Partilhar

Quais as causas da dispareunia?

Por Juliana Arreguy. 7 março 2017
Quais as causas da dispareunia?

Existe quem classifique como frescura, mas a forte dor sentida por muitas mulheres durante a relação sexual é real. A dispareunia é muito recorrente e tem diversas causas diferentes - tanto físicas quanto psicológicas. Se você sofre de dispareunia, o umCOMO dedicou o artigo Quais as causas da dispareunia? para te ajudar a identificar a origem da dor. A boa notícia é que existem tratamentos específicos para cada caso!

Também lhe pode interessar: Como tratar dispareunia
Passos a seguir:
1

Uma das causas da dispareunia pode ser a falta de lubrificação do canal vaginal. A lubrificação inadequada pode ter muitos motivos: dificuldade da mulher em relaxar na hora H, problemas relacionados ao organismo, baixa lubrificação natural ou atos apressados sem respeitar o tempo da mulher ficar devidamente lubrificada.

É indicada uma ida ao ginecologista para descobrir o porquê da falta de lubrificação. No entanto, em casos mais simples, é possível tratar a dispareunia com o uso de um lubrificante comprado em farmácia, como a vaselina.

Quais as causas da dispareunia? - Passo 1
Imagem: asurology.com
2

A dispareunia também pode ser provocada pelo hímen hipertrofiado ou hímen complacente. Embora cada mulher tenha um hímen diferente, o hímen complacente é considerado maior e de camada um pouco mais grossa. Por ser mais grosso, é mais difícil de romper e pode gerar muitos traumas à mulher, tornando o acesso ao canal vaginal uma tarefa muito dolorosa e difícil. Nesses casos, é necessário procurar um ginecologista para determinar o próximo passo, mas o mais comum é que o hímen hipertrofiado seja removido cirurgicamente para não danificar nada.

Imagem: fthmb.tqn.com
3

O vaginismo é uma das principais causas da dispareunia em muitas mulheres. Os músculos vaginais se contraem de forma involuntária durante o sexto, fechando o canal, endurecendo o corpo e provocando muita dor nas mulheres. É muito comum que mulheres que sofrem de vaginismo sintam medo de transar – o medo, na verdade, é de sentir dor, não do ato em si. Além de buscar um ginecologista, é recomendável procurar também um terapeuta sexual.

Imagem: medicaldaily.com
4

Se a mulher tiver ferimentos ou machucados no canal vaginal, pode ser que eles sejam algumas das causas da dispareunia. Os motivos para as feridas aparecerem não faltam: sexo sem lubrificação, traumas, estresse e decorrência de doenças. Preste sempre atenção ao seu corpo e procure um ginecologista para avaliar suas feridas e ajudá-la a encontrar um tratamento adequado.

Imagem: womenshealthandenzymes.wordpress.com
5

As infecções podem causar muita dor às relações sexuais. Muitas delas produzem feridas e deixam o canal vaginal irritado. Assim, a mulher fica muito mais sensível e suscetível a sentir dor durante o sexo. Caso tenha uma infecção urinária ou candidíase, procure um ginecologista.

6

O sexo é para ser um ato prazeroso. Se a dor for persistente e nenhum dos itens acima for o seu caso, insista em um terapeuta ou sexólogo. Alguma questão psicológica pode ser a causa da dispareunia. Traumas relacionados a abusos, educação conservadora e dificuldade de relaxar diante do parceiro podem ser alguns dos motivos que inibem a pessoa na hora de transar.

Imagem: motherhoodindia.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as causas da dispareunia?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Em todos os casos de dor um ginecologista deve ser procurado
  • Não menospreze sua dor: insista em exames e procure por um profissional que a respeite e que pesquise a origem da dispareunia

Escrever comentário sobre Quais as causas da dispareunia?

Quais as causas da dispareunia?
Imagem: asurology.com
Imagem: fthmb.tqn.com
Imagem: medicaldaily.com
Imagem: motherhoodindia.com
1 de 6
Quais as causas da dispareunia?

Voltar ao topo da página