Quais alimentos aumentam os glóbulos brancos

Quais alimentos aumentam os glóbulos brancos

Os glóbulos brancos são os responsáveis por defender nosso organismo contra a presença de bactérias e micro-organismos estranhos que possam pôr em risco nossa saúde, impedindo que as infecções, bactérias e vírus nos afetem de forma grave. Por isso, quando seus níveis reduzem, nosso corpo fica à mercê dos agentes estranhos, motivo pelo qual é importante atender esta situação. Em umComo.com.br explicamos quais alimentos aumentam os glóbulos brancos de forma eficiente.

Por que tenho os glóbulos brancos baixos?

Uma contagem normal de glóbulos brancos deve oscilar entre 4.000 e 11.000 leucócitos, uma quantidade inferior a esse valor indicará uma redução que precisará ser investigada.

O primeiro passo é determinar por que os glóbulos brancos estão baixos; uma infecção bacteriana, um vírus ou condições como a anemia costumam ser os responsáveis, no entanto existem outras condições que podem levar a esta condição. Em nosso artigo quais são as causas da redução de glóbulos brancos você poderá descobrir todas as doenças que conduzem a este quadro.

Quais alimentos aumentam os glóbulos brancos

Manter os leucócitos em um bom nível é fundamental para contar com um sistema imunológico saudável, e para consegui-lo você pode incorporar à sua dieta esta lista de alimentos que aumentam os glóbulos brancos:

  • O zinco é um mineral importante para manter um bom nível de glóbulos brancos, favorecendo a função principal destes organismos: manter-nos livres de organismos estranhos, por isso é importante acrescentá-lo à dieta. Este pode ser encontrado em alimentos como as sementes de girassol, ostras, amendoim, amêndoas, grão-de-bico, a carne vermelha e o fígado.
  • O chocolate preto é outro alimento rico em zinco que pode ser incorporado à dieta para aumentar os glóbulos brancos.
  • Os alimentos probióticos são também imprescindíveis se quiser ter um sistema imune saudável. Entre estes figuram o iogurte, as conservas e o kefir.
  • Os cogumelos, devido ao seu conteúdo de selênio, ajudam os glóbulos brancos a combater infecções de forma eficiente.
  • Os alimentos ricos em vitamina C também são benéficos para manter um sistema imunológico saudável. Este nutriente está presente nas frutas cítricas como morango, laranja ou kiwi, em vegetais de folha verde como espinafre ou brócolis, e em alimentos com betacaroteno como a cenoura e o pimentão vermelho.
  • Também é recomendável acrescentar à dieta alimentos ricos em ômega 3 como salmão, sardinha, atum, ovo ou as frutas secas.

Outras recomendações para aumentar os glóbulos brancos

Consumir certos alimentos pode beneficiar o aumento dos glóbulos brancos, mas também é importante ter em conta outras recomendações:

  • Fazer uma dieta saudável será importante para garantir um sistema imune eficiente.
  • Também é recomendável reduzir o estresse e praticar atividades que ajudem a liberar tensão. A ansiedade e o estresse têm um efeito nocivo sobre nossa saúde, afetando nosso sistema imunológico.
  • Realizar exercício físico pelo menos três vezes por semana será também de utilidade, melhorando a saúde geral e fortalecendo nosso organismo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais alimentos aumentam os glóbulos brancos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.