo de cânfora sobre a pele limpa alivia os espasmos musculares e cãibras. Também é eficaz no alívio de convulsões, transtornos nervosos, ataques epilépticos e no nervosismo geral.

No entanto, uma superdosagem de cânfora causa convulsões e crises epilépticas, especialmente entre aqueles que sofrem de asma ou outros problemas respiratórios.

Usar cânfora pode ser benéfico em um inúmeras aplicações, mas a adesão rigorosa às instruções de dosagem é muito importância.

Propriedades medicinais da cânfora - Antiespasmódico

Estimulante

A cânfora melhora a circulação. Como óleo de cânfora, unguento ou pomada, esquenta a pele e aumenta o fluxo sanguíneo dos músculos doloridos. Também é um tratamento eficaz para a dor e problemas comuns associados à artrite reumática.

Descongestionante

Talvez a propriedade curativa mais utilizada da cânfora seja como descongestionante. O seu aroma distinto e forte ajuda a abrir as vias respiratórias congestionadas (nasais, pulmonares, bronquiais). O unguento dá um suave formigamento e oferece uma sensação de frescura inicial quando se esfrega no peito ou nas cavidades nasais.

Anti-inflamatório

A cânfora atua como um eficaz agente anti-inflamatório adormecendo os nervos sensoriais periféricos, também é útil para a inflamação externa e interna, e é refrescante relaxando o corpo e a mente.

Inibidor da tosse

Ainda que a maioria das formas de cânfora seja utilizada estritamente no exterior, é seguro ingerir óleo de cânfora branco como um supressor da tosse.

O óleo de cânfora branco é um ingrediente ativo em algumas velas aromáticas e pastilhas para a garganta. As velas aromáticas ajudam a abrir as vias respiratórias e a tosse diminui.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades medicinais da cânfora, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • A cânfora não deve ser usada em crianças, é totalmente contraindicado.
  • A cânfora deve ser consumido com precaução, em doses excessivas pode ser tóxica e provocar transtornos graves para o organismo.

Escrever comentário sobre Propriedades medicinais da cânfora

Propriedades medicinais da cânfora
1 de 2
Propriedades medicinais da cânfora

Voltar ao topo da página