Partilhar

Quais alimentos evitar durante a gravidez

Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 agosto 2019

Antigamente achava-se que uma grávida comia por duas, e que portanto podia comer à vontade o que bem quisesse. A verdade é que atualmente, graças a muitas investigações, estabelece-se que a partir do momento em que uma mulher está grávida é quando mais deve cuidar de sua alimentação. Agora a ordem é cuidar de sua saúde e a do bebê, por este motivo é importante saber quais os alimentos a evitar durante a gravidez para que ambos estejam em perfeito estado.

Também lhe pode interessar: Como emagrecer durante a gravidez
Passos a seguir:
1

É importante prestar atenção a certos alimentos, pois há investigações que asseguram que algumas infecções como a listeriose ou a toxoplasmose podem ser transmitidas através dos alimentos.

2

A listeriose pode ser evitada, tentando limitar o consumo de alimentos crus. Podemos optar pelos queijos pasteurizados em vez de laticínios de leite cru. Também, é importante dispensar da nossa dieta o pescado cru (seja em forma de sushi ou defumado), ou marisco sem cozinhar ou a carne crua como o carpaccio.

3

Há muitos médicos que asseguram que comer presunto não é prejudicial durante a gravidez, outros asseguram que não é algo bom. O que está claro é que qualquer produto de rotisseria (incluídos os patês ou o foie gras), deveriam ser evitados. Se optamos por comer presunto, é muito melhor que seja embalado a vácuo do que o presunto cortado.

4

Lamentavelmente a fruta também pode ser perigosa e transmitir a bactéria da listeriose. Por este motivo deve-se lavar muito bem as frutas e as verduras antes de prepará-las.

5

A toxoplasmose também é algo que preocupa muitíssimo as futuras mamães. A verdade é que a maioria das pessoas que têm gatos durante sua vida seguramente já passaram por isso. Diante deste medo, podemos sempre fazer um exame de sangue no início da gravidez para ver se somos imunes ou não.

6

Se não somos imunes, devemos tomar as mesmas precauções que tomaríamos face a outras bactérias. Carnes bem cozidas e bem passadas e nada cruas, frutas e verduras muito bem lavadas e muito cuidado ao manter contato com os gatos, o mais recomendável é não limpar suas fezes durante toda a gravidez.

7

Não é conveniente tomar cafeína e outros excitantes, uma vez que trespassam a placenta e podem afetar o feto. Se somos viciados em café, melhor tomar descafeinado durante os próximos 9 meses.

8

Os refrescos também costumam dar uma sensação de inchaço à mãe. Isto é devido à grande quantidade de açúcar que contêm. É melhor não tomá-los ou limitar muitíssimo sua ingestão.

9

Finalmente, nem o excesso de açúcar é bom, já que pode derivar em diabetes gestacional, nem o sal, que pode aumentar a tensão arterial de forma alarmante.

Sugestão: Como se cuidar durante a gravidez

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais alimentos evitar durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais alimentos evitar durante a gravidez

Voltar ao topo da página