Partilhar

Propriedades medicinais da salsaparrilha

A salsaparrilha é um arbusto que se encontra nos bosques mediterrâneos cujas propriedades têm feito com que seja utilizado para fins medicinais há centenas de anos. Principalmente, esta planta destaca-se por seus potentes efeitos diuréticos e suas propriedades digestivas e depurativas. A capacidade depurativa da salsaparrilha faz desta planta um excelente remédio caseiro para a retenção de líquidos e para o tratamento de diferentes doenças reumáticas, aliviando a dor e outros sintomas. Além disso, é eficiente para combater outras condições que vamos ver mais à frente, tais como doenças da pele e das vias urinárias.

Se quer conhecer mais a respeito dela, em umCOMO vamos explicar para você quais são as propriedades medicinais da salsaparrilha e para que serve esta planta.

Smilax aspera

A salsaparrilha é um arbusto da família das Esmilacáceas, apesar de antigamente ter sido considerada que pertencia às Liliáceas. Seus caules são finos e podem medir até dois metros de comprimento, suas folhas são pecioladas, tem flores de cor amarela e contém uns pequenos frutos de cor de vinho. Esses frutos contêm ao redor de 1 e 3 sementes e, ao invés do que se pode pensar, não são utilizados nem compõem a base das propriedades da salsaparrilha. De fato, os frutos da salsaparrilha são tóxicos, e no caso de consumi-los, pode-se sofrer de diarreia e vômitos, além de derivar em uma diminuição dos glóbulos vermelhos como consequência das propriedades hemolíticas.

Os benefícios da salsaparrilha para a saúde obtêm-se da sua raiz, e tem sido utilizada desde a antiguidade devido às propriedades fitoterapêuticas. Há diferentes espécies desta planta, e nem todas têm sido utilizadas com fins medicinais. Especificamente, a espécie Smilax officinalis foi utilizada como remédio para doenças de transmissão sexual como a sífilis e a gonorreia.

Propriedades diuréticas

Retenção de líquidos

Uma das principais propriedades medicinais da salsaparrilha é seu efeito diurético. Esta planta se destaca por sua capacidade para estimular a expulsão de líquidos, ajudando a prevenir a retenção de líquidos. Isto pode ser especialmente útil para aquelas pessoas que são mais propensas a sofrer de uma acumulação de líquidos sofrendo desconforto. A salsaparrilha estimula a produção de urina e aumenta o suor corporal, por isso não hesite em utilizá-la como remédio caseiro para facilitar a expulsão de água do organismo.

Doenças reumáticas

As mesmas propriedades diuréticas da salsaparrilha fazem com que este arbusto possa ser utilizado para aliviar os sintomas de doenças reumáticas, nas quais existem acúmulos serosos nas articulações. Com isso consegue-se diminuir a dor e facilitar a mobilidade das pessoas que sofrem deste tipo de doenças. Utilizar esta planta elimina os líquidos e melhora os sintomas da artrose, artrite reumatoide e a gota. No entanto, é importante ir ao médico no caso de sofrer qualquer uma destas doenças, para poder manter um controle das mesmas.

Problemas urinários

No caso de sofrer de problemas nas vias urinárias, as propriedades medicinais da salsaparrilha podem ajudar ao ser considerada uma planta com efeitos antissépticos, que junto com o ácido ascórbico e o zinco pode ajudar a combater inflamações nos rins e tratar as pedras renais.

Propriedades medicinais da salsaparrilha - Propriedades diuréticas

Propriedades depurativas

Eliminar toxinas

Outra das propriedades pelas quais a salsaparrilha é benéfica para a saúde é sua capacidade para depurar o organismo de toxinas. Ao estimular a expulsão de líquidos, esta planta contribui para a eliminação de resíduos que com o passar do tempo ficam acumulados no corpo, os quais podem piorar a saúde em quantidades elevadas. Neste outro artigo explicamos para você como eliminar toxinas do corpo. Um corpo livre de toxinas implica sentir-se melhor por dentro e por fora.

Salsaparrilha para emagrecer

Ainda que a salsaparrilha não sirva para emagrecer diretamente, tem efeitos que podem nos ajudar, junto com outros requisitos, a conseguir perder peso. Isto significa que não vamos emagrecer tomando apenas salsaparrilha, mas ao ser um diurético, ajuda a expulsar líquidos e toxinas e a nos fazer sentir menos inchados. Além disso, também pode facilitar a expulsão de substâncias nocivas que dificultam a perda de peso.

Boa para a acne

A salsaparrilha é um bom remédio caseiro para tratar e combater a acne. Suas propriedades depurativas fazem dela um bom tratamento para manter a pele livre de toxinas. Por isso, é eficaz nos casos de acne, eczema ou dermatite. Além disso, suas propriedades antibacterianas e antifúngicas também contribuem para melhorar as condições anteriores.

Propriedades medicinais da salsaparrilha - Propriedades depurativas

A salsaparrilha é afrodisíaca?

É possível que já tenha ouvido falar sobre os efeitos afrodisíacos da salsaparrilha. A verdade é que é uma das plantas para aumentar o desejo sexual mais utilizadas tradicionalmente, especialmente a salsaparrilha mexicana. Para isso, pode-se cozinhar a salsaparrilha e um pouco de alcaçuz, misturando duas colheres de sopa de cada uma e tomando um copo ao dia.

Contraindicações da salsaparrilha

É importante lembrar que os frutos da salsaparrilha são tóxicos, e que só se consome a raiz. Não se recomenda o consumo deste arbusto:

  • No caso de sofrer de gastrite ou cólon irritável.
  • Se sofrer de úlceras estomacais.
  • Durante a gravidez ou período de amamentação, por ter efeitos abortivos.

O que acontece se consumir muita salsaparrilha?

No caso de tomar salsaparrilha durante um longo período de tempo ou em grandes doses, podem-se ter os seguintes sintomas:

  • Irritação do revestimento do estômago.
  • Desidratação.
  • Mudanças na pressão arterial.

Como tomar salsaparrilha

Consumir salsaparrilha é simples, só devemos conseguir a raiz desta planta em lojas de produtos naturais ou estabelecimentos especializados. A dose diária recomendada é de 2 gramas.

  • Infusão de salsaparrilha. Ferva água junto com 2 gramas de salsaparrilha durante 15 minutos.
  • Extrato de salsaparrilha. É possível comprar salsaparrilha em gotas em lojas de produtos naturais. Neste caso, pode adicionar 30 gotas em um copo de água e beber.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Propriedades medicinais da salsaparrilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Propriedades medicinais da salsaparrilha

1 de 3

Voltar ao topo da página