Partilhar

Pular o café da manhã faz mal?

 
Por Sara Viega. Atualizado: 7 novembro 2019
Pular o café da manhã faz mal?

Sempre ouvimos falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, no entanto, agora está na moda fazer esporte em jejum e inclusive tem gente que segue dietas onde o café da manhã nem existe. Este tipo de hábitos alimentares pode chegar a provocar danos na nossa saúde, mas muitas pessoas não sabem disso. Então, pular o café da manhã faz mal ou não? Em umComo vamos dar a resposta.

Também lhe pode interessar: Como ter vontade de comer pela manhã

Assim como um carro, o corpo também precisa de combustível

Quando nos levantamos de manhã estamos sem energia, pois o nosso corpo já está há muitas horas sem ingerir comida. Por isso é preciso "encher o tanque" para alimentar os músculos e para conseguirmos estar de pé durante o dia todo. O mesmo acontece com a nossa energia mental, se não consumirmos um mínimo de alimentos ao levantar, nossa precisão e clareza mental estarão pelo chão por não ter açúcar no sangue. Por isso, pular o café da manhã poderia implicar uma falta de energia para o resto do dia.

Um dos primeiros passos para reduzir a obesidade

Quando ouve conselhos para estar em forma, um dos primeiros que aparecem é o das cinco refeições por dia, sendo o café da manhã a mais importante. Se ao se levantar tomar um bom café da manhã, não chegará ao almoço morrendo de fome nem arrasará com o que tiver à frente, ficará saciado por algumas horas. No fim, consegue um efeito dominó: toma café da manhã, não come entre as refeições e organiza as refeições do dia adequadamente, conseguindo se manter em seu peso. Indo ao outro extremo, indiretamente reduzirá a probabilidade de ter doenças cardiovasculares relacionadas com a obesidade. Por isso, entre os riscos de pular o café da manhã está o primeiro passo para problemas de saúde mais graves, que apesar de nesse momento não existirem, podem chegar a se desenvolver com o tempo.

Pular o café da manhã faz mal? - Um dos primeiros passos para reduzir a obesidade

Para aqueles que estão em guerra contra os carboidratos

Muita gente tem um certo respeito pelos carboidratos, no entanto, ficam loucos. Pois o café da manhã é um bom momento para ingeri-los, na a verdade é mais do que recomendável adicionar uma boa base de carboidratos na primeira hora do dia, pois são uma grande parte da fonte de energia que precisamos. Por exemplo, se gosta do pão mas tenta evitá-lo ao longo do dia, aproveite para fazer algumas torradas no café da manhã, que é uma das opções mais recomendadas e saudáveis. Muitas pessoas se perguntam se pular o café da manhã emagrece e a verdade é que não, pois os carboidratos de manhã são necessários após toda a noite.

Pular o café da manhã faz mal? - Para aqueles que estão em guerra contra os carboidratos

Deve ouvir sempre o seu corpo

Ainda que tomar café da manhã seja uma escolha muito saudável e benéfica, há pessoas que se levantam com náuseas, com o estômago às voltas, e só de pensar em comer algo ficam com vontade de vomitar. Neste caso talvez convenha mais preparar um café da manhã para tomar no meio da manhã, quando se sentir com um pouco de fome. Não é uma questão de forçar o corpo, sempre será melhor esperar algumas horas e tomar algo antes do que se obrigar a tomar café da manhã e vomitar tudo assim que enfiar uma torrada na boca.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pular o café da manhã faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Pular o café da manhã faz mal?

O que lhe pareceu o artigo?

Pular o café da manhã faz mal?
1 de 3
Pular o café da manhã faz mal?

Voltar ao topo da página