Quais as causas do angioedema

Quais as causas do angioedema

Parecido com a urticária, a também chamada vergão e edema angioneurótico, entre outras denominações, pode ser provocada por inúmeras razões. O problema se caracteriza principalmente pelo inchaço ao redor dos lábios e dos olhos. Para ajudar você a saber quais as causas do angioedema confira as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto para o ajudar a descobrir a origem do problema.

Passos a seguir:
1

As causas do angioedema são variadas, incluindo, as reações alérgicas, tanto a alimentos quanto a outras substâncias. Dessa forma, os alimentos que mais facilmente podem desencadear o problema, que se caracteriza pelo inchaço das camadas mais profundas da pele e muitas vezes são confundidos com urticárias, são o leite e seus derivados, peixes, marisco, nozes, amendoim e os ovos, entre outros.

2

A reação alérgica pode acontecer também devido a substâncias como pelos de animais, picada de insetos, látex e pólen. Nesse sentido, existem ainda os fatores ambientais que contribuem para o angioedema, a exemplo da exposição ao frio, ao calor, à água ou à radiação solar, as quais as pessoas também podem desenvolver alergia. Outros motivos ambientais para deixar, principalmente os lábios e os olhos inchados, mas também as mãos, os pés e até mesmo a garganta, são o estresse emocional, atividades físicas e mesmo a pressão feita sobre a pele.

3

Remédios são outros possíveis causadores do problema, sendo que qualquer um deles pode desencadear uma reação alérgica se quem fizer uso deles for sensível a algum dos seus compostos. No entanto, o mais comum é que isso aconteça com o uso de analgésicos e fármacos prescritos para o tratamento dos distúrbios de pressão arterial (inibidores da ECA). Os antibióticos, como a penicilina e a sulfonamidas são outros remédios que podem causar mais facilmente reações alérgicas, além dos anti-inflamatórios não-esteroides.

4

Essas são as causas mais comuns do angioedema, mas pode ocorrer ainda em outras situações. São elas: alguns tipos de câncer, como o linfoma; distúrbios da tireoide; transfusão de sangue; infecções por bactérias ou vírus, como HIV, hepatite, citomegalovírus e vírus de Epstein-Barr; perturbações do sistema imunológico, a exemplos das doenças autoimunes, entre elas, lúpus, leucemia e linfoma; e fatores genéticos.

5

No caso do angioedema hereditário, que é raro, ele acomete pessoas que possuam anomalias relacionadas ao funcionamento e à quantia de algumas proteínas do sangue, as quais têm a função de regular o sistema imunológico. Além disso, vale lembrar quais são os fatores de risco para o problema, sendo eles o fato da pessoa já ter passado por esse problema ou ter tido reações alérgicas, mesmo que de outros tipos, bem como histórico familiar, doenças associadas ao quadro, como as autoimunes, e distúrbios da tireoide.

6

Além do inchaço que aparece de repente na pele, outros sintomas comuns que ajudam a diagnosticar o problema são a coceira no local do edema e dor. Porém, pode haver ainda cólica abdominal e dificuldade para respirar. Quando o quadro está grave o tratamento consiste no uso de medicamentos, como os anti-histamínicos e anti-inflamatórios hormonais (corticosteroides). Além disso, conforme a causa é preciso se afastar do que desencadeia a reação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as causas do angioedema, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.