Quais as causas da gravidez ectópica

Quais as causas da gravidez ectópica

A gravidez ectópica, este tipo de gravidez pode acontecer a qualquer mulher porém existem mulheres mais propensas a este tipo de gestação, devido a maus hábitos ou doenças. Conforme a mulher vai amadurecendo mais hipóteses elas tem de ter uma gravidez ectópica. O significado de ectópica é " no lugar errado", ou seja a gravidez desenvolve-se fora do útero nas tubas uterinas. Isto pode causar um sério risco para a mulher caso não seja detetado a tempo. Em umComo vamos esclarecer quais as causas da gravidez ectópica e como pode superar uma gravidez ectópica.

 

Gravidez ectópica

A gravidez ectópica nem sempre é fácil de perceber, inicialmente os sintomas podem ser confundidos com uma gravidez normal, tensão mamária, náuseas e fadiga ou então pode ser bastante similar aos sintomas da menstruação, pequenos sangramentos e dores abdominais. Esse sangue numa gravidez ectópica é bem ralinho e escuro. Mas logo você começa a sentir fortes sangramentos e dores abdominais horríveis. Podendo surgir caibras num dos lados da pélvis, tonturas e queda de pressão arterial.

Esta gravidez normalmente ocorro nas trompas de Falópio ou tubas uterinas. A gravidez ectópicanão pode ser desenvolvida, o feto não sobrevive e quanto mais tempo ele estiver nas trompas, maior o risco de ocorrer uma hemorragia fatal para a mãe. Isto acontece porque as trompas não estão preparadas para o desenvolvimento do feto, se elas forem obrigadas a alargar muito, iram romper e daí surgem graves complicações para a gestante.

 

Quais as causas da gravidez ectópica

Se a mulher tiver algum tipo de dano nas trompas de Falópio existe uma grande probabilidade do feto se alojar lá.

As causas mais comuns da gravidez ectópica são o tabagismo, mulheres fumantes têm uma maior probabilidade de desenvolver esta gravidez. Doenças pélvicas que muitas vezes surgem através de uma infeção, decorrência de gravidez ectópica anterior, mulheres que já tiveram este tipo de gravidez têm um maior risco d voltar a ter. O que também pode provocar esta gravidez ectópica são cicatrizes nas trompas devido a intervenções cirúrgicas anteriores. Para além destes factores podem estar envolvidas neste tipo de gravidez anomalias genéticas, fatores hormonais ou problemas congênitos. Mulheres com problemas de fertilidade tende também a desenvolver este tipo de gravidez, mulheres que engravidem com mais de 35 anos, e mulheres que tomaram medicação para aumentar a fertilidade.

 

Como pode superar um gravidez ectópica

A gravidez ectópica costuma ser detetada entre a quarta e a décima semanas de gestação, os sintomas normalmente aparecem duas semanas após um atraso menstrual. Se esta gravidez for identificada desde cedo, pode ser resolvida apenas com um medicamento receitado pelos médicos, que faz com que o corpo absorva o embrião e depois o liberte durante a menstruação. Se a gestação estiver mais evoluída ou surgir o rompimento das trompas terá de ser feita uma cirurgia que em alguns casos contém riscos para a gestante.

Caso você tenha engravidado propositadamente a notícia de uma gravidez ectópica pode ser um choque e um momento duro de ultrapassar, mas tem que ter em mente que a sua vida estava em jogo e não havia nada que pudesse ser feito. Pense que ainda vai ter mais oportunidades de engravidar e tem uma vida pela frente. Deve ser forte e ter sempre pensamento positivo, apoie-se no seu companheiro, na família e nos amigos.

 

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as causas da gravidez ectópica, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.