Partilhar

Proteína de arroz: benefícios e indicações

Por Paula Cassandra. Atualizado: 29 janeiro 2019

Os suplementos alimentares são cada vez mais procurados por quem pratica exercícios intensos e deseja aumentar a sua massa muscular, mas esses produtos também podem ser úteis a quem carece de determinados nutrientes em seu cardápio devido a problemas de saúde ou estilo de vida. Nesse sentido, vem ganhando espaço a proteína de arroz, um suplemento indicado não só a atletas, mas também a quem possui intolerâncias ou alergias alimentares. Para saber mais sobre o assunto, confira as informações reunidas pelo umCOMO a respeito dos benefícios e indicações da proteína de arroz.

Também lhe pode interessar: Contra indicações do dente de leão

Benefícios da proteína de arroz

A proteína de arroz está ganhando espaço, mais recentemente, no cardápio de atletas que buscam uma alternativa à proteína do leite ou da soja para realizar a sua suplementação alimentar. Embora sejam opções que servem a muitas pessoas, quem possui intolerância à lactose não pode se beneficiar das vantagens que os suplementos feitos a partir da proteína do leite oferecem. Quanto aos suplementos produzidos com a proteína da soja, a limitação ao seu uso está muitas vezes associada ao fato do grão contar com alta carga de agrotóxicos em seu cultivo, além de grande parte da sua produção mundial ser a partir de sementes transgênicas.

Mas não são apenas esses motivos que levam as pessoas a preferirem o nutriente proveniente dessa nova fonte. Os benefícios da proteína de arroz são variados, graças à sua riqueza de aminoácidos, inclusive, de essenciais. Vale lembrar que existem os aminoácidos essenciais e os não essenciais e enquanto os segundos são produzidos pelo organismo, os primeiros não são e, dessa forma, é fundamental que na alimentação diária existam fontes desses nutrientes. A proteína do arroz é uma alternativa eficiente para suprir essa demanda, uma vez que possui diferentes aminoácidos essenciais, como a leucina, isoleucina, lisina, cisteína, fenilalanina, metionina, tirosina, valina, histidina, treonina e triptofano.

Em decorrência da carga de nutrientes que possui, as principais vantagens da proteína de arroz para o organismo são as seguintes:

Ganho de massa muscular

Quem busca o aumento dos seus músculos através das atividades físicas realiza exercícios intensos que causam dano à fibra muscular, para que ao serem reconstruídos aumentem o seu volume ao fazer uso dos nutrientes ingeridos. E são os aminoácidos que possuem esse papel, de regenerar o tecido muscular, assim, a proteína do arroz supre as necessidades da massa muscular, ajudando no seu desenvolvimento.

A leucina é um dos principais aminoácidos responsáveis por isso, sendo que estudos comprovam que o nutriente extraído do arroz tem se mostrado tão eficiente quanto os demais suplementos tradicionalmente usados. Conforme o treino pode ser preciso ingerir o suplemento antes e depois dos exercícios.

Perda de peso

Os praticantes de atividades físicas que desejam emagrecer também se beneficiam com as vantagens da proteína de arroz. A musculação é uma forma muito eficiente para a perda de peso, já que faz com que o corpo transforme a sua gordura acumulada em massa magra. Assim, ao usar o suplemento feito do arroz o corpo queima mais calorias, uma vez que as proteínas exigem mais trabalho do organismo.

Além disso, esse nutriente ajuda na saciedade, fazendo com que a pessoa demore mais a sentir fome. No entanto, o melhor é conversar com o nutricionista para avaliar qual a melhor dosagem do suplemento, o que vai depender do peso atual, a que peso deseja chegar e quais são as atividades realizadas e a sua frequência. Também é necessário investir em um cardápio saudável e equilibrado para emagrecer com saúde.

Proteína de arroz: benefícios e indicações - Benefícios da proteína de arroz

Indicações da proteína de arroz

As indicações da proteína de arroz também são alguns dos seus benefícios. Ou seja, embora qualquer pessoa possa consumir esse suplemento, ele é ainda mais adequado a quem possui alergia ou intolerância a alguns alimentos, como é o caso do leite. A proteína extraída do arroz é considerada hipoalérgica, pois ela não irrita as paredes do estômago, sendo mais fácil de ser digerida. Nesse sentido, também é indicada a quem possui problemas como a síndrome do intestino irritável ou dificuldade de digerir outras fontes de proteína.

Quem tem esses problemas costuma sofrer com enjoo, vômito, diarreia e vômitos, podendo até mesmo ter um choque anafilático. Outra vantagem e também uma indicação da proteína do arroz é para as pessoas veganas e vegetarianas. O primeiro grupo não consome nenhum alimento de origem animal, assim, pode sofrer com déficit de proteína se não tiver uma dieta balanceada. O mesmo acontece com os vegetarianos, que mesmo tomando leite podem ter carência do nutriente porque não ingerem carnes. Para ambos os grupos, portanto, o suplemento garante um cardápio com todos os nutrientes necessários.

Como consumir proteína de arroz

Quanto à forma de consumir a proteína de arroz, existem diversas maneiras. Como se trata de um pó, ele pode ser apenas misturado com água. Mas é possível agregar mais sabor ao combiná-lo com sucos naturais de frutas, shakes, leite de arroz e mesmo leite comum, se não houver restrições. O pó da proteína pode ser incluído ainda em bolos, panquecas e outras receitas, já que mesmo em altas temperaturas o suplemento não perde as suas propriedades. No entanto, é importante seguir a dosagem recomendada e não ingerir mais do que o limite diário.

Além disso, é importante saber que o suplemento é encontrado tanto na versão isolada quanto hidrolisada. A diferença é que o produto quando isolado possui em sua composição apenas a proteína e quando hidrolisado conta com outros nutrientes em sua composição, como carboidratos. No segundo caso, a sua absorção é mais rápida e, se ela for a escolhida, é preciso somente balancear os demais nutrientes da fórmula com a dieta. De qualquer modo, é preferível adquirir produtos de qualidade, sem conservantes, aromatizantes ou corantes.

Proteína de arroz: benefícios e indicações - Como consumir proteína de arroz

Se pretende ler mais artigos parecidos a Proteína de arroz: benefícios e indicações, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Proteína de arroz: benefícios e indicações

1 de 3

Voltar ao topo da página