Quais alimentos aumentam a pressão arterial

Quais alimentos aumentam a pressão arterial
Imagem: hablemosdesalud.mx

A pressão arterial é a força com que o sangue viaja por nosso corpo. Quando a mesma é muito alta, nossa saúde cardíaca pode ser comprometida, por isso é necessário realizar alguns ajustes na dieta e estilo de vida com a finalidade de garantir nosso bem-estar. Mas se a pressão é muito baixa, nossa saúde também fica comprometida, por isso devemos procurar a forma de regular seus níveis eficientemente. Em ambos os casos é importante ter claro quais alimentos aumentam a tensão arterial para reduzi-los ou acrescentá-los à dieta conforme o caso. Descubra quais são em umComo.

Alimentos que aumentam a tensão arterial: o sal

Uma dieta com excesso de sal é um dos principais responsáveis pela tensão arterial alta, então se você sofre de hipertensão deverá regular ao máximo a ingestão de sal, substituindo-o na dieta, e se sofre de pressão baixa deve incorporá-lo, sempre com moderação às suas refeições.

Alimentos como pickles ou os produtos desidratados também são altos em sal, lembre-se disso.

Alimentos que aumentam a pressão arterial: os embutidos

Os embutidos, especialmente os gordurosos como a linguiça, a salsicha ou presunto, possuem também altos índices de sal, motivo pelo qual influenciam muito nos níveis de pressão arterial.

Se você sofre de pressão alta, reduza ao máximo sua ingestão e opte por produtos sempre baixos em sal, e se tiver pressão baixa, você pode consumir alternativas mais leves como o peru ou o frango, controlando também o consumo de outros embutidos, pois não se esqueça que possuem altos índices de gordura.

Imagem: supermeni.es

Alimentos que aumentam a pressão arterial: bebidas com cafeína

As bebidas ricas em cafeína como o café, o chá ou os refrescos, aumentam a frequência cardíaca, o que afeta a pressão arterial. Seu consumo deve ser moderado em pacientes com problemas de pressão alta. Para quem sofre de pressão baixa, ingerir algumas xícaras de café ao dia ou três de chá verde ou preto, pode ser benéfico.

Alimentos que aumentam a pressão arterial: carnes gordurosas

As carnes com alto conteúdo gorduroso (mais de 10%) também favorecem o aumento da pressão arterial. Apesar disso, inclusive se tiver pressão baixa não se recomenda exceder o consumo deste tipo de alimento, ou poderia correr o risco de sofrer outros problemas de saúde como colesterol e triglicérides altos.

Se tiver hipertensão, escolha sempre as carnes magras.

Imagem: blog.codeconutrilife.com

Alimentos que aumentam a pressão arterial: chocolate

Como as bebidas com cafeína, o chocolate melhora a frequência cardíaca devido ao seu conteúdo de teobromina, motivo pelo qual deve ser evitado ao máximo em pacientes hipertensos e ser acrescentado à dieta dos hipotensos, escolhendo de preferência o de 70% de cacau ou mais, pois possui um baixo conteúdo gorduroso e oferece muitos benefícios ao corpo.

Alimentos que aumentam a pressão arterial: álcool

Um copo de vinho por dia favorece os pacientes com pressão baixa, no entanto no caso dos hipertensos as bebidas alcoólicas devem ser limitadas ao máximo, pois aumentam a pressão do sangue de forma significativa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais alimentos aumentam a pressão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.