Reduzir a acidez

Quais alimentos causam azia

Quais alimentos causam azia

Você sofre habitualmente de acidez estomacal? Pode ser que o motivo sejam hábitos alimentares pouco saudáveis que causam refluxo gástrico e, portanto, a sensação de ardor no estômago. É importante conhecer quais são os alimentos que causam azia para saber qual pode ser a causa do seu mal-estar; por isso, neste artigo de umComo mostramos a você os que mais desestabilizam os níveis de ácido no organismo.

Também lhe pode interessar: Azia após comer banana, é normal?

Passos a seguir:

1

As causas da azia podem variar porque este problema pode aparecer de forma eventual ou crônica, dependendo de cada pessoa. No entanto, é verdade que existe uma relação direta entre o que você ingere e o aparecimento de ardores no estômago; isso porque existem alguns alimentos que causam azia por sua própria composição. Aqui passamos uma lista com estes produtos para que decida se deve reduzir o consumo deles em sua dieta:

  • A cafeína que o café contém estimula a produção de ácido no estômago além de contribuir para abrir o esfíncter do esôfago interior; portanto este é um dos alimentos que mais azia produz.
  • O chocolate não é um ingrediente que tenha ácido por si mesmo, mas estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor que, assim como o café, ajuda a relaxar o esfíncter do esôfago permitindo que o ácido penetre e apareça a sensação de ardor estomacal.
  • O álcool é um dos produtos que mais azia provoca. O motivo é que contém substâncias que são difíceis do organismo metabolizar e acabam destruindo a barreira protetora do estômago; também relaxa o esfíncter deixando o caminho livre para que o refluxo apareça.
  • A menta aumenta a produção de ácido estomacal e sua ingestão, tanto em sua forma natural como em chicletes ou doces, pode induzir o aparecimento desta sensação desagradável.
  • O tomate é uma das verduras mais ácidas que existe; por este motivo quando fizer um molho de tomate baixe o ácido com um pouco de açúcar. Tanto em sua forma natural como em ketchup ou em molhos prontos, o tomate é totalmente desaconselhável para as pessoas que normalmente têm azia.
  • O alho e a cebola não contêm muito ácido mas fazem com que, durante a sua digestão, a produção de ácido aumente; isso ocorre principalmente quando são ingeridos crus, pois se estiverem cozidos pode ser que a sensação diminua.
  • Os cítricos (laranjas, limões, toranjas, etc.) são frutas que devem ser evitadas se você normalmente tem azia.
  • Os refrigerantes ou bebidas carbonatadas também são produtos que aumentam a pressão no estômago e, portanto, os níveis de ácido. É importante evitar este tipo de bebida principalmente antes de deitar, caso contrário você pode passar por uma noite muito indigesta.
  • O vinagre também é um tempero muito ácido que contém o chamado ácido acético, um ingrediente que aumenta a acidez do estômago.
  • Os ingredientes picantes como a pimenta chili, pimenta-malagueta, etc. também são produtos que é melhor evitar se sofre de azia de forma constante já que, além de aumentar os níveis de acidez, rompe a barreira protetora do estômago.
  • Os alimentos fritos contêm uma grande quantidade de gordura, que é mais difícil de digerir pelo nosso estômago causando a necessidade de aumento da produção de ácidos gástricos para sua digestão. Por isso, prefira alimentos preparados de maneira saudável como na grelha, assados no forno ou feitos ao vapor para facilitar o trabalho deste órgão.
Quais alimentos causam azia - Passo 1
2

Se sofre de azia de forma habitual é importante que modifique os seus hábitos alimentares considerando a lista que acabamos de lhe mostrar; no entanto, você também pode realizar algumas destas práticas que ajudarão a prevenir o ácido no estômago:

  • Para facilitar a digestão dos alimentos recomenda-se que preste atenção às quantidades que ingere, preferindo pratos mais reduzidos e leves. É importante não encher demais a barriga para facilitar ao nosso estômago o processo digestivo; se comer menos, faça-o de forma mais frequente: assim verá como a sensação de azia é reduzida.
  • Evite deitar logo depois de ter comido porque deitar para fazer a digestão dificulta o trabalho para este órgão. Evite tirar um cochilo depois do almoço e jante pelo menos duas horas antes de ir dormir, assim verá como se sente melhor e aprende a controlar o seu estômago.
  • Também não é recomendável praticar exercício depois de comer porque pode cortar a digestão; o melhor é estar sentado e descansar sem se chegar a deitar. Depois de comer, espere pelo menos 2 horas antes de praticar esporte para se sentir muito melhor.
  • Fumar também é um hábito prejudicial para as pessoas com este problema já que o cigarro aumenta a produção de ácido no estômago.

Além disso também é importante saber como tratar a acidez estomacal, tanto com medicamentos como usando remédios naturais que podem ajudar a diminuir a dor.

Quais alimentos causam azia - Passo 2

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais alimentos causam azia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
CARLOS ROBERTO
gostaria de saber quais os alimentos e frutas que devo comer tipo queijo presunto derivados de leite, fazendo tratamento de ulcera... feijão preto ou outro tipo de feijão posso comer, ovo cozido tbm
Cacau
Se laranjas, limões, toranjas e outras frutas cítricas devem ser evitadas por quem tem azia, por que é recomendado tomar o suco puro do limão para combater a azia?
CARLOS COELHO FRANCO
Se laranjas, limoes, toranjas e outras frutas citricas devem ser evitadas por quem tem azia, por que e' recomendado tomar o suco puro do limao para combater a azia.
Yasmin
Quando citou cigarro, quis dizer somente o industrializado, ou a maconha também pode ser incluída? :/
1 de 3
Quais alimentos causam azia