Quais alimentos aumentam o colesterol

Quais alimentos aumentam o colesterol
Imagem: sursazilei.ro

O colesterol alto é um dos principais deflagradores de doenças cardíacas, pondo em risco de forma importante a saúde do nosso coração se não for tratado a tempo. Com certeza você já sabe, mas em umComo lembramos novamente: o que você come determina de forma importante seus níveis de colesterol, por isso você deve mudar sua alimentação e seu estilo de vida de forma importante se quiser estar saudável. Tem dúvidas a respeito dos ingredientes que são prejudiciais para você? Nós explicamos quais alimentos aumentam o colesterol para que você os elimine de sua alimentação o quanto antes.

Alimentos fritos

O excesso de óleo e gorduras trans presentes em muitas comidas são deflagradores importantes do aumento do colesterol, afetando, além disso, nosso peso e aumentando o risco de sofrer de outras doenças, como a diabetes.

As frituras, empanados e snacks como as batatas fritas, consumidos com frequência, repercutem de forma importante na saúde do seu coração. Em vez disso é conveniente optar por comidas preparadas no forno, grelhadas ou ao vapor, sempre com pouco azeite.

Substitua os snacks por frutas ou alternativas salgadas mais saudáveis, que, sobretudo, não sejam fritas.

Imagem: saludymedicina.org

Gorduras saturadas

As gorduras saturadas são um inimigo importante de nosso coração e um causador do colesterol alto. Por isso, entre os alimentos que aumentam o colesterol destacam-se de forma importante:

  • Carnes com alto teor de gordura, que devem ser substituídas pelas carnes magras.
  • Embutidos como o chouriço, as salsichas, a morcela, linguiças, patês, entre outros.
  • Manteigas, margarinas e diferentes tipos de óleos, como o de girassol ou milho.
  • Leite integral e derivados como o creme de leite ou os queijos gordurosos.
  • Junk food.
Imagem: nutrify.es

Produtos de padaria, doces, açúcar refinado

O açúcar refinado e os produtos de padaria industrializados, carregados de gordura, são altamente prejudiciais para os pacientes com colesterol alto, mas, além disso, a nível nutricional, não contribuem com nada, por isso é melhor eliminá-los da alimentação.

Neste grupo se destacam:

  • O açúcar refinado.
  • Produtos de padaria industrializados como rosquinhas, croissants, bolos, entre outros.
  • Refrigerantes e sumos industrializados, que possuem uma grande quantidade de açúcar.
Imagem: es.paperblog.com

Segredos para baixar o colesterol

É importante realizar uma mudança profunda na alimentação, além de evitar o sedentarismo praticando atividade física pelo menos três vezes por semana. Em umComo convidamos você a consultar alguns artigos que serão de utilidade para diminuir seus níveis de colesterol e melhorar sua saúde:

  • Como manter o colesterol baixo
  • Verduras boas para baixar o colesterol
  • Os melhores exercícios para reduzir o colesterol

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais alimentos aumentam o colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.