Quais as causas da alergia nas mãos

Quais as causas da alergia nas mãos
Imagem: beforeitsnews.com

As suas mãos estão coçando ou apresentam vermelhidão? Saiba identificar quadros de irritação e quais as causas da alergia nas mãos com as informações que o umComo.com.br separou para você.

Causas da alergia nas mãos

São várias as explicações para a alergia nas mãos, que é medicamente chamada de dermatite de contato. A causa principal é o contato da pele com o agente que provoca a irritação, que se trata, na maioria dos casos, de substâncias químicas existentes em produtos como detergentes, sabão e outros para limpeza em geral.

A dermatite de contato quando acomete as mãos costuma ter como sintomas coceira e vermelhidão no local, sendo que a alergia pode ser provocada também por bijuterias, inclusive, anéis e pulseiras com níquel, e tatuagens de hena. Outras substâncias que podem causar a alergia nas mãos são as encontradas em tintas e solventes.

A reação alérgica, normalmente, aparece logo após o contato com a substância que a desencadeia. Porém, os sintomas podem demorar até dois dias após as mãos terem entrado em contato com o agente alergênico. A razão principal para o indivíduo desenvolver a dermatite de contato é a hipersensibilidade a certas substâncias.

Além de sentir coceira e as mãos ficarem vermelhas, é possível que a região que sofreu a reação apresente inchaço e mesmo descamação da pele. O que também varia é a extensão da irritação, que pode ficar apenas em parte da mão, em toda ela ou mesmo se estender para o pulso e braço.

Imagem: nitronewsbrasil.com

Como tratar alergia as mãos

Além de incomodar, os sintomas da alergia nas mãos podem ser ainda mais problemáticos para quem as utiliza no trabalho, como no preparo de alimentos. Por isso, é importante saber qual o melhor tratamento para a dermatite de contato e mesmo quais as formas mais eficientes de evitar novamente a alergia.

Quando a pele estiver irritada, o tratamento mais indicado é fazer uso de pomadas e cremes que sejam calmantes, que vão ajudar a diminuir a coceira. Já quem sofrer de descamação das mãos também deve evitar lavar as mãos muitas vezes por dia. Para todos os casos, recomenda-se o uso de sabonetes neutros. Quando a alergia evolui para uma inflamação é preciso buscar ajuda médica.

O dermatologista é o médico especialista mais indicado para tratar alergia nas mãos, que pode prescrever fármacos tópicos anti-inflamatórios, como os que possuem corticosteroides. Porém, mesmo em casa já é possível começar o tratamento, que consiste em aplicar folhas de malva esmagadas e limpas na área irritada e deixar descansar por 15 minutos. Depois, basta lavar as mãos com água fria.

Também é importante identificar qual o agente causador da dermatite de contato e evitar o contato com a pele. Dependendo da substância, no caso de ser uma que está na composição de produtos, é melhor substituir por outro. É possível ainda usar luvas ao manuseá-lo, no caso de sabões e detergentes. Se a alergia tiver como razão determinadas bijuterias o ideal é não usá-las mais e ao adquirir outras peças certificar-se de que não possui o mesmo agente.

Imagem: mayoclinic.org

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as causas da alergia nas mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.