Quais as causas da parasitose

Quais as causas da parasitose

A parasitose é uma doença infecciosa causada por parasitas como as lombrigas, solitárias ou amebas, portanto não entram nesta classificação as infecções originadas por fungos, bactérias e vírus. Uma parasitose pode ser contraída através de elementos contaminados, fazendo com que seus parasitas grudem em nosso intestino.

Esta doença causa mundialmente um grande número de mortes todos os anos, por isso é preciso aumentar as precauções e ter bons hábitos higiênicos em nossa vida diária para evitar a sua propagação. Para saber quais são as causas da parasitose, leia com atenção este artigo do umComo.

Passos a seguir:
1

A forma de transmissão da parasitose é por contato com elementos infectados, como alimentos que estejam contaminados de parasitas. Comer em locais de rua onde não há uma inspeção sanitária estrita pode ser um risco para a nossa saúde e favorecer a transmissão desta doença, assim como de outras doenças gástricas, por isso não é recomendável.

O ideal é ingerir alimentos em restaurantes ou locais onde saibamos que cuidam das medidas sanitárias, principalmente quando consumimos alimentos crus ou de manipulação delicada como é o caso dos vegetais frescos, o peixe cru, as carnes pouco preparadas, etc.

2

A água contaminada será outra via de transmissão desta doença, por isso é recomendável beber sempre água de garrafa, principalmente quando viajamos, pois desconhecemos de onde procede e qual é o seu sistema de limpeza. O gelo vendido em sacos não é confiável perante o risco de uma parasitose, pois muitas vezes não é elaborado com água filtrada. Não devemos consumir fora de casa se não tivermos a certeza de que cumpre com o regulamento adequado.

3

O solo é muito contaminante e apto para a transmissão de parasitas. Os animais com infecções parasitárias podem defecar em solos cultivados com frutas e verduras que, posteriormente, podem chegar à nossa mesa, fazendo com que corramos o risco de contrair parasitas.

Devemos saber a todo o momento de onde procedem estes alimentos antes de os ingerir, sendo fundamental lavar bem com água e vinagre branco para eliminar qualquer possível organismo infeccioso.

4

Os insetos são um dos maiores portadores de doenças parasitárias, pois a sua picada faz com que esta infecção se propague com rapidez e em muitas pessoas.

Se morar em um meio com uma grande quantidade de insetos, é importante que tome as medidas oportunas para evitar as suas picadas. O uso de telas e repelentes tanto para a casa como para o corpo é imprescindível nestes casos. No nosso artigo como fazer repelente caseiro para insetos oferecemos várias alternativas para combatê-los.

5

As relações sexuais também são uma causa de transmissão de parasitose, pois estamos em contato próximo ao ânus, onde a nossa matéria fecal pode estar infectada e levar ao contágio.

Deve-se proteger sempre com preservativos e ter um cuidado especial com a prática do sexo oral e anal. Em ambos os casos é preciso cuidar da higiene e principalmente evitar o contato de possíveis restos de matéria fecal com outras zonas do corpo, como a área vaginal ou a boca.

6

Os sintomas da parasitose podem ser confundidos com outras doenças de caráter mais leve, por isso temos que prestar atenção à possibilidade de ter contraído parasitas por qualquer via mencionada anteriormente. Os sinais mais habituais desta doença são:

  • Mal-estar geral.
  • Enjoos e náuseas.
  • Diarreia e prisão de ventre ao mesmo tempo.
  • Falta de apetite.
  • Inflamação abdominal.
7

As consequências de uma parasitose podem chegar a ser muito graves, pois os parasitas podem obstruir o nosso intestino ou causar úlceras dolorosas. Às vezes estes fatores levam à morte, pois podem levar a outras complicações como uma falha hepática ou uma lesão cerebral sem cura.

Para evitar esta doença temos que recorrer simplesmente a uma boa higiene das mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro, assim como cozinhar bem as carnes e desinfetar as verduras e frutas que vamos ingerir. Deste modo evitaremos a transmissão de parasitas intestinais que os animais ou outros humanos possam portar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as causas da parasitose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.