Partilhar

Quais as causas de dispneia

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais as causas de dispneia
Imagem: drsshealthcenter.com

São diferentes os motivos que provocam a falta de ar, mas em alguns casos trata-se de uma dificuldade real de oxigenação. Para saber quais as causas de dispneia o umComo.com.br vai explicar melhor esse problema.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dispneia

O que é dispneia

Dispneia é uma dificuldade de respirar, devido à falta de ar, que não está associada necessariamente ao cansaço por esforço físico. A pessoa acometida com o problema sente como se em seus pulmões não existisse ar suficiente para respirar normalmente.

Quem sofre de dispneia pode ainda ter problemas na hora de expirar o ar. Embora muitas vezes possa estar associada com quadros de ansiedade, a falta de ar pode ser resultado da má oxigenação do organismo.

Para entender o que isso significa vale dizer que o ar, depois de acessar as vias aéreas, vai até à traqueia para então atingir os pulmões. Dentro dos órgãos, ocorrem as chamadas trocas gasosas, ou seja, quando o oxigênio que entra se transforma em gás carbônico para sair.

São os glóbulos vermelhos os responsáveis por fazer o oxigênio transitar pelo organismo. A dispneia ocorre quando corpo informa ao cérebro que falta oxigênio para funcionar. O mesmo acontece se os níveis de CO2 estiverem elevados. A partir disso, o organismo aumenta a intensidade e frequência respiratória.

Quais as causas de dispneia - O que é dispneia
Imagem: vivamelhoronline.com

Causas de dispneia

A falta de ar pode ser causada por uma série de motivos. Entre eles, se alguma coisa obstruiu as vias aéreas, devido à aspiração de algum corpo estranho ou problemas respiratórios, e obstrução do fluxo sanguíneo, o que inviabilizaria o oxigênio de chegar aos tecidos.

O coração fraco também pode causar a falta de ar, bem como problema nos pulmões que prejudique as trocas gasosas. Quais as causas de dispneia englobam ainda quadros de anemia grave, pois prejudica o transporte do oxigênio. Hemácias defeituosas também podem desencadear o mesmo problema. Essas situações são motivadas por diferentes doenças e problemas respiratórios. Entre eles, está a asma, pneumonia, tuberculose, bronquite crônica e derrame pleural.

Outras causas são enfisema, hipertensão, edema, hemorragia ou embolia pulmonar, infarto do miocárdio, câncer de pulmão, insuficiência ou arritmia cardíaca, obesidade, traumas, asbestose (causada pela aspiração de pó de amianto) e deformações ósseas no tórax ou coluna.

Tamponamento cardíaco (aumento da pressão no coração), anafilaxia (reação alérgica grave), sepse (tipo de infecção grave) e intoxicações são outros motivos. Durante a gestação também é possível passar pela má oxigenação, resultando em falta de ar.

Estão ainda entre as causas da dispneia a tireotoxicose (excesso de hormônio tireoidiano no sangue), acidose (acidez excessiva do sangue), utilização imprópria de suporte ventilatório e altitude.

Quais as causas de dispneia - Causas de dispneia
Imagem: healthline.com

Como tratar e diagnosticar dispneia

Em alguns casos, como quando o paciente possui doença pulmonar crônica é preciso que seja tratado com oxigênio suplementar periodicamente. Para tanto, pode passar 12 horas ou mais por dia com máscara de oxigênio.

Já para diagnosticar existem sintomas que acompanham a falta de ar, como os sinais derivados do esforço respiratório. Entre eles, está a redução ou crescimento das narinas ao puxar o ar.

Outro exemplo é a perceptível contração dos músculos da barriga e peito ao respirar. Casos graves podem ainda apresentar cianose (nariz, lábios e dedos roxos) e pontas dos dedos alargados (baqueteamento digital).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as causas de dispneia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais as causas de dispneia

Quais as causas de dispneia
Imagem: drsshealthcenter.com
Imagem: vivamelhoronline.com
Imagem: healthline.com
1 de 3
Quais as causas de dispneia

Voltar ao topo da página