Pueraria mirifica engorda? - Efeitos no organismo

Pueraria mirifica engorda? - Efeitos no organismo

A pueraria mirifica é uma raiz proveniente da Tailândia que ficou conhecida no Brasil por aumentar seios e glúteos. Apesar dessa fama, os efeitos verdadeiramente comprovados das propriedades da planta são o a diminuição dos sintomas incômodos da TPM e menopausa. Uma das principais dúvidas que surge quanto aos efeitos colaterais da 'kwao krua' (nome tailandês) é se ela provoca inchaço e aumento de outras medidas além dos seios e glúteos. Para esclarecer, o umCOMO reuniu informações e responde agora se pueraria mirifica engorda?

Efeito colateral da pueraria mirifica: engorda mesmo?

Não existem registros científicos que afirmem que a pueraria mirifica engorde. O que existem são relatos de algumas usuárias dos suplementos provenientes da raíz que relataram inchaço na TPM, efeito também conhecido como de algumas pílulas anticoncepcionais.

Se esse inchaço de fato ocorrer com algumas mulheres, pode surgir a sensação de aumento de peso, embora isso seja temporário. Neste caso, uma alternativa simples é recorrer aos diuréticos naturais.

Outra justificativa possível é a de que se o aumento dos seios ou glúteos realmente acontecer com o consumo de pueraria mirifica, as medidas maiores dão a sensação de um aumento de peso, mesmo que a tendência seja local. Ou seja, se acontece um aumento do seios ou busto, além de se notar uma alteração nas medidas, essa mudança também deve aparecer no ponteiro da balança, já que o tamanho pesa.

No entanto, há quem defenda que, na verdade, os fitoestrógenos presentes na pueraria mirifica contribuem para uma sensação de saciedade que deve diminuir o apetite e consequentemente até ajudar em uma perda de peso.

Não existe nada que mostre que a pueraria mirifica engorde. E sim uma alimentação desequilibrada com exageros.

Pueraria mirifica aumenta glúteos?

Os usos mais conhecidos da pueraria mirifica além da 'reposição hormonal natural' estão relacionados ao aumento de medidas no busto, mas há quem afirme que os efeitos também podem ser notados no glúteos. Assim como acontece no caso dos seios, não há nenhum estudo científico que comprove isso, apenas relatos virtuais.

Alternativas para aumentar os glúteos

Quem usa a pueraria mirifica para aumentar os glúteos usa tanto no consumo tópico quanto atópico. Mas, para garantir os seus efeitos, sugerimos combinar com as seguintes práticas simples que garantem o aumento dos glúteos:

  • Exercícios para aumentar os glúteos: agachamentos bem trabalhados porém com poucas repetições, corridas curtas e intensas e exercícios com tornozeleiras são algumas das atividades indicadas para aumentar os glúteos.
  • Alimentos para aumentar os glúteos: alimentos proteicos como ovo, carnes magras, soro de leite e leguminosos são indicados por ajudar no crescimento da massa magra. Mas eles devem ser combinados com carboidratos complexos como macarrão, arroz e cereais (preferencialmente integrais) que são fonte de energia e serão queimados antes que o seu corpo comece a queimar a massa magra dos glúteos.
  • Chás com fitoestrógenos: embora sejam apenas um 'extra', apostar em chás feitos de produtos conhecidos pela presença de fitoestrógenos pode estimular a produção de estrógenos e consequentemente um aumento dos glúteos e seios. Os chás conhecidos por esses efeitos são o de trevo vermelho, erva-doce e feno-grego.

Veja também: Como aumentar os glúteos naturalmente

Pueraria mirifica funciona mesmo?

Apesar dos muitos relatos virtuais e promessas quanto ao aumento de seios e glúteos, o que a ciência realmente já comprovou até o momento são os efeitos da pueraria mirifica enquanto um ótimo amenizador de sintomas da TPM e da menopausa como uma espécie de repositor hormonal de estrogênio.

Dentre os efeitos observados, já se sabe que a pueraria mirifica funciona para:

  • Aumentar a libido
  • Combate o calor repentino na menopausa
  • Diminuir o ressecamento vaginal na menopausa
  • Estimular a absorção de cálcio pelo organismo, consequentemente combate a osteoporose;
  • Nutrição de pele;
  • Prevenção da queda de cabelo
  • Rejuvenescimento (devido aos antioxidantes).

A explicação para os efeitos já conhecidos da pueraria mirifica está na sua composição com destaque para a presença de flavonoides, que são compostos químicos presentes em alimentos e apesar de não serem considerados vitaminas têm um alto potencial antioxidante e aumentam as defesas imunológicas do corpo.

Além da ação anti-envelhecimento, os flavonoides já são conhecidos no combate de doenças cardiovasculares e neurológicas, dentre elas Alzheimer e Parkison. Além da pueraria mirifica, os flavonoides também podem ser consumidos em alimentos como frutos vermelhos, frutos secos, chocolate amargo, soja, alho, cebola, espinafre, brócolis, chá verde e chá preto.

Na classe dos flavonoides encontramos a isoflavona que é o principal composto que imita o estrógeno. É a isoflavona encontrada na pueraria mirifica que a eleva ao status de 'complemento hormonal', justamente por essa ação tão parecida com a do estrogênio e todas as suas funções. As mesmas propriedades também são conhecidas pelo consumo da leticina de soja, rica em flavonoides assim como a pueraria mirifica.

Pueraria mirifica, como usar?

Tanto para o consumo em cápsulas, quanto para pueraria mirifica em pomada, o ideal é consultar um médico para que ele avalie a situação e indique o melhor uso. Além disso, é importante saber que a pueraria mirifica é contraindicada para gestantes, lactantes, menores de 18 anos, mulheres que já tiveram câncer ou que têm problema no útero e no ovário e pessoas com hipertiroidismo.

Além de seguir as recomendações de um médico, informe-se com as próprias instruções de uso do produto e também com este artigo sobre como tomar pueraria mirifica.

Não existe uma tabela fixa de preço da pueraria mirifica. Na internet e em lojas de produtos voltados para estéticas os valores do creme e das cápsulas de diferentes marcas podem variar de R$30,00 a R$200,00.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pueraria mirifica engorda? - Efeitos no organismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.